Por Jonas Taucci
Uma vez mais nos aproximamos do Dia de Ação de Graças, constante no Calendário de Eventos da The Rosicrucian Fellowship.Abaixo, transcrevemos os trabalhos realizados na quinta-feira, 25 de novembro do ano 1982, Dia de Ação de Graças, no Centro Rosacruz de São Paulo:Música como preparação do ambiente. Adágio da 9ª Sinfonia de Beethoven.
*Hino Rosacruz de Abertura. Cantado por todos.
*Hino ao Signo Astrológico de Sagitário: “O Canto do Peregrino”. Cantado por todos.
*Ritual Rosacruz do Serviço Devocional (O Serviço do Templo), oficiado pela irmã probacionista Julia Letaif Sayão do Centro Rosacruz de São Paulo.
*Concentração.
*Leitura – pelo irmão probacionista Reili José Briguentti (Centro Rosacruz de Santo André) - do artigo “Considerações sobre o Ideário Aquariano”, publicado na seção Editorial da revista Serviço Rosacruz (novembro de 1975, abaixo reproduzido) órgão de divulgação dos Ensinamentos Rosacruzes que mensalmente, por décadas, foi publicado pelo Centro Rosacruz de São Paulo.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O IDEÁRIO AQUARIANO
“À medida em que nos aproximemos da Idade Aquariana, o acentuamento de sua influência irá tornar-se algo notório. Os mais evoluídos espiritualmente serão os primeiros, como não poderia ser de outra forma, a responder a seus elevados ideais. Esta Projeção Uraniana será sentida em todos os segmentos da humanidade.
Ao aspirante rosacruz não causa estranheza certas mudanças notadas pelo mundo. Ele, mercê de seus conhecimentos e formação interna, não se choca com certas excentricidades, radicalismos ou exageros, embora não os adote como parte de sua conduta. Sabe que vivemos uma fase de transição e este fator é suscetível de gerar inseguranças e incertezas, contudo procura, serena e conscientemente, manter-se equilibrado: trata-se da forma de agir mais compatível com as Leis Divinas.
Dentro deste novo contexto, o aspirante rosacruz diferencia as legítimas Expressões Uranianas dos produtos efêmeros da conturbação reinante.
Uma das mais notáveis manifestações da Idade Aquariana será o trabalho em equipe ou em grupo. Uma nova mentalidade irá reger os assuntos humanos, enfatizando a necessidade de desenvolvimento do espírito comunitário. Os fatores tomam este rumo devido aos líderes tenderem a desaparecer e paulatinamente, isto acontecerá.
Em lugar da liderança, o brotar dos esforços coletivos, imprimindo uma nova tônica aos agrupamentos humanos.
Contudo, ainda não podemos afirmar que esse ideário seja um consenso; muitos relutam em aceitá-lo e lamentam o estertor da liderança, movidos por um sentimento de inconformismo.
Não podemos voltar ao passado.
Dele devemos conservar apenas o valor educativo das lições. Recordemos a narrativa bíblica da mulher de Ló, que converte-se numa estátua de sal porque olhou para trás, não resistindo à contemplação de Sodoma e Gomorra pela última vez. (Genesis - capítulo 19). Isto personifica cristalização.
Certos condicionamentos emperram a vontade humana no sentido de desbravar o futuro. Há, como dissemos, uma tendência em permanecer num “status quo” (uma cômoda posição de imobilismo) pois os esforços tornam-se geralmente desagradáveis para quem não exercita sua capacidade de adaptar-se a novas circunstâncias.
Esta predisposição é indispensável para quem deseja evoluir conscientemente e isto significa aprender/aplicar este conhecimento. Refere-se a assimilar novos padrões (obviamente construtivos).
O trabalho em grupo ou em equipe denota uma forma superior de aplicação de talentos em torno de um objetivo comum. Exige um redobrado entendimento, pois as responsabilidades são bem divididas (e bem-vindas).
Implica em autossuperação, porquanto as falhas de caráter como o egocentrismo, vaidade, orgulho e inveja, frustram qualquer tentativa de um esforço conjunto.
Compreendemos que nem todos qualificam-se ainda para essa classe de serviço, mas seus princípios merecem ser disseminados, com a finalidade de que seres humanos se conscientizem de seu caráter superior.
Cremos no Ideário Aquariano e sua implantação - ainda que lentamente - junto à humanidade”.
*O irmão probacionista Reili José Briguentti encerrou a leitura referendando a ênfase do trabalho em equipe de diversos Centros Rosacruzes para que o oficiamento do DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, fosse realizado naquele dia.
*Oração Rosacruz.
*Hino Rosacruz de Encerramento. Cantado por todos.
*Admoestações finais do Ritual Rosacruz Devocional (O Serviço do Templo).
A parte musical esteve a cargo da irmã probacionista Clarice Luzio Pereira, do Centro Rosacruz da Penha.
Ainda no Templo, houve a leitura da Oração do Dia de Ação de Graças de Monte Eclésia, pelo irmão probacionista Antonio Pereira (Centro Rosacruz da Penha).
Oração do Dia de Ação de Graças de Monte Eclésia
Pai e Criador de todos nós, abençoai esta associação de aspirantes espirituais e a todos os Centros espalhados pelo mundo.
Vos damos graças pelas satisfações de nossas almas em poder participar dos Ensinamentos Rosacruzes e do privilégio que isto significa.
Vos damos graças por viver neste maravilhoso pedaço de terra;
Vos damos graças por poder viver nesta harmoniosa Fraternidade que une a todos nós para trabalhar na Grande Obra do Senhor;
Vos damos graças pela sublime paz que nos alegra hoje, pela esperança e fé para enfrentar o amanhã, pela saúde que desfrutamos, o trabalho que realizamos, o alimento vegetariano que necessitamos e pelo clima prodigioso e bendito que nos rodeia.
Por nossos amigos e companheiros de todas as partes do mundo.
Conceda-nos Pai – vos rogamos de todo coração – a graça e a fortaleza suficientes para suportar e sermos suportados. Nos dê a alegria e uma mente sempre aberta para perdoar.
Aumentai, Pai Nosso, vos rogamos de todo coração, nossa lealdade e poder amoroso, para amar e perdoar a nossos inimigos e manter firme nossa aspiração e nosso ideal. Que possamos ter a suficiente fortaleza interna para enfrentar os problemas diários.
Conceda-nos Sabedoria para auxiliar, confortar e possuir a habilidade suficiente para responder a todos os pedidos de auxílio que nos chegam.
Vosso é o Reino, o Poder e a Glória
Pelos séculos dos séculos,
Amém
Após isto os presentes, silenciosamente, retiraram-se do Templo.
Na Sala de Visitas, de proporções pequenas, pois a grande reforma para ampliação das dependências do Centro Rosacruz de São Paulo, e construção dos andares superiores dar-se-ia poucos anos depois, João Pinhata (Centro Rosacruz da Lapa) aguardava a todos com bandejas de frutas e chocolates.
O Dia de Ação de Graças - data móvel - foi fixado na quarta quinta-feira do mês de novembro: este dia semanal está sob a regência de Júpiter e o Sol caminha pelo signo astrológico de Sagitário nesta parte do ano, perfazendo um sincronismo estelar maravilhoso, alicerçado numa das palavras básicas de Sagitário/Júpiter: benevolência.
Neste ano de 2025, será celebrado em 27 de novembro. Fervorosamente, vamos nos unir na citada oração nesta data, nos esforçando por vivenciá-la.
O Dia de Ação de Graças, também possui um importante atributo:
Nos informa que o Natal se aproxima.




