27/09/2022

CRISTO É O NOSSO MODELO

por Gilberto Silos
 Muitos estudantes, não raro, são fustigados por dolorosas provações. Essas fases às vezes prolongam-se por ,bom tempo e podem ensejar reações negativas se não forem enfrentadas com calma e firmeza.

Uma provação representa uma ou várias lições pendentes de vidas passadas cujo aprendizado deve acontecer agora. Qualquer tentativa de procrastinar esse aprendizado redundará numa experiência mais dolorosa ainda, neste ou no próximo renascimento. Portanto, é inútil fugir. Não adianta quedar-se passivo, lamentando a "própria desgraça".

Antes de mais nada é preciso que se entenda: o propósito da vida é a experiência e não o sofrimento, como alguns imaginam. Atitude mais correta é tentar entender o que está acontecendo e porquê. A meditação, a oração e o estudo ser vem justamente para esse propósito.

O estudante, porém, muitas vezes depara com uma situação complexa, intrincada, à primeira vista um beco sem saída. Mas, não é bem assim. Há sempre uma saída. Talvez não seja a solução ideal no entendimento do estudante, mas, de qual quer forma é o que mais lhe convém em termos de crescimento anímico.

E como reagir diante de uma situação capaz de causar perplexidade?

Bem, há que haver um parâmetro de comportamento. Esse modelo é o Cristo.

Se nos perguntarmos como reagirá o Cristo em uma dada circunstância, logo o saberemos. Ele, em qual quer situação seria compassivo, tolerante, paciente, compreensivo e amoroso. Seu Espírito perdoador de imediato transmutaria todo e qualquer desentendimento em concórdia.

Alguém, entretanto, pode objetar: Mas o Cristo é o Cristo. Eu sou um ser humano, cheio de falhas. Cristo é um ideal muito distante para mim. É uma meta inatingível.

É lógico, nenhum ser humano agiria exatamente como o Cristo, porque ninguém o iguala em perfeição e sabedoria. Contudo, pode-se reagir amorosamente em um relacionamento conflituoso, sem expressar um amor tão perfeito como o do Cristo. É necessário, entendamos, manifestar as virtudes do Cristo, mesmo que se o faça imperfeitamente. Se houver boa-vontade as coisas se resolverão.

Todos nós passamos por fases de duras provações em nossas vidas. Se vivermos cada minuto de nossas existências como sabemos que o Cristo desejaria que o vivêssemos, superaremos gloriosamente todas as provas.

Meditemos sobre esta frase: "Se vivermos cada minuto como sabemos que o Cristo desejaria que o vivêssemos."

25/09/2022

O BEM DO "MAL"

por Edmundo Teixeira
Não te revoltes contra as adversidades nem te alquebres diante delas. Busca, isto sim, o bem que nelas existe.

Se dizes que elas são injustas, dolorosas, é sinal de que ainda não estás maduro e não compreendeste as Leis. Não que seja um castigo dos céus. Deus é um Pai perfeito e não castiga. Sua voz, dentro de nós, está constantemente a chamar-nos, como o magnetismo do Norte a uma agulha de bússola.

Estamos aprendendo a orientar-nos e temos o direito de experimentar todas as direções. Mas... verificamos que quanto mais nos afastamos para o Sul, tanto mais sentimos o vazio que os prazeres do mundo não podem preencher...

As causas são teus desvios. A Lei é automática: para cada causa, um efeito correspondente.

Não podes dizer que tuas vicissitudes sejam um mal. Elas o estão advertindo! Não as escutas? Acaso a repulsão (*) é um mal, quando age nos planos inferiores buscando alertar-nos contra os enganos? Acaso é mau um fogo se nos queima os dedos que inadvertida ou propositadamente pomos nele?

A Lei é Lei. Quanto mais nos afastamos tanto mais fortemente age, na tentativa de mostrar-nos o verdadeiro sentido. Como um mero impulso, não dói. O que dói é o nosso desejo egoísta de continuar errando, de não voltar ao norte, de não nos conformarmos em deixar os velhos hábitos e vícios e apegos.

Analisa tua vida. Achas boa? O que é o bem? É o de que gostas? Ou é o que é realmente bem, independentemente de teus gostos?

O bom, o belo e o verdadeiro são objetivos, independentes de nós, míseros mortais... Quem somos nós para ditar as leis de harmonia? Estamos apenas aprendendo e quanto mais sabemos, tanto melhor vamos percebendo esses atributos, porque sendo eles eternos e perfeitos como Deus, eterna também deve ser a nossa busca.

Sê, em primeiro lugar sincero contigo mesmo. Medita, e o teu Cristo te alumiará. Ao perceberes tuas falhas, terás dado o primeiro passo. Depois... arma-te de coragem para reformar-te, expulsando de teu templo interno, os ladrões de teu sossego.

Devemos ser cristãos verdadeiros, intrínsecos, embora não seja fácil compreender e aplicar as leis do amor a Deus e ao próximo.

Não penses em ti. A revolta, a incompreensão, as mágoas, só existem quando julgamos estar sendo injustiçados. Mentira. Tudo aparente. Tudo egoísmo. O que nos parecem males e inimigos são instrumentos de nossas correções. O semelhante atrai o semelhante. Despoja-te do egoísmo e vive o bem, com discernimento. Difícil? Quanto mais difícil te parece, mais perto estás da realização, porque mostra que começas a compreender a luta interna de tuas naturezas opostas. Nossa natureza animal só luta quando ameaçada de extermínio. A lei de preservação existe em todos os planos.

Não desanimes. Nossa vida atual é de alternâncias: noite e dia, verão e inverno, tristeza e alegria, tudo transitório, até que o eixo de nossa vida coincida com a trilha eterna da evolução. É a época decisiva. Temos de resolver: ou servimos a Deus ou ao mundo. Não podemos servir a dois senhores!

Desconfia das facilidades e comodidades da descida, porque, se continuada, poderão levar-te aos portais do inferno...

Alegra-te com as asperezas e dificuldades da subida, porque elas te levam certamente a maiores alturas. E à medida que sobes, as névoas dos vales pecaminosos se vão desanuviando e enxergarás melhor, percebendo que o aparente bem era um mal e que o aparente mal lhe era um bem. Quanto mais subires, mais vastos horizontes se descortinarão ante teus olhos, dando-te forças para prosseguir.

Além disso, não estarás sozinho. A teu lado estão seres compassivos e sábios, deixando que aprendas a andar com tuas próprias pernas, porque és um Deus em formação e teu destino é glorioso, Irmão!

Tem fé! O Senhor é o Bom Pastor, nada nos faltará!

Esquece-te e dá-te aos demais, discernimento. Olha a teu com redor: mais vale a terra fértil do que a pedra; mais a árvore frutífera do que a estéril; o grau evolutivo se mede sempre pelo serviço amoroso prestado. A árvore dá simplesmente. Não se queixa das podas, porque não tem uma mente enganosa como nós. E, contudo, também nós somos podados por jardineiros sábios, para que fortaleçamos em todos os pontos e possamos dar melhores frutos.

Sejamos humildes! Quem somos nós para julgar? Deus e Sua Sabedoria estão manifestos claramente. Basta que os saibamos ver.

Alegra-te de tuas caídas porque elas te ensinam mais do que os outros meios. Leva, orgulhosamente, teus arranhões como medalhas. E quando caíres outra vez, levanta-te sem lamúrias.

Só os fortes recebem provas maiores. O único fracasso é deixar de lutar!

O tempo de que dispomos, os recursos financeiros, sentimentais, intelectuais, físicos, tudo enfim, que temos e não nos pertencem em realidade, porque somos simples administradores e aprendizes neste mundo, todos esses valores devem ser postos conscienciosamente a serviço de nosso próximo, a começar por nossa família, prevenindo os perigos do egoísmo, da vaidade, que amiúde deturpam seu emprego.

Sê, pois, compreensivo e amoroso servidor!

(*)NOTA DA EDIÇÃO: Repulsão - juntamente com a força de Atração são as duas forças que agem no Mundo do Desejo (veja Conceito Rosacruz do Cosmos, Cap.I - O Mundo do Desejo)

publicado na revista Serviço Rosacruz, janeiro,1981

23/09/2022

Perdão (a força curadora da fraternidade)

Em nossas relações diárias com parentes e amigos, somos às vezes, talvez muitas vezes, sujeitos a sentimentos negativos: insultos, críticas embaraçosas e desapontamentos.

Consideramos que nossos semelhantes nos feriram de alguma maneira. Atribuímos sempre que algo foi dito ou feito contra nós. Esta centelha de punição ou injúria psicológica alimenta a chama do ressentimento, ou acende o fogo da hostilidade aberta.

Na reação, quando percebemos estas injúrias, nós tentamo-nos envolver com ideias que parecem justificar-nos. Os argumentos procedem, sem que um ouça o que o outro fala. A ruptura pode ser temporária ou permanente. Pode deixar cicatrizes emocionais que afetam nossa saúde ou talvez ferem um espectador inocente.

Se olhamos em nosso íntimo e nos conscientizamos do que aconteceu, em geral achamos que existe algo negativo que o nosso "inimigo" em nós despertou. Somos sensíveis demais? Quais são os medos, inseguranças ou debilidades internas que nosso "inimigo" expôs? Se nós analisamos mais tarde, podemos achar, em nós, a mesma fraqueza que vimos em nosso “inimigo”.

Perdão é a Força Curativa da Fraternidade. O verdadeiro perdão significa tolerar as fraquezas em ambos; em nós e nos outros. Perdão é o passo positivo para aliança humana, baseada no reconhecimento de problemas idênticos e da necessidade de solução. Perdão é o produto da força espiritual interna sobre o qual morre a explosão dos sentimentos negativos; uma mentalidade livre de egoísmo que se identifica com outro ser humano em espírito de amor.

Devemos nos exercitar no poder do Perdão, para que possamos ter luzes e ser capazes de acender o farol da verdadeira fraternidade espiritual, que é o bálsamo de Gileade, a única panaceia para os males do mundo.

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ


Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui

07/09/2022

ALQUIMIA: A Destilação de Três Ingredientes

Pintura, óleo sobre tela “São Pedro penitente” do pintor grego Dominikos Theotokopoulos (conhecido como El Greco), que viveu entre 1.541 a 1.614. Retrata o arrependimento de Pedro ao negar que conhecia Cristo. De um lado, um tronco escuro de árvore (o remorso) e do outro em tons mais claros (o perdão), vemos Maria Madalena retornando do túmulo de Cristo após sua ressureição. Esta obra encontra-se no Museu de Arte de San Diego (EUA).

por Jonas Taucci(*)
A grande maioria da humanidade está versada em leis elaboradas pelos homens. Estas regem países, estados etc., contudo uma minoria tem conhecimento sobre a existência de Leis Divinas, e desta minoria apenas uma parte empenha-se em segui-las.

Ao infringirmos constantemente (pecados) estas Leis, cria-se – entre outras consequências uma mudança de comportamento no Corpo Vital, retardando assim o nascimento do Cristo Interno; Max Heindel nos informar que todo desenvolvimento oculto inicia-se neste Corpo. A prática de Ideais Cristãos reveste-se desta maneira de suma importância ao aspirante rosacruz, e com relação ao pecado, surge a pergunta:

Somos sempre punidos ao cometê-los?

Resposta: Absolutamente, não!

Existem duas formas quanto a isto:

1) Nossa estadia no Purgatório, após a morte.
2) Arrependimento, Reforma e Restituição, nesta presente vida.

O dedicado aspirante rosacruz realiza – aqui na Terra - uma verdadeira e importante Obra Alquímica no item 2, onde:

ARREPENDIMENTO – Um profundo e superlativo sentimento de arrependimento - advindo de nosso mais íntimo âmago - por tudo aquilo que praticamos (ou omitimos de praticar, em certos casos) com relação a nossos pensamentos, palavras e atos. O exercício de retrospeção realizado diariamente de uma forma sincera e com fervor, constitui-se numa pérola de ensinamento promulgada pelos Ensinamentos Rosacruzes. Mas, atentemos a um ponto crucial: após este exercício, esqueçamos por completo nossas faltas. Há pessoas que passam anos e por vezes uma boa parte de suas vidas, arrependendo-se e exercitando um infindável remorso com relação às más ações construídas, num verdadeiro autoflagelo emocional; isto tem um efeito grave em nossas glândulas endócrinas, entre outros danos (futuramente será publicado neste blogue, esta Lição Mensal do Estudante de Oceanside que trata disto).

REFORMA – Renovação de postura; o firme propósito da construção de um Templo Interno, sem ruídos de martelos, onde o material para a edificação do mesmo, seja constituído de altruísmo, amor, perdão e humildade ao semelhante. Nossas mãos sempre - desde tempos imemoráveis - estiveram associadas ao fazer, ação, trabalho e também relacionadas ao saudar nossos semelhantes (aperto de mão ou aceno). Diante disto, reveste-se de um profundo significado oculto a passagem no Evangelho de Mateus (12:10 a 13), onde Cristo cura a mão ressequida de uma pessoa: a mão que nada faz aos desassistidos (por isso adoece) e não saúda (reconhece) seus irmãos pertencentes a onda de vida dos Espíritos Virginais, negando-os. Sendo este órgão relacionado a Gemini/Mercúrio (Astrodiagnose – Um Guia de Saúde – capítulo I – Propriedades Anatômicas e Fisiológicas dos Signos), podemos entender também a citação bíblica como o acúmulo de conhecimentos e informações que se torna – sem dúvidas - ressequido por não ser utilizado no auxílio ao semelhante.

RESTITUIÇÃO – Trata-se de procurarmos – humildemente - as pessoas que causamos algum dano (sejam quais forem) e sanar a questão com algo equivalente ao dano causado (sejam quais forem também) de uma forma sincera e amorosa. Na impossibilidade de localizar estas pessoas, podemos realizar esta restituição ou reparo a uma outra; desta forma e maneira, compensará – em certo grau – o dano causado a pessoa de origem. Este item revela uma certa grandeza de ALMA.

Praticados, estes três poderosos ingredientes alquímicos encurtam nossa estadia no purgatório, devido a que AS LEIS DIVINAS E OS ANJOS DO DESTINO JAMAIS DEIXAM DE LEVAR EM CONTA OS PERSISTENTES ESFORÇOS de um bravo espírito.

IMPORTANTE: Não devemos maquiar, redesenhar ou criar subterfúgios nesta empreitada; o - na maioria das vezes consciente - autoengano só nos trará ilusões. Devemos estar atentos às nossas possíveis conveniências e manipulações sorrateiras.

Nossos pecados ao serem expostos a esta tríade, são eliminados dos registros da vida, e as experiência servirão para um amalgamento alquímico (Corpos Denso, Vital, Desejos e Mente) na evolução, vide Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo III – O Homem e o Método de Evolução – Diagrama 5. 
Evidente que em nossas existências na Terra, cometemos erros, mas cumpre-nos um hercúleo esforço em seguir o indicativo de Cristo,
“VAI E NÃO PEQUES MAIS”
(João 08:11)

* * * * * * * * *

(*) Durante o mês de setembro de 1.982, os Centros Rosacruzes da Penha, São Paulo, Santo André e São José dos Campos, realizaram uma “Visitação Rosacruciana”: seus palestrantes proferiram conferências em vários Centros, alternando-se assim em visitas revestidas de plena amizade, cooperação, solidariedade, com músicas ao órgão/piano e saudando o retorno anual de Cristo à Terra. Estas conferências (domingos, quartas feiras e sábados) estiveram baseadas na Lição Mensal do Estudante de nossa Sede Mundial (Oceanside), março, ano 1.975, intitulada “Perdão do Pecado”. O texto acima constitui-se em resumo desta Lição, onde foram feitas cópias e distribuídas aos presentes.
* * * * * * * * *

Maravilhosa foto da Nebulosa Carina, situada em nossa Via Láctea, a aproximadamente 7.600 Anos Luz de distância, feita recentemente pelo telescópio James Webb. (Foto e divulgação da Nasa.)


”Cada ano que passa, com a ajuda dos mais potentes telescópios que o engenho e a habilidade mecânica do homem foram capazes de construir para penetrar as profundezas do espaço, torna-se mais evidente que a Luz é infinita porque Deus de onde provêm, também é infinito” . (Max Heindel – Princípios ocultos de saúde e cura – Capítulo XII – Bases terapêuticas da luz da cor e do som).

* * * * * * * * *
No próximo dia 22 de setembro, aproximadamente às 22h:04m (horário de Brasília), o Sol ingressa no signo cardinal e aéreo de Libra. Por orientação de nossa Sede Mundial (Oceanside), oficiemos no dia 21 deste mês, o Ritual do Serviço do Equinócio de Setembro, onde celebra-se o retorno de Cristo à Terra. (Baixe aqui em PDF)

04/09/2022

CARTA A UM ENFERMO

Mais uma vez agradecemos a sua carta e o desejo sincero de ultrapassar esta fase e a prova difícil por que o seu Espírito está passando ao tornar-se consciente das limitações a que o invólucro físico o submete. Por vezes sentimos vacilar a vontade, e a chama interior que a acalenta e dinamiza. Nesse momento devemos recordar que as provas e as dúvidas que nos atormentam têm a finalidade espiritual de nos tornar mais fortes, mais conscientes da verdadeira razão do nosso ser, e mais firmes na resolução de seguir a via da libertação do Eu superior e viver "na luz", com autenticidade, verdade e abnegação!

A chave da evolução é a experiência e o homem é livre na maneira como a assimila, como a torna parte integrante da sua consciência. É possível criar novas oportunidades, avançar mesmo quando, desesperados, tudo nos parece irremediável e originar transformações na nossa vida, no nosso meio, na nossa personalidade.

Este conceito de epigênese é inseparável da lei de Causa e Efeito que nos ajuda a compreender melhor a razão profunda das nossas atuais provas, e a aceitá-las, pois sabemos que elas são o resultado, doloroso por vezes, de erros e hábitos nefastos cometidos no passado.

Pedir ajuda espiritual é, efetivamente, contatar o que há de mais alto e elevado em nós; é sintonizarmo-nos com a lei e a vibração de harmonia que rege a vida e o movi mento interior de todos os seres. Quando por ignorância ou fraqueza persistimos em transgredi-la, em resistir ao seu movimento natural, vem o sofrimento, a doença, a dor inevitável das trevas. A escuridão espiritual não é mais do que a ausência em nós de luz: de harmonia, de simplicidade e da saúde que é a compreensão dos fatos e da vida à luz da presença espiritual que vive em nós.

As provas e dificuldades com que nos debatemos agora são os "instrumentos" com que escolhemos munir-nos no passado; e, em bora eles nos pareçam terríveis ou inadequados, foram-nos dados por Deus para que aprendamos a caminhar na luz.

Temos em nós todo o Seu poder que está canalizado e focado em cada indivíduo aguardando apenas que este o reconheça e utilize no seu esforço de aperfeiçoamento e regeneração. Tudo o que desejamos atingir, ardentemente, requer esforço, pois nada á gratuito no Universo; tudo tem a sua causa e o seu efeito.

Mantenha firme a convicção de que é ajudado, protegido e envolvido de Amor. E de que é necessário fazer esforços para atingir a vitória da personalidade e tornarmo-nos receptivos ao auxílio espiritual. Siga a linha que traçou sem desesperos pois todas as dificuldades são momentâneas.

Nós continuamos a envolvê-lo dos nossos mais fraternais pensamentos de ajuda e Cura.

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ


Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui