28/05/2021

Sugestões para a Saúde

Fragmentos e notas de livros de Max Heindel  

Assim como a água se congela pelas linhas de forças etéricas nela contidas, invisíveis mas presentes durante todo o tempo, e toma formas solidas de vários contornos que chamamos cristais de gelo, assim também o alimento que nós liquidificamos como sangue congela ao longo das linhas etéricas no nosso corpo etérico e toma formas diferentes como epitélio, tecido conjuntivo, cartilagens, ossos, etc. formando-se cada espécie de tecido congruentemente com as linhas etéricas dessa parte particular do corpo.

Os chamados "mortos" são os agentes principais no processo da assimilação. Eles são os construtores, quanto os "vivos" são os destruidores. Os vivos têm mais força para destruir que os mortos para construir, e por essa razão é que a doença se origina.

A missão da Fraternidade Rosacruz é: ensinar as leis da natureza e como viver em harmonia com elas, e ajudar as pessoas a corrigir enganos passados; daí o caráter curativo da nossa obra.

Devido aos médicos terem feito da cura sua profissão e terem estudado o metabolismo do alimento, a ciência da histologia, etc. são particularmente úteis nesse trabalho e aqueles que se juntaram a nós como Probacionistas, são cuidadosamente ensinados pelos Irmãos Maiores a tratar seus pacientes durante a noite, quando ambos, paciente e médicos, estão fora dos seus corpos. Os Probacionistas leigos em medicina são entregues como assistentes aos médicos, variando seu número de acordo com as circunstâncias.

A Lua é o corpo celeste que faz com que tudo aconteça; embora os acontecimentos sejam mostrados pelos outros planetas, tais acontecimentos não se realizam enquanto a Lua não os provocar.

Há, dentro do corpo humano, um fluxo e um refluxo, uma maré, assim como há no mundo exterior. Há períodos críticos em certas doenças, que podem ser previstas com segurança pela Lua e por isso, é muito importante que todos conheçam a enorme influência desse satélite.

Há uma força cósmica que culmina por ocasião da Lua Nova e outra, quando a Lua está Cheia. Tudo o que se inicia desde a Lua Nova até a Lua Cheia, aumenta em intensidade e afinal culmina quando a Lua estiver Cheia. Este período marca o fluxo de vida que vem do Sol e que é refletido para nós pela Lua. Esta força é um grande auxiliar na recomposição do corpo e para conservá-lo em estado saudável. Da Lua Cheia até a Lua Nova, esta grande força-luz torna-se cada vez mais escura e tudo o que é iniciado nesse período tende a definhar e morrer gradualmente.

Sabendo que a lua tem essa influência, conforme aumente ou diminua em luz, concluímos que este fator deve ser levado em consideração quando aplicamos algum tratamento.

Todos os tratamentos, como os remédios, podem ser classificados em duas classes gerais: estimulantes e sedativos. A primeira classe tem efeito melhor e é melhor aplicada durante o aumento de luz de Lua, e a outra classe é melhor empregada durante o período de diminuição da luz da Lua.

A regra geral é: Desde a Lua Nova até a Lua Cheia os estimulantes produzem mais efeito e os sedativos menos. Diminua a dose de estimulantes e aumente a dos sedativos · A única exceção a esta regra é quando a Lua Crescente se aproxima a uma conjunção com Saturno. Nesse caso, dê doses maiores de estimulantes e menores doses de sedativos.

Quando a Lua Crescente se aproxima a uma conjunção com Marte e Mercúrio, os estimulantes têm seu máximo efeito e os sedativos o mínimo.

Quando a Lua Crescente está em bom aspecto com Júpiter e Vênus, os estimulantes cardíacos produzem seu efeito mais duradouro. A palpitação é tratada com melhores resultados quando a Lua está decrescendo e faz aspectos favoráveis com os planetas citados por último. Aplique estimulantes cardíacos com muita cautela quando os aspectos da Lua para com esses planetas sejam desfavoráveis, especialmente em Lua Nova. Os anestésicos também, nessas ocasiões, poderão produzir resultados fatais. Se inibimos o nervo pneumogástrico em certa medida aquietamos a ação do coração e assim estamos aplicando o que em medicina chama-se um sedativo. A manipulação desse nervo de modo a estimular sua ação tem valor similar ou equivalente à aplicação de um estimulante medicinal.

Traduzido da Rays from the Rose Cross e publcado "Serviço Rosacruz", novembro, 1985

15/05/2021

O Fator Destino na Enfermidade


Para termos uma justa compreensão de como o fator destino se insinua na nossa saúde e na nossa recuperação, é preciso que, em primeiro lugar, compreendamos que nosso destino nós mesmos o criamos. Desde que os nossos longínquos ancestrais, os Semitas Originais, foram dotados do livre arbítrio, vivemos continuamente pondo em ação forças que elaboraram as nossas condições presentes. Assim, nós mesmos fomos os criadores da nossa atual situação.

A Astrologia é frequentemente mal interpretada por aqueles que afirmam serem as aflições (em particular as de Saturno), no mapa natal, indicadora de sofrimentos inevitáveis. Apesar da maioria atuar de acordo com o que indicam os seus astros, é, porém, verdade que "os astros impelem mas não compelem". A pessoa espiritualmente desperta, que se esforça por mudar seus hábitos mentais e emocionais para que se harmonizem com as Leis de Deus, começa a governar as suas estrelas e, consequentemente, torna-se senhor do seu próprio destino. Destarte, o destino prova ser um fator de recuperação, e assim o é até onde nós o deixamos ser.

Cada um de nós é um ser divino possuindo, em potencial, todos os poderes do nosso Criador, Deus, e pode, por um adequado desenvolvimento dos mesmos, progredir àquelas alturas espirituais somente limitadas pelo nosso poder. A consecução requer um esforço persistente numa autoeducação, pois, enquanto a maioria consentir em ser governada pelos seus desejos, estará sujeita a enfermidades várias.

Todavia, o poder do Espírito é ilimitado, e segundo o "quantum" da harmonia que criamos com esse poder, vivendo de acordo com as imutáveis leis do amor, da unidade, do serviço, etc. assim, livramo-nos das cristalizações, dos aborreci­mentos, ressentimentos, desconfianças, etc., e fazemos possível o gozo de uma verdadeira saúde.

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui

08/05/2021

A Observação Como Um Fator Na Cura

Para todos aqueles que estão interessados ​​em melhorar e manter a saúde, bem como fazer progresso espiritual, é de primordial importância formar o hábito da observação cuidadosa e precisa. A razão para isso está no fato de que o bem-estar do corpo físico é definitivamente afetado pelo grau em que as imagens da mente consciente coincidem com os registros da mente subconsciente.

A memória ou mente subconsciente é feita pelo ar que inspiramos, levando registros de cada pensamento e emoção que sentimos para os pulmões e, daí, para o sangue e os átomos negativos do corpo vital. A menos que observemos as imagens e sons ao nosso redor com precisão, as imagens na mente consciente não coincidem com os registros subconscientes automáticos, e o ritmo do corpo denso é perturbado em proporção à imprecisão de nossa observação.

Durante o sono, o Ego e a mente, revestidos do corpo de desejos, saem do corpo vital e do corpo denso, os dois últimos permanecendo na cama, enquanto os veículos superiores pairam acima ou perto do corpo adormecido. À medida que as harmonias do Mundo do Desejo permeiam o corpo de desejos, a sabedoria e a verdade substituem o erro. O corpo de desejos recupera seu ritmo e tônus, o tempo necessário para restaurá-lo varia de acordo com o quão ilusória, impulsiva e extenuante foi a vida durante o dia.

Assim, nossas atividades durante o sono restauram parcialmente a harmonia. Mas, as conflitantes vibrações de dia após dia e de ano após ano constituem uma das causas que geralmente endurecem e destroem nosso organismo até que ele se torna impróprio para o uso do Espírito e deve ser abandonado para dar ao Espírito outra oportunidade para crescimento em um corpo novo e melhor. À medida que aprendermos a observar com precisão, ganharemos em saúde e longevidade, e precisaremos de menos descanso e sono.
QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross". Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". Se você quer divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este, aqui

02/05/2021

A Luz Libertadora

 por Gilberto Silos
Existe por parte de alguns teólogos e filósofos a pretensão de definir Deus como se fosse possível definir o indefinível. E nessa vã tentativa passam a antropomorfizar a Divindade, isto é, o homem acaba por criá-La à sua imagem e semelhança. Esse Deus antropomórfico constitui uma herança do antigo judaísmo. Tem características humanas. É irascível ou misericordioso, dependendo das circunstâncias. Ele falava com Moisés e os profetas. A respeito de Jó, polemizava com Satanás.

O apóstolo João referiu-se metaforicamente à Divindade quando afirmou que “Deus é Luz". Luz é uma manifestação de Deus ou é Deus em manifestação, porquanto d’Ele só podemos dizer que se manifesta.

Moisés apascentava o rebanho de seu sogro Jetro na quietude e escuridão do deserto de Midiã. Ao perceber uma luz no topo da montanha, para lá se dirigiu. E na sarça, ardente, teve o seu primeiro encontro com Jeová que o incumbiu de uma missão libertadora. Quando os hebreus vagavam pelo deserto em busca da Terra Prometida, o Senhor ia adiante deles, à noite, numa coluna de fogo, eliminando-lhes o caminho.

Paulo dirigia-se a Damasco com a incumbência de aprisionar os cristãos que ali viviam. Às portas da cidade um resplendor de luz cegou-o temporariamente, mudando, a partir daquele momento, não só a sua missão, como também radicalmente todo o rumo da sua vida.

“Deixai que brilhe vossa luz", recomendou Cristo. Essas palavras pressupõem existiria da luz no íntimo do ser humano, ou que o homem é potencial ou intrinsicamente iluminado. Max Heindel afirmou na carta de n°8 do livro "Cartas aos Estudantes" que “à visão espiritual cada ser humano aparece como um halo de luz, de colorido variado, segundo o temperamento, e de maior ou menor resplendor em proporção a natureza do caráter”.

Deixar que a nossa luz brilhe é ensejar a manifestação do Eu divino em nós, com o espirito predominando sobre a personalidade. João Batista (a personalidade) assim se expressou sobre o Cristo (o espirito): É preciso que eu diminua e que Ele cresça. Por todos os exemplos já citados entende-se que a luz é uma manifestação libertadora. Eis porque ela é um símbolo de Deus, o indefinível.


Ser Corajoso (e a Saúde)

A atitude otimista e corajosa é essencial à conservação da própria saúde, como também para se poder auxiliar aqueles que se encontram enfermos. Esta afirmação tem fundamento científico, mas somente pela filosofia oculta é que temos a prova cabal.

"A energia solar flui continuamente para dentro do nosso corpo através do baço, órgão especializado na função de atrair e especializar esse éter universal. No plexo solar esse éter transforma-se num fluído de cor rosa, atravessando o sistema nervoso todo. Por meio dele os músculos são movimentados e os órgãos executam as suas funções vitais. Quanto melhor se encontra o nosso estado de saúde tanto maior é a qualidade desse fluído solar que somos capazes de absorver. Entretanto, do absorvido, somente uma parte é utilizada, e o excesso é irradiado do corpo seguindo direções retilíneas. Devido a essas correntes invisíveis de força os germes de enfermidade não conseguem penetrar em nós, e os micro-organismos que os conseguem, associados aos nossos alimentos, são expelidos logo em seguida. Não obstante isto, ao emitirmos pensamentos de medo, aborrecimento ou de ira, o baço se fecha cessando então de especializar o fluido em quantidade necessária. Então as linhas de força se encurvam, dando acesso fácil aos organismos deletérios, que transformam os tecidos em seu pasto, originando assim a enfermidade".

Além disso, "os pensamentos de medo e de ódio tomam forma, e no decorrer do tempo se cristalizam naquilo que conhecemos como bacilos. De modo especial, os bacilos de enfermidades infecciosas são a incorporação do medo, da tristeza e do ódio, portanto são vencidos pela força oposta: a coragem, o amor, a alegria.

Quando nos aproximamos de uma pessoa contaminada com uma enfermidade contagiosa medrosos e trêmulos, é certo que dirigimos contra nós mesmos os venenosos micróbios portadores da morte. Se.de outro modo, dela nos aproximarmos plenamente livres de medo, escaparemos da infecção, particularmente se formos levados por amor".

 QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross". Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". 
Se você quer divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui

01/05/2021

O Espírito Crístico e a Panaceia

Do livro: CARTAS AOS ESTUDANTES - carta 21

O Conceito Rosacruz dos Cosmos relata como desde Noé até Cristo, sob o regime de Jeová, o egoísmo arraigou-se no seio da humanidade. Ao homem foi dito: "Os Céus. são do Senhor, e a terra foi dada aos filhos dos homens." Assim, o homem viu-se in­clinado à busca de posses materiais, perdendo todo o sentido dos gloriosos tesouros, frutos do sacrifício próprio. Consequentemente, sua vida espiritual tornou-se cada vez mais estéril, seu progresso anímico decaiu, e não fora um novo impulso teria fenecido com­pletamente. Então, o Espírito Cósmico de Cristo, "O REDENTOR", iniciou seu trabalho benfazejo, 'logrando aces­so à terra mediante o sangue de Jesus, vertido no Gólgota. 


Presentemente, o Espírito de Cristo encontra-se tra­balhando desde o interior de nosso globo para atenuar sua cristalização. Uma enorme infusão espiritual fez-se sentir no Gólgota, a ponto daquela in­tensidade de luz cegar as pessoas mo­mentaneamente. Desde então, o prin­cípio do altruísmo começou a manifes­tar-se na raça humana. Paulatinamen­te, vamos deixando de lado nosso in­teresse puramente pessoal, acumulan­do tesouros espirituais mediante nosso labor em benefício do próximo. A vinda de Cristo livrou uma parte da humanidade de ser segregada a outra lua. Disto fomos salvos graça ao sacrifício do Espírito Cósmico de Cristo. Tal sacrifício não significa Sua morte, segundo se entende vul­garmente, mas a penetração de uma vida superior na terra permitindo-nos viver mais abundantemente no espí­rito.


Nesta vinda de Cristo à terra, observamos uma analogia entre ela e a administração da Panaceia Espiri­tual, de acordo com o axioma "COMO É NO MACROCOSMOS, TAM­BÉM É NO MICROCOSMOS". Em cada célula do corpo humano existe uma vida separada (da célula). Mas, acima de tudo isto encontra-se o Ego, dirigindo e governando todo o conjunto celular, de forma a man­ter sua harmonia. Durante certas en­fermidades de duração muito prolon­gada, o Ego se concentra demasiada­mente sobre a moléstia, interrompen­do sua missão de vivificar plenamen­te as células. Isto cria uma espécie de inação mental tornando em muitas circunstâncias impossível eliminar a enfermidade, reencetando as atividades celulares. 


Esta revitalização celular é trabalho da Panaceia Espiritual. Assim como a admissão do Cristo à Terra dissipou a tendência criada pela lei inexorável pendente sobre a huma­nidade como um "pano mortuário", assim também, quando se aplica a Panaceia, a vida de Cristo nela contida, infiltrando-se em cada célula do pa­ciente, devolve-lhe a vida e saúde, imprimindo-lhe novo ritmo. Que 'Deus nos dê o privilégio de fazer chegar essa bênção até a humanidade enfer­ma.


QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esta carta também faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui