31/12/2021

DATAS DE CURA 2022

ANO 2023 VEJA AQUI 

Para realização do Ritual Devocional do Serviço de Cura

Datas de Cura conforme determinadas pela The Rosicrucian Fellowship
O Ritual do Serviço de Cura da Fraternidade Rosacruz, conforme indicações de Max Heindel é realizado sempre às 18:30 nos dias em que a Lua se encontra em um signo cardeal.  Saiba mais eRituais Solares e Lunares
Junte-se a nós no Ritual do Serviço de Cura. Aqui o link para baixar uma cópia do Ritual em PDF

A cura espiritual consiste em aumentar as vibrações dos vários veículos de uma pessoa a tal ponto que toda a cristalização seja interrompida e esses veículos se tomem capazes de desempenhar suas funções de maneira apropriada. Há vários métodos de se conseguir isso. O contato com uma pessoa altamente espiritualizada, por exemplo, é um deles, visto que essa pessoa pede agir como um canal para as forças espirituais superiores que são introduzidas no organismo do paciente. O método Rosacruz é exercido através dos Auxiliares Invisíveis que trabalham nos planos invisíveis e manipulam os veículos mais sutis do paciente, dirigindo a ele a força de cura, conforme pedido.

A oração, acrescentada a um intenso sentimento e desejo de cura, entra em contato com a força de Cristo no Mundo do Espírito de Vida e atrai essa força para a cura da mente e do corpo.

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

 ARTIGOS SOBRE SAÚDE E CURA:  aqui
Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos.

25/12/2021

Sobre a Lição Mensal do Estudante

SEDE MUNDIAL - OCEANSIDE 

Por Jonas Taucci

Após concluir o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz - ministrado por um Centro Autorizado ou pela Sede Mundial (Oceanside) – o estudante qualifica-se como membro e passa a receber bimensalmente (houve tempo que era mensal), a LIÇÃO MENSAL DO ESTUDANTE da The Rosicrucian Fellowship.

Trata-se de um texto – sem perguntas a serem respondidas - onde são abordados vários assuntos referentes aos ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL; astrologia, música, épocas, períodos e revoluções, vegetarianismo, bíblia, cristianismo esotérico, Lei da causa e efeito etc.

Após um período de aproximadamente dois anos, pode pedir ingresso para tornar-se um probacionista, recebendo lições concernentes a este grau, sendo estas única e exclusivamente direcionadas a probacionistas e que não devem ser divulgadas publicamente.

O mesmo não ocorre com a LIÇÃO MENSAL DO ESTUDANTE.

As mesmas - durante décadas - foram utilizadas em palestras públicas no Centros Rosacruzes de São Paulo e Santo André, também sendo publicadas na revista Serviço Rosacruz, à exemplo do que ocorreu ao longo dos anos na revista de nossa Sede Mundial (Oceanside), Rays from the Rose Cross e atualmente estão em diversos sites pelo mundo.

A veracidade de divulgar estas LIÇÕES em palestras, artigos, revista, etc. pode ser encontrada nos dizeres abaixo da LIÇÃO MENSAL DO ESTUDANTE de setembro, ano 1.965: O Som e os Éteres – Parte IX – A Ciência e a Ordem Rosacruz:

“A Fraternidade Rosacruz incentiva aos seus estudantes a realizar seu próprio trabalho: ler, estudar, investigar, raciocinar as leis da vida e da matéria; UTILIZAR o conhecimento e permitir que outros façam o mesmo. As lições enviadas aos estudantes não são secretas, mas o estudante deve usar o discernimento para as compartilhar com os que não são estudantes, mostrando-as a quem sabe apreciá-las”.

Reiterando, estas LIÇÕES foram divulgadas em púlpitos de Centros Rosacruzes por décadas, em revistas idôneas por longo tempo, e atualmente neste blogue e sites; tudo isto - como diz a LIÇÃO acima – para os que apreciam os Ensinamentos da Fraternidade Rosacruz.

O discernimento (foi e) está sendo exercitado.

Quando comecei (já probacionista, pois era um requisito) a ministrar palestras em Centros Rosacruzes (Santo André, São Paulo e Penha), antigos probacionistas me presentearam com estas LIÇÕES, para servirem de temas a serem desenvolvidos em palestras. Minha gratidão sempre foi imensa por isto; aqueles probacionistas incentivavam, demonstravam felicidade por novos e fiéis divulgadores aparecerem, numa irmanação visível (e perfeitamente sentida) entre os diversos Centros Rosacruzes.

O resultado foi que tenho (em espanhol) várias delas (1.957 a 1.980).

Em consonância com o que nossa Sede Mundial (Oceanside) informa na LIÇÃO acima, estou – PARA QUEM APRECIA OS ENSINAMENTOS ROSACRUZES – disponibilizando-as; evidente que gratuitamente e via Correio (físico), a quem me solicitar no meu e-mail abaixo, com nome e endereço completo.

jonastaucci9@gmail.com 

Apenas solicito: - Que as mesmas não fiquem “adormecidas” em alguma gaveta, estante ou prateleira, mas possam ser traduzidas para outros idiomas e divulgadas – gratuitamente - em veículos idôneos. Que se mantenha a fonte, o crédito de pertencerem à THE ROSICRUCIAN FELLOWSHIP, fundada por Max Heindel.


“...mas o que tenho,
isso te dou...”

(Atos dos Apóstolos 03:06)


24/12/2021

A LENDA DAS TRÊS ÁRVORES

Autor Desconhecido
Esta história (que a mim chegou através do irmão Jacques Bica), por sua suavidade e ternura,  serve para uma agradável  leitura (para crianças e adultos) no dia de Natal ou para uma reflexão no nosso Natal de cada dia.

Cuidemos de nossos desejos e ações pois assim como as árvores da história poucos de nós sabemos onde melhor seremos úteis para a humanidade.  Feliz Natal a todos. Vamos a história!

Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira, olhando as estrelas disse:
"Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros."

A segunda, olhando o riacho suspirou:
"Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas."

A terceira olhou para o vale e disse:
"Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus."

Muitos anos se passaram e, certo dia, três lenhadores cortaram as árvores.

Todas três ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas, os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos... Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho de animais, coberto de feno.

A segunda, virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.

A terceira, foi cortada em grossas vigas e colocada num depósito.

Então, todas perguntaram desiludidas e tristes:

- Por que isto?

Mas, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore acabou transportando um homem que terminou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse "PAZ !". E num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra!

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas, no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de DEUS e de seu FILHO ao olharem para ela.

As árvores haviam tido sonhos e desejos... mas sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado.

Portanto, nunca deixe de acreditar em seus sonhos, mesmo que aparentemente eles sejam impossíveis de se realizar.

Mais sobre o Natal (veja aqui)

12/12/2021

AS REDES SOCIAIS

 O COMPARTILHAMENTO 

O NATAL

Adoração dos Pastores – Pintura do italiano Guido Reni (1.575-1.642)

por Jonas Taucci(*)

Muitas pessoas compartilham dados nas redes sociais como fotos, áudios, vídeos, mensagens etc.

O artigo abaixo, refere-se ao maior e mais abrangente compartilhamento já realizado na Terra, em todos os tempos.
* * * * * * * * *
A importância do Natal reside no fato de que o Raio do Cristo chega ao centro de nosso planeta – anualmente - distribuindo sua intensidade de amor a todas as ondas de vida da Terra. O desejo de compartilharmos presentes, visitas, simpatias, palavras ternas, felicitações etc. nesta época do ano para com nossos semelhantes não é uma casualidade, mas sim a ressonância desta visita do Cristo.

Ao aspirante rosacruz, o trabalho que há de ser realizado - na busca do nascimento de seu Cristo-Interno - consiste em esforçar-se por vivenciar estas Emanações Natalinas todos os dias do ano, e não apenas termos conhecimento literário ou oral sobre o assunto: fora disto, estaremos tentando encaixar quadrados em círculos.

Os Ideais Crísticos são a última palavra no que se refere a nossa atual evolução; altíssimas pérolas de sabedoria que requer do aspirante rosacruz um leque de compartilhamento para com seus semelhantes para que se consume uma “Celebração Natalina Interna”. A disponibilização de tempo para com os necessitados - contudo – é a mais importante. Todos nós possuímos, por mais simples que possam ser, condições onde podemos amenizar as agruras de nossos irmãos: mesmo palavras de amizade, pois há uma profunda identificação entre o Natal e a tríade:
Geralmente concebemos auxílio como gigantescas obras faraônicas em favor dos outros. Ainda que isto seja louvável, se não compartilhamos um litro de leite, um remédio ou uma visita a desassistidos, como imaginar grandes tarefas?

Ficarmos. - apenas - debruçados em livros, artigos, áudios, vídeos, conferências, “lives” etc. não nos levará a lugar algum no que tange a evolução espiritual.

A renúncia de compartilharmos algo com nossos semelhantes origina-se unicamente em uma clara forma de egoísmo e apego à materialidade.

O maior exemplo de compartilhamento que a humanidade possa conceber, nos chega de Cristo, onde por volta de 21 de setembro (Sol ingressando em Libra) toca a atmosfera de nosso planeta iniciando sua vista anual, que terminará por volta de 21 de março do ano seguinte (Sol ingressando no signo de Áries).

A culminação deste seu sacro compartilhamento de serviço abnegado à humanidade alcança seu ápice na noite mais santa do ano: a noite de Natal (Sol em Capricórnio). Durante estes meses, Cristo reside em nosso planeta compartilhando sua estadia de amor para com todas as ondas de vida que aqui evolucionam.

Que compartilhamento maior existe?
Ainda que microcosmicamente e dentro de nossas limitações, devemos imitá-lo; doar nosso tempo, posses materiais e palavras amigas aos nossos semelhantes, sermos solidários para com eles, em momentos de alegrias e também de tristezas. Concentremos nossos esforços nesta Santa Estação do Natal para que isto se torne uma realidade em nossas vidas, e não apenas em informações esotéricas.

* Texto baseado na Lição Mensal do Estudante, de nossa Sede Mundial (Oceanside) dezembro ano 1.972, intitulada “O compartilhamento e o espírito de Natal”, lida por ocasião da Celebração Natalina informada na foto acima, “datilografada” e distribuída a todos os presentes.
* * * * * * * *
Por orientação de nossa Sede Mundial (Oceanside), oficiemos neste mês de dezembro:

-RITUAL ROSACRUZ DE DEZEMBRO no dia 20. (baixe aqui)

-RITUAL ROSACRUZ DE NATAL, a “zero” hora do dia 25, em não havendo possibilidade de oficiá-lo neste horário, concilie um horário próximo anterior ou posterior. (baixe aqui)

SUGESTÕES PARA LEITURA


Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XV - Cristo e sua Missão – A Estrela de Belém. Max Heindel (veja aqui)
Carta aos Estudantes Nº 73 – Dezembro de 1.916 - Inventário espiritual durante a Estação Santa. Max Heindel. (veja aqui)
Interpretação Mística do NatalMax Heindel (veja aqui)
Iniciação Antiga e Moderna – Parte II – A Iniciação Mística Cristã – Capítulo I – A Imaculada Concepção – Max Heindel. (veja aqui)
Cristianismo Rosacruz – Conferência XVI – A Estrela de Belém - Um fato Místico - Max Heindel. (veja aqui)
Estudos de Astrologia – Volume 5 – Dádivas de presentes – Elman Bacher. (veja aqui)
Histórias da Era Aquariana para crianças – Volume II – O Pequeno Príncipe – (uma história natalina) Florence Barr. (veja aqui)
Filme – Jesus de Nazaré Diretor Franco Zeffirelli - parte referente ao nascimento de Jesus, inclusive a cena onde os três Reis Magos observam uma Carta Natal (horóscopo) para orientarem-se sobre o nascimento de Jesus.
Música – “Jesus, a Alegria dos Homens – Johann Sebastian Bach.

VEJA AQUI MAIS TEXTOS SOBRE NATAL

06/12/2021

DOENÇA E PECADO

Se nos aventurarmos afirmar que a doença é o resultado do pecado, corremos grande risco de sermos mal interpretados. Por outro lado, poucos negarão que a ciência admite hoje a existência de uma inteligência superior que governa e orienta o universo. Admite ainda que existem certas leis imutáveis necessárias para preservar a ordem em todos os lugares, desde o menor até a menor parcela de vida, afirmando, além disso, que toda a vida está sob o domínio dessas leis.

Geralmente, constatamos essas leis imutáveis do universo através de experiências dolorosas. Por exemplo, se cairmos de um lugar alto, não há como caminharmos no ar, “pecamos” contra a lei da gravidade e receberemos lesões mais ou menos graves ao entrar em contato com a Terra.

Novamente, se permitimos que nosso corpo físico entre em contato com o fogo, destruiremos esse corpo por causa da rapidez da vibração das correntes etéreas das chamas, que são muito superiores às nossas. Então, novamente “pecamos” contra uma lei.

Assim vemos que contra as leis bem definidas da natureza, ninguém erra deliberadamente, pois, já aprendemos sobre a existência delas através de infelizes experiências- nossas ou dos que nos cercam.

O perigo está em cometermos aqueles “pecados” onde não podemos facilmente detectar a penalidade envolvida e da qual obtemos uma certa satisfação prazerosa. Um bom exemplo é o excesso de indulgência do apetite à mesa, ou à excessiva tolerância à nossa natureza inferior de modo destrutivo. Mas, infelizmente, "Embora os moinhos dos deuses moam lentamente, eles moem extremamente bem". A balança de Justiça deve equilibrar-se. Daqui resulta que toda transgressão certamente trará sua recompensa justa nesta vida, ou em outra. Mas isso não deve nos desencorajar, pois nós crescemos no entendimento através de nossos erros e, uma vez que aprendemos nossa lição, o conhecimento é nosso para sempre. Deus, ou Natureza, não está interessado em vingar-se ou nos punir, mas o equilíbrio sempre deve ser alcançado e preservado em todas as coisas. 

Felizmente, também é verdade que quando nossa lição dolorosa for aprendida, e nossa atenção atraída para as leis de Deus, estaremos então caminho da saúde e harmonia.
Traduzido da "Rays from the Rose Cross" , junho 1988

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui

02/11/2021

A GRANDE VIRTUDE

Por Jonas Taucci (*)


Faz algum tempo, intensificou-se o hábito de dizer “GRATIDÃO” quando recebemos algum favor, juntamente com as duas mãos juntas em forma de coração.

Esta grande virtude é um traço de sentimento que o aspirante rosacruz deve cultivar - e vivenciar – se deseja avançar na evolução. A verdadeira gratidão é encontrada em pessoas de certa maturidade espiritual, nunca em almas jovens. Um coração agradecido representa a maior de todas as virtudes, sendo a mãe de todas as demais.

Nossos pensamentos, palavras e ações deveriam ser comparadas a uma sonora melodia de um coração agradecido pela vida. Ao meditarmos sobre o mais profundo significado do agradecimento, encontramos a sincera expressão do impulso interno do homem pelo reconhecimento da FONTE DIVINA na qual a humanidade teve a sua origem.

A gratidão é a mais bela flor que brota de uma alma; a essência do ser humano não conhece nenhuma outra à sua altura.
Esta virtude produz um embelezamento interno e devido a sua importância, a Fraternidade Rosacruz reserva em suas atividades anuais, uma data (Dia de Ação de Graças), para que os aspirantes rosacruzes no mundo todo possam irmanar-se numa belíssima oração.

O Dia de Ações de Graças, reveste-se de marcantes conotações astrológicas:

- É observado na 4ª quinta-feira (dia semanal regido por Júpiter, regente de Sagitário) do mês de novembro, estando o Sol transitando pelo signo astrológico deste signo zodiacal. A gratidão sincera – a Deus, uma pessoa ou situação - proporciona um tipo e “dilatação” de consciência (Júpiter é o maior dos planetas do Sistema Solar).

Ao cultivarmos um coração agradecido, devemos nos lembrar de que nossas provas e dificuldades são bênçãos, por elas também devemos agradecer, pois exercitam nosso caminho na direção do nascimento de nosso CRISTO-INTERNO.
Pai e Criador de todos nós, abençoai esta associação de aspirantes espirituais e a todos nossos Centros espalhados pelo mundo.

Vos damos graças pelas satisfações de nossas almas em poder participar dos Ensinamentos Rosacruzes e do privilégio que isto significa.

Vos damos graças por viver neste maravilhoso pedaço de terra;
vos damos graças de poder viver nesta harmoniosa Fraternidade que une a nós todos para trabalhar na grande obra do Senhor.

Vos damos graças pela sublime paz que nos alegra hoje, pela esperança e fé para enfrentar o amanhã, pela saúde que desfrutamos, o trabalho que realizamos, o alimento vegetariano que necessitamos e pelo clima prodigioso e bendito que nos rodeia.

Por nossos amigos e companheiros de todas as partes do mundo.
Conceda-nos Pai, - vos rogamos de todo coração – a graça e a fortaleza suficientes para suportar e sermos suportados. Nos dê a alegria e uma mente sempre aberta para perdoar.

Aumentai, Pai Nosso, vos rogamos de todo coração, nossa lealdade e poder amoroso, para amar e perdoar a nossos inimigos e manter firme nossa aspiração e nosso ideal. Que possamos ter a suficiente fortaleza interna para enfrentar os problemas diários.

Conceda-nos sabedoria para auxiliar, confortar e possuir a habilidade suficiente para responder a todos os pedidos de auxílio que nos chegam.

Vosso é o Reino, o Poder e a Glória.
Pelos séculos dos séculos.
Amém

(*) Texto e Oração lidas no Dia de Ação de Graças, 28 de novembro de 1.985 (Sol em Sagitário), uma quinta-feira (dia regido por Júpiter) no Templo da Fraternidade Rosacruz de São Paulo, sendo o texto um resumo da Lição Mensal do Estudante de nossa Sede Mundial (Oceanside) intitulada “UM CORAÇÃO AGRADECIDO” do mês de novembro, ano 1961. 

Neste ano de 2.021, a data - constante no Calendário Anual de Oceanside - será dia 25 de novembro. (Baixe a oração em PDF)
* * * * * * * * *
Descoberto em 1.947 na região de Khribet Qumran (atual Cisjordânia) os chamados Manuscritos do Mar Morto são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de textos escritos aproximadamente entre os anos 400 AC a 300 DC. em sua maioria em hebraico, mas há registros também em aramaico e grego.

Podem – em sua grande parte - facilmente serem encontradas traduções nas redes sociais e livrarias.

Há nesta descoberta, os chamados Hinos de Ações de Graças, que exorta uma superlativa gratidão – do âmago de nosso ser – para Deus.


SUGESTÕES PARA LEITURA

 - Estudos de Astrologia =- Elman Bacher - Vol.II - Júpiter, o Princípio do Melhoramento (veja aqui) 

- Pollyanna - Eleanor Porter 

- Pollyanna Moça - Eleanor Porter 

VEJA TAMBÉM: DANDO GRAÇAS (aqui)  e  AÇÃO DE GRAÇAS (aqui)

DANDO GRAÇAS


 A Multiplicação dos Pães - Santi Di Tito - 1592

Quando Cristo Jesus ​​"deu graças" e “abençoou” antes de alimentar a multidão, Ele estava dando um exemplo para Seus discípulos seguirem quanto ao uso dos poderes que se desdobram dentro de cada um que se esforça para trilhar o Caminho da Nova Dispensação - o Caminho do Amor. Verdadeiramente, nós multiplicamos ou aumentamos aquilo pelo que damos graças ou abençoamos, e essa lei pode ser aplicada para melhorar e manter a saúde dos vários corpos de uma pessoa (*), bem como para qualquer outra coisa. Um coração a mente agradecidos são fontes de saúde, pois a vibração que eles emitem é essencialmente de natureza saudável e edificante.

Todo aquele que busca um estado de permanente saúde (onde se necessita de uma vida regenerada) será sábio em desenvolver o hábito de dedicar um tempo definido a cada dia para louvar e agradecer ao seu Criador Divino por todas as bênçãos que recebeu naquele dia. Em certos dias, poderá observar apenas bênçãos "rotineiras" - como uma alimentação saudável, um lar confortável, amigos simpáticos e prestativos ou ainda o sol e as flores de Deus; em outros, surgirão bênçãos que se destacam como faróis em sua vida - uma resposta à oração, uma garantia interior de dever cumprido, um influxo de coragem em um momento crucial, um momento especial de meditação ou uma oportunidade incomum para servir a um irmão ou irmã necessitados. Seja qual for a bênção, lembremo-nos de agradecer.

Eventualmente, aprenderemos a agradecer até pelas adversidades, reconhecendo nelas as oportunidades de progresso. Como bem disse William Law: "Se alguém pudesse indicar o caminho mais curto e seguro para a felicidade e para a perfeição, com certeza indicaria para tomarmos como regra o ato de agradecer e louvar a Deus por tudo o que nos acontece, pois é certo que, com essa atitude, mesmo a aparente calamidade, transforma-se em uma benção“.

(*)NOTA : Para evoluir um Ego se utiliza de vários veículos assim denominados pelos Ensinamentos de Max Heindel: Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e a Mente

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui

31/10/2021

SOMOS ETERNOS

 

Numa nuvem tormentosa sibilando; na asa de Zéfiro,
O coro do espírito canta os hinos sacros do mundo, alegremente
Escuta! Ouve suas vozes: "Pelas portas da morte nós passamos,
a Morte não existe; alegrai-vos a vida continua eternamente".

Somos, sempre fomos e sempre o seremos
Somos uma parte da Eternidade,
Mais velha que a Criação, a parte de Um Grande Todo,
Cada Alma é Individual, na sua imortalidade.

No tear farfalhante do Tempo, nossa roupagem formamos,
A rede do Pensamento urdidos eternamente;
O que é modelada na Terra, é no céu que planejamos
E ao nascer, nossa raça e nossa pátria, já as trazemos na mente.

Brilhamos em uma joia e sobre a onda dançamos.
Cintilamos em pleno fogo, a tumba desafiamos
através de formas várias em tamanho, gênero e nome
A essência individual é a mesma, é a que sempre carregamos.

E quando alcançarmos o mais elevado grau,
A gradação do crescer com nossas mentes relembraremos
Para que, elo por elo, possamos juntá-los todos
E passo a passo tragar o caminho que percorremos.

Com o tempo saberemos, o que realmente foi feito
O que eleva e enobrece, o certo e a verdade
Sem malicia com ninguém, sempre agindo com bondade,
Em e através de nós, a Deus será feita a Vontade.

 poema de Max Heindel presente em: UM PROBLEMA PARA A VIDA E A SUA SOLUÇÃO – Cap. II do livro “OS MISTÉRIOS ROSACRUZES" - (veja aqui)


03/10/2021

SOBRE O CADUCEU (e um aspecto pouco conhecido)

por Jonas Taucci (nota abaixo)
Este é o Diagrama 15 do Conceito Rosacruz do Cosmos.

A serpente negra representa o caminho involutivo que a humanidade percorreu através dos Períodos de Saturno, Solar, Lunar e a primeira metade do Período Terrestre denominada Metade Marciana.

A serpente branca indica a tortuosa rota da evolução que a maioria da humanidade espera percorrer, desde a segunda metade do Período Terrestre chamada Metade Mercurial, e os subsequentes Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano.

A Linha reta e vertical, no centro, personifica o Caminho da Iniciação que habilita o aspirante que o percorrer, realizar em poucas vidas o que para o restante da humanidade significará Épocas e Períodos.

Nos encontramos no início do caminho ascendente (Metade Mercurial), e durante as próximas três e meia revoluções do Período Terrestre, os Senhores de Mercúrio auxiliará enfaticamente aos que se dispuserem a trilhar a Senda da Iniciação, daí esta denominação (Metade Mercurial).

Não é um caminho fácil.

Há que se sentir e praticar profundamente o amor impessoal para com a humanidade; enquanto estudante (aquisição de conhecimentos), existe o perigo da formação de um forte e egoístico intelecto, porém a iniciação requer a sabedoria temperada com o amor. A vinda de Cristo, aproximadamente a dois mil anos, com sua Sublime Missão, definitivamente facultou para a humanidade o árduo, porém mais curto, caminho para a iniciação (“E eis que o véu do Templo rasgou-se em dois, de alto a baixo...” – Mateus 27:51, tão bem demonstrado no Diagrama acima).

Devido a isto, ainda que algumas das iniciações menores foram dadas a avançados lemurianos e atlantes no passado, não sucedeu o mesmo com as Iniciações Maiores; houve a necessidade de se aguardar o excelso EVANGELHO DO CRISTO.
Se observarmos atentamente o Caduceu no Diagrama 15, veremos que estamos deixando para trás o nadir da materialidade. A tendência a seguir adiante, para cima; as condições são favoráveis, pois ainda que muito tempo tenha transcorrido desde o início da Metade Mercurial, são como poucos segundos em termos de desenvolvimento espiritual. Os Senhores de Mercúrio são espíritos que pertencem a nossa onda de vida e estão incomensuravelmente acima de nosso atual estágio evolutivo.

Há um outro aspecto no Diagrama 15, pouco conhecido do aspirante rosacruz: sua semelhança com o caduceu ou bastão de Esculápio na mitologia grega ou Asclépio na mitologia romana. Representavam (também) o deus da cura.

A Medicina e a OMS (Organização Mundial da Saúde) adotam este caduceu como parte de seu símbolo.

Também no Antigo Testamento, livro de Números (21:08), há uma passagem que ilustra e associa o formato do Diagrama 15 do Conceito Rosacruz do Cosmos com a cura:

“Disse o Senhor a Moisés: faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá”.
Mas, qual a relação da iniciação com a cura?

Ao iniciado abre-se um enorme leque de meritórias conquistas espirituais, algumas delas são o perfeito equilíbrio interno, permitindo que a força criadora flua igualmente na cabeça e coração, de modo que seu intelecto esteja em consonância com a compaixão pela humanidade. Possui um corpo-alma grande e poderoso, além de ser um clarividente positivo que funciona à sua vontade nos mundos invisíveis. Tem a faculdade sobre o uso das Leis da Natureza e pode usar a Palavra Criadora, que foi perdida pela humanidade em seu descenso para a materialidade.

O iniciado possui também a faculdade de levar a CURA aos enfermos.

Estes formidáveis itens, parecem impossíveis de serem alcançados, porém os ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL, nos transmite que há muito a ser conquistado em termos de evolução espiritual pela humanidade como um todo (serpente branca, caminho mais longo), e por cada um de nós individualmente (caminho da iniciação, mais curto).
Direcionemos – sincera e devotamente – ao estreito Caminho da Iniciação, simbolizado pelo Caduceu, por meio do qual poderemos conquistar não somente um benefício evolutivo maior para cada um de nós, mas também – e principalmente - sermos mais úteis para com nossos semelhantes.

Nota: Palestra realizada nos Centros Rosacruzes de Santo André (numa quarta-feira) e São Paulo (quarta-feira seguinte) de maio, ano 1.988, baseada na Lição Mensal do Estudante – Sede Mundial – Oceanside, Junho de 1.972 – O SIGNIFICADO DO CADUCEU.

Entre as décadas de 50 e início dos 90, ambos Centros Rosacruzes ministravam suas palestras em sincronismo com o dia da semana/assunto/astrologia:

- Domingos (Cristianismo Rosacruz, Coração, signo de Léo, Sol).
- Quartas-feiras (Filosofia Rosacruz, Mente, signos de Gemini e Virgo, Mercúrio).

SUGESTÕES PARA LEITURA

 - Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas, Volume II -  perguntas 68 (aqui), 69 (aqui), 70 (aqui) e 71 (aqui)  Todas referentes a Iniciação

- Conceito Rosacruz do Cosmos, Cap. XVI -  Desenvolvimento Futuro e Iniciação (veja aqui) 

Ritual Rosacruz do Serviço de Cura (veja aqui) 

- Zanoni, de Bulwer Lytton

- Os Caminhos de Sally Trench,  sendo ela a própria autora deste belo livro 

VEJA TAMBÉM: PANACÉIA ...

Origem e Significado da Palavra Panaceia

Existem algumas palavras-chave nos ensinamentos da Sabedoria Ocidental, de função bem definida em relação às aspirações do Mundo Ocidental, tais como: panaceia, cosmos, arquétipo, Eclésia, epigênese, hierofante, neófito, mistério, misticismo, etc.

A filosofia e mitologia grega, pré-cristã, criaram estas palavras para atender ao significado mais profundo de certas atividades e realizações em suas escolas de mistérios, durante um dos períodos mais gloriosos da História humana — que fora a Idade Áurea. Os criadores destes termos simbólicos foram: Sócrates, Platão, Aristóteles, Pitágoras, Hipócrates e outros iluminados da Grécia antiga.

O estudante da Filosofia Rosacruz está familiarizado com estes vocábulos, mas frequentemente, passa por cima do significado mais profundo. Ao compulsar o sentido etimológico, podemos desvelar significados mais sutis, convertendo-os em símbolos vivos e imagens pulsantes do pensamento ocidental.

Deles, o que, talvez, encerre maior significado é PANACEIA.

Na Filosofia Rosacruz há três pedras angulares: curar, servir e propagar. Sobre elas os Irmãos Maiores edificaram seu trabalho em benefício do mundo.

Ora, panaceia exprime a atividade de cura. Em seu simbolismo, panaceia expressa aspiração e desvelo da eternidade, no desenvolvimento da arte de curar pelo método Rosacruz.

O dicionário Webster define panaceia como um remédio universal — pois pode curar todas as enfermidades.

No grego, PANA'KEIAS é um vocábulo composto: Pana (todo ou pão) e o verbo akeistar (curar). Literalmente: o pão da cura, ou seja, o remédio com a fórmula para tudo curar, física, moral ou mentalmente.

Na mitologia grega, Panaceia e Higéia (saúde) eram irmãs, de Asklépios (em latim Asculapius, em português Esculápio) — o deus da cura. Por sua vez, Esculápio era filho de Apolo (Sol, vitalidade, luz) — o grande Médico.
Desde tempos imemoriais havia templos de cura. Na Grécia eram dedicados a Asklépios, o deus da Cura. Seus sacerdotes compunham grupos de curadores especializados, devotos e espirituais. Praticavam a medicina em um sagrado recinto de cura (asklepión).

Sob configurações estelares favoráveis (pois aliavam os conhecimentos de astrologia), os enfermos eram levados a este lugar santo (asklepión) onde, em cerimônia religiosa, tomavam tabletes, espécie de hóstia sagrada deixada pelos ex-pacientes agradecidos, após sua cura na elevação de sua fé ao deus da Cura.

Depois deste serviço religioso os enfermos eram deixados no recinto sagrado a dormir. Durante o sono, os sacerdotes lhes ministravam os remédios — a panaceia — por meios conjuros (ritual especial) e encantamento, regidos por Higéia e Asklépios. Por este meio de cura, muitos pacientes, ao despertar na manhã seguinte, estavam completamente curados, tal como relatam os manuscritos da época.

Esse ritual é tecnicamente conhecido como "incubação" (em grego Epoas, que quer dizer empolar ou deitar-se sobre ovos).

Há grande semelhança entre o templo grego de cura (asklepión) e a arte de cura Rosacruz. Os dois empregam o método de ajuda espiritual, da Escola Ocidental de Mistérios; ambos ajudam a humanidade alcançar a saúde do corpo, pela combinação da panaceia espiritual e meios físicos. É a ação do Grande Curador, aproveitada pelos conhecimentos de astroterapia e auxiliada pela dieta alimentar adequada, exercícios, preparo mental e emocional etc...

Quando aprofundamos o significado de Higéia (saúde) e astroterapia, do ponto de vista rosacruciano, compreendemos porque Max Heindel definiu: "há saúde física apenas quando os órgãos trabalham em perfeita ordem e harmonia". Quando um órgão diminui sua função provoca desequilíbrio na harmonia do conjunto e surge a enfermidade."

A enfermidade se prolonga por causa dos abusos e ignorância. Se o paciente sabe aproveitar as configurações estelares favoráveis e colabora com o departamento de cura, cumprindo sinceramente sua parte então a panaceia lhe é aplicada, coroando seus esforços de viver segundo as leis da natureza. Diz Max Heindel:
Em que consiste essa panaceia? Como pode ela nos beneficiar?

Max Heindel nos relata o que pôde constatar, quando visitou pela primeira vez o Centro espiritual da Ordem Rosacruz: "É uma visão inolvidável! Ao penetrar no Templo, vi três esferas suspensas no teto, no meio do salão. Na esfera superior observei um pequeno recipiente com vários pacotes cheios de substância do Espírito Universal. Os Irmãos sentaram-se numa certa posição enquanto a música preparava o ambiente. Inesperadamente as três esferas começaram a brilhar com as três cores primárias: a de cima, azul; a do meio, amarelo; a de baixo, vermelho. Durante esse encantamento cheio de beleza, reparei que o recipiente dos pacotes se iluminou de uma essência espiritual. Vi como os Irmãos tomaram essa substância, aplicando-a aos pacientes adormecidos, à medida que os visitavam à noite". "Quanto ao efeito da panaceia, é maravilhoso! — Continua Max Heindel — Quando aquela substância dos pacotes (panaceia) era aplicada, irradiava-se pelo corpo do paciente como uma luz mágica, destruindo toda matéria cristalizada que cobria os centros espirituais do corpo enfermo. A cura era instantânea e o paciente despertava são na manhã seguinte.

A Astroterapia, à parte do Astrodiagnóstico e Astroprognóstico, tem sido de grande importância na medicina de todos os tempos. Pelas progressões e trânsitos dos astros, aplicados a cada enfermo, o médico pode chegar a conclusões importantes e prevenir crises que se anunciam. Talvez não haja ciência mais estreitamente unida à medicina, que a Astroterapia.

O Astro diagnóstico, por exemplo, tem sido de uma importância capital na arte de curar. Era o método de diagnóstico ao médico da antiguidade e constitui um auxiliar precioso aos médicos modernos. No Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz é o método básico de diagnóstico. Max Heindel considerava a astrologia mais importante que a clarividência, porque, baseada na lei Cósmica, é muito mais exata e ampla.

Voltando à palavra panaceia observemos que ela esteve presente no juramento hipocrático, que se estendeu por quase vinte e cinco séculos como guia de ética na profissão médica. Tal juramento se inicia com esta invocação: "Juro, pelo médico Apoio, por Asklépios, por Higéia e por Panaceia, etc. etc. "Hipócrates viveu no século quinto A.C. e é conhecido como o "Pai da Medicina". Era um Ego avançado, devotado a arte de curar, com grande amor à humanidade. Ele combinava os esforços e contribuições de médicos e físicos com poderes espirituais em suas práticas de cura, porque sabia que a enfermidade é, ao mesmo tempo, física e mental. Daí tratar do paciente como um todo: corpo, corpo, mente e Espírito. Seu tratamento incluía medicina, dieta, massagens, exercícios físicos e práticas espirituais. Só mesmo quando tudo isto não resultava eficaz recorria à cirurgia.
Atribuem-lhe muitos aforismos famosos, tais como:

"Onde há amor, há humanidade". "Não há arte de cura sem amor”. “Nenhuma enfermidade é só divina ou só humana; todas têm sua própria natureza; cada pessoa apresenta sua própria causa. Assim, nenhuma enfermidade se produz sem causa natural". Deste último a medicina moderna adaptou o asserto: "Não há doenças; há doentes".

Hipócrates ensinou que a natureza é a grande curadora.

Antes de Hipócrates, os métodos gregos de cura estavam em sua infância e tinham caráter mágico-religioso. No tempo de Hipócrates assumiram feição médico-filosófica, levando em conta todos os fatores que pudessem favorecer a cura. Com o tempo, reduziram-se a uma ciência natural, mais especulativa, limitada aos próprios recursos e reduzida em sua eficácia.

Atualmente, o método de cura Rosacruz está na mesma condição da medicina anterior a Hipócrates: muitas pessoas podem testemunhar a eficiência da panaceia espiritual; seus efeitos são evidentes, mas não podem ser confirmados cientificamente, senão por comparação entre o estado anterior e posterior do paciente. Quer dizer: não se pode explicar praticamente.

A medicina, ao contrário, dá explicações teóricas para quase tudo, sendo mais facilmente aceita por aqueles que desejam evidências.

No entanto, o que vale é o resultado, mais completo e eficaz, de vez que abrange o ser humano integral, consolidando a harmonia física, emocional e mental sem os inconvenientes tóxicos.

O método de cura Rosacruz foi transmitido a Max Heindel pelos Irmãos Maiores e se baseia nos mais puros princípios da medicina natural, combinados com métodos espirituais de harmonização emocional e mental. Concilia, pois, os diversos aspectos: panaceia espiritual, astroterapia, dieta, homeopatia, osteopatia, tratamento quiroprático, etc..

O conceito Rosacruz de enfermidade, tal como se depreende da filosofia exposta por Max Heindel, deseja contribuir para que a medicina seja restituída a seu lugar exato, deixando seu limitado campo de experiência e combine todos os fatores solicitados pelo ser integral.

Em tal sentido, Max Heindel construiu em Mount Ecclesia um Sa­natório (casa para sanar ou curar), onde aplicava todos os recursos na recuperação completa dos enfermos

Em seu livro "Cartas aos Estudantes", carta n.°6, de junho de 1911 (veja aqui) último parágrafo, diz Max Heindel: "Denominamos "Mount Ecclesia" a este maravilhoso recanto da natureza. Iniciamos um fundo para construção de um edifício adequado, uma Escola de Cura, um Sanatório e, por fim, um Templo de Culto, uma "ecclesia" onde seja possível preparar a panaceia espiritual, que será aplicada pelos auxiliares devidamente capacitados, aos enfermos que, no mundo inteiro, nos solicitar ajuda".
Não pôde realizar esse objetivo. Durante toda a sua vida o desejou, lamentando não haver encontrado meios para realizá-lo, conforme exprime em a carta n." 24, de novembro de 1912 (veja aqui)

No entanto, formou-se um competente Departamento de Cura, com recurso astrológico, orientação sobre medicina natural (higiene, alimentação, tratamento, etc.) que tem atendido eficazmente a todo o mundo, membro ou não, logrando resultados auspiciosos.

O sonho de Max Heindel permanece como ideal embrionário, uma aspiração germinal. O que se realiza apenas no Templo etérico da Rosacruz, na Europa, será realidade em muitos Núcleos futuros, quando houver pessoas devidamente preparadas.

Os gritos de dor e angústia da humanidade carente, chegam à Sede Mundial, pelas milhares de cartas endereçadas ao Departamento de Cura. Também aqui no Brasil fazemos o que nos seja possível para atender a todos os necessitados, encaminhando à Sede Mundial ou oferecendo diretamente nossos recursos. De toda maneira, a ânsia concentrada dos enfermos, sua esperança em um método mais completo, estão criando condições para que os Irmãos Maiores realizem seu Ideal de cura, por meio dos homens e mulheres de boa vontade, sensíveis a esse sofrimento.

Max Heindel estava seguro de que um dia os Centros de Cura se estabelecerão sobre linhas científicas, explicando os recursos espirituais que emprega. Num futuro não muito distante teremos discípulos bem qualificados, movidos pelo amor altruísta, dignos de receberem e encaminharem a panaceia, aos lugares de cura estabelecidos com este propósito.

Ele nos encarece fazermos todo o possível para manter a unidade de esforço, no intento de curar. Insiste sobre a importância de realizarmos com todo o amor as reuniões semanais de cura, apesar de não podermos contar o mecanismo de ação. Aconselha o estudo dos recursos naturais e da astrologia médica, para sermos úteis a nossos semelhantes. Sobretudo as reuniões de cura geram a panaceia, para os Auxiliares Invisíveis realizarem amplamente sua tarefa.

Era firme crença de Max Heindel: "Qualquer movimento, incluindo a Fraternidade Rosacruz, deve reunir os três atributos divinos: "Sabedoria, Fortaleza e Beleza", para que cresça e perdure. Esses três atributos geraram a Ciência, a Religião e a Arte. Igualmente, cada estudante deve empenhar-se para conquistar e desenvolver em si estes três atributos, até certo grau, aplicando-os no trabalho de conjunto, para que a Fraternidade realize o que os Irmãos Maiores e seu mensageiro (Max Heindel) planejaram. Estudantes médicos devem procurar a conciliação dos recursos espirituais de cura (panaceia e recursos auxiliares, que atendam ao ser integral) com os descobrimentos da medicina moderna, que dê um caráter científico-espiritual ao serviço de Cura, tal como está previsto para a época de Aquário.

A tarefa é extremamente difícil, tendo em vista a resistência do materialismo e os interesses em jogo. Entretanto, cabe a cada um de nós realizar aos poucos esta sublime aspiração.
Publicado na revista Serviço ROSACRUZ de novembro de 1976

21/09/2021

Com a Primavera

 
Com a Primavera (no Hemisfério Sul) começam a florescer - e nos mostrar vislumbres dos frutos - as sementes que nos meses anteriores plantamos nos vários planos que atuamos, como nos diz os Ensinamentos de Max Heindel no Ritual do Serviço do Equinócio de Setembro) Primavera no Hemisfério Sul):

“A mesma força germinadora que ativa a semente na terra e a prepara para produzir sua espécie em múltiplo, agita também a mente humana e promove as atividades altruístas que fazem o mundo melhor. ”

Conheça o Ritual do Serviço do Equinócio de Setembro (Primavera no Hemisfério sul) Veja Aqui