30/05/2011

A Busca em Forma de Poesia


 EM BUSCA DA VERDADE

È penosa a procura da verdade
Que liberta para sempre o ser humano
Quem a busca já está na qualidade
De místico sagrado e não profano.

Quanto tempo, meu Deus, de sacrifício
Terá um homem para ser um santo?
Não é um curso qualquer, é um suplício,
Que fez merecimento para tanto!...

Homem que estuda tanto é bom saber
Que a erudição não é suficiente
Para o conhecimento do seu ser.
Às vezes, de maneira surpreendente,
A Verdade aparece e fica perto
Da alma que chegou no ponto certo.

Alma feliz que já está tendo lume,
Um bom princípio de iluminação.
Sua ventura agora se resume
Em atender o amor do coração...

 Antonio Ribeiro de Mattos,

Estudante da Fraternidade Rosacruz
Ecos da Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil em Julho de 2003

22/05/2011

LEAVING THE FLOWER FOR THE CROWN
(Obedience)
George MacDonald
 
I said, “Let me walk in the field.”
He said, “No, walk in the town.”
I said, “There are no flowers there.”
He said, “No flowers, but a crown.”
 

I said, “But the skies are black,
There is nothing but noise and din.”
And He wept as He sent me back.
“There is more,” He said; “there is sin.”
 

I said, “But the air is thick
And fogs are veiling the sun.”
He answered, “Yet souls are sick,
And souls in the dark undone.”
 

I said, “I shall miss the light,
And friends will miss me, they say.”
He answered, “Choose tonight
If I am to miss you, or they.”
 

I pleaded for time to be given.
He said, “Is it hard to decide?
It will not seem hard in Heaven
To have followed the steps of your Guide.”
 

I cast one look at the fields,
Then set my face to the town;
He said: My child, do you yield?
Will you leave the flowers for the crown?
 

Then into His hand went mine;
And into my heart came He;
And I walk in a light divine,
The path I had feared to see
 
                                publicado na revista Rays from The Rose Cross, nº desconhecido

15/05/2011

A Iniciação e a Montanha


por Edmundo Teixeira
Em todos os tempos se antepôs ao homem evoluinte o esforço da subida, para desenvolver- lhe os músculos morais e anímicos e capacitá-lo a bem empregar os poderes que vai adquirindo.

Os fracos ficam lá embaixo, envoltos na penumbra do vale, chorando e responsabilizando o azar e os semelhantes. Mas não há sorte nem azar, senão o mérito. Quem sobe, chega á luz. Simplesmente isto, O impulso natural do Espírito é o de ascensão do estado humano para o divino, como a plantinha que nasce num sótão escuro e se espicha e sai por alguma abertura, até encontrar o Sol. Tal ascensão pressupõe desapego ao limbo e aspiração ao Alto.

Por isso as iniciados sempre tiveram os seus “Montes”, onde falaram com Deus: Moisés, o Monte Sinai; Jesus, o monte das Oliveiras etc. Mas existem aí dois sentidos: o físico e o espiritual; externo e o interno.

Realmente a montanha favorece o desenvolvimento espiritual. Em suas investigações fora do corpo, o iniciado Max Heindel com provou que o éter (o corpo vital) é mantido em nosso veículo físico pela pressão atmosférica. Quanto menor a altitude do lugar, tanto maior a pressão, Em altitudes mui elevadas a pressão atmosférica diminui tanto que, muitas pessoas sensíveis, que já têm o corpo etérico pouco ligado ao denso, experimentam mal-estar. decorrente da tendência de os éteres deixarem a contraparte química. Só com forca de vontade (poder espiritual) conseguem mantê-los concêntricos, ate que se acostumam. Em Campos do Jordão (cuja altitude medeia entre 1.650 e 2.100 metros) e Agulhas Negras (ltatiaia), os espiritualistas costumam fazer proveitosas estadias, porque favorecem as práticas espirituais e o contato com as coisas elevadas. Dai havermos construído uma casa de retiro em Campos do Jordão.(*)

Mas há o aspecto interno, espiritual, em que a montanha é símbolo de iniciação. Se bem não exista em Deus norte nem sul, nem leste nem oeste, nem acima ou abaixo, nem centro ou fora, porque Deus e onipresente, o fato mencionado anteriormente, da pressão atmosférica, serviu para simbolizar a verdade segundo a qual os lugares baixos favorecem as coisas materiais (densidade) e os lugares altos as espirituais (eterizacão): a descida, a decadência, a materialização, a involução; e a subida progresso, a evolução.

Ao mesmo tempo, no corpo do homem que se purifica, há uma natura ascensão da força criadora, seja pelas vias místicas, seja pelas ocultistas. Essa elevação é real, ao mesmo tempo que se incendeia e se eleva o fogo serpentino ou espiritual de Netuno, pelas vértebras do homem. Isto nos da idéia da escada de Jacó e da subida dos cavaleiros do Graal, passando pelo castelo de Klingsor (no vale, na par te baixa do corpo, regida por Escorpião, governante da 8ª. casa, a casa da morte, da cegueira espiritual) até o castelo do Graal lá encima na cabeça o lugar da caveira, onde está nosso Cristo crucificado e de onde deve ressuscitar, removendo a pedra que lhe veda o sepulcro .

Mas esta subida, do vale ao cimo do Monte, não pode ser conseguida por exercícios físicos, como os recomendados pela filosofia oriental. Ao contrário: conhecemos inúmeros casos de loucura, de tuberculose e outras conseqüências tristes para aqueles que se enveredaram por estes meios. E, é ainda que se consiga o desdobramento, existe nisso alguma vantagem? Torna-se o indivíduo santificado por isto? Não! Isto não e espiritualidade. Realmente, o lógico, o racional, o verdadeiro, o honesto meio, é ensinado pela Filosofia Rosacruz de Max Heindel, ao indicar os meios gradativos de elevação natural, pela segura sedimentação do caráter, da inteligência, do domínio próprio. Medite-se bem na parte final de o “Conceito Rosacruz do Cosmos."

Busquemos, pois, elevar-nos, com as asas naturais que vamos adquirindo, pela graça do Espírito e pela perseverança no Bem, mas nunca buscando iludir as Leis, nunca pulando o muro em vez de entrar pela porta, nunca fazendo asas de cera, porque elas acabarão se derretendo e nos precipitando desastrosamente no mar de nossos desejos irregenerados.
Publicado na revista Serviço Rosacruz de fevereiro de 1972

(*)O autor refere-se à propriedade em Campos do Jordão que a Fraternidade Rosacruz- Sede Central do Brasil recebeu como doação e que possui até hoje com o nome de Casa do Estudante Rosacruz. Veja mais:
A Casa do Estudante Rosacruz - o que é
A Casa do Estudante Rosacruz Inspirou-me

10/05/2011

A Cura e as Vibrações Planetárias



A Astrologia nos informa que a sexta casa de um horóscopo está associada à enfermidades e a saúde; e o governante natural deste departamento da vida é o signo de Virgem, símbolo da pureza e do serviço. O maior de todos os curadores nasceu de uma virgem (pureza e serviço), e toda a sua vida foi trilhada por estes preceitos.

Observemos agora outro signo que está relacionado com a cura: Escorpião. Vemos este signo representado por um escorpião (animal rastejante) e pela águia (animal que voa), ou mesmo pela phênix (ave que mitologicamente, consegue ressurgir das próprias cinzas) e devemos nos esforçar e trabalhar internamente para que possamos elevar "nosso escorpião" (pois todos nós o temos em nosso horóscopo, em alguma casa em particular) do nível rastejante à águia ou phênix, que sulca os céus cheia de majestade, alcançando a regeneração - palavra esta, intimamente associada à Hierarquia Planetária de Escorpião.

Desta forma, estaremos trabalhando espiritualmente para que nossa sexta casa, a casa da saúde (Virgem) seja regenerada (Escorpião).

É interessante notar que entre os signos de Virgem (pureza e serviço) e Escorpião (regeneração), encontra-se Libra, como que formando uma ponte celestial unindo-os. Libra está associada ao equilíbrio e a justiça, atributos estes que devemos cultivar em nosso íntimo.

Interessante também notar como está sendo difundido entre a classe médica o axioma:

"A. cura está intimamente associada a mudança de hábito."

E inquestionável que determinados hábitos trarão consequências nocivas à nossa saúde: álcool, tabaco, vida sedentária, alimentação inadequada, etc.

Contudo há outra mudança de hábito que não deve ser descuidada: a que diz respeito aos nossos pensamentos e sentimentos. A medicina já comprovou que pessoas pessimistas, tristes, magoadas, tensas, nervosas etc., possuem uma tendência à queda do sistema imunológico e consequentemente, tendência a ficarem enfermas.

Servindo amorosa e desinteressadamente (aspectos positivos do signo de Virgem) e vivendo uma vida equilibrada (aspectos positivos do signo de Libra) alcançaremos nossa regeneração (aspectos positivos do signo de Escorpião) .
Publicado no ECOS de Julho-Agosto de 2001