16/04/2017

O Discernimento na Interpretação dos Textos Bíblicos

Capa do volume IV da Coleção Cavalo de Pégaso (veja nota no final do texto), do qual o autor Delmar Domingos de Carvalho ofertou para este blogue o texto abaixo, onde a literatura de Max Heindel é amplamente citada.
Convém recordar que não existe uma única linha dos textos originais do Antigo Testamento; será muito benéfico lembrar que Cristo-Jesus nada escreveu; como é muito útil saber que nos textos do Novo Testamento a pontuação não foi usada; apesar disso, a Bíblia continua sendo uma obra de enorme valor somente não pode ser interpretada literalmente, está cheia de mitos, símbolos, alegorias, parábolas, números cabalísticos, etc.

Face ao exposto, e não só, é muito valioso usar a nossa capacidade de discernimento, livre de dogmas, de preconceitos, de medos, de outro modo essa prerrogativa intelectual não será usada, ficando perturbada pelas trevas escolásticas.

Comecemos pelo Génesis- Capítulo 1- versículo 26: E Deus (1) disse: Façamos o Homem à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança e mais à frente: macho e fêmea os criou.

09/04/2017

Construindo para a Vida Futura

Diagrama UM CICLO DE VIDA do livro Conceito Rosacruz dos Cosmos, Max Heindel, conforme edição em português da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil
Em Construindo para a Vida Futura  (carta 70 do livro Cartas aos Estudantes), Max Heindel nos diz: “Devemos reservar certo tempo nos intervalos dos nossos deveres para refletir e planejar para o próximo renascimento, que tipo de corpo, faculdades, virtudes e ambientes desejamos ter. Quando estivermos aptos para fazer inteligentemente a nossas escolhas, teremos dado um significativo passo e amplidão às nossas vidas futuras. Isto se realmente não olvidarmos o assunto.” (Carta 70 completa - veja aqui)

Pergunta: Por que os Srs. enfatizam que construamos corpos melhores para as vidas futuras e que entendem exatamente por essa recomendação?