Por Jonas Taucci
Uma das mais importantes reuniões de probacionistas realizadas, deu-se na noite de Natal, 24 de dezembro de 1920, quando da inauguração do Templo de Cura, em Oceanside; sua programação consta no livro “Memórias sobre Max Heindel e a Fraternidade Rosacruz”, (Terceira parte, O trabalho em Monte Eclésia e os novos prédios – A consagração da Eclésia) de Augusta Foss de Heindel, e também descrito em artigo neste blogue (clique aqui), quando de seu centenário de fundação no ano de 2020. A revista Rays From The Rose Cross – fevereiro de 1921, página 398 - em um maravilhoso artigo de Arline D. Cramer, “A Consagração da Eclésia” (clique aqui e procure mês e página referida), também retrata este memorável evento realizado pelos probacionistas.
No Brasil, os primeiros probacionistas, após a fundação dos Centros Rosacruzes de Santo André (maio) e São Paulo (setembro) em 1955, idealizaram reuniões reservadas ao estudo das lições chegadas da TRF aos probacionistas, e o Centro Rosacruz de São Paulo realizou-as mensalmente no que ficou conhecida como Reunião Mensal dos Probacionistas, inaugurada em fins dos anos 50.
Obedeciam a um interessante sincronismo astrológico:
*Aconteciam no último sábado de cada mês (sábado, regido por Saturno – provas – provacionistas - probacionistas).
Recordo que este evento mensal contava com aproximadamente 35 a 40 probacionistas (de São Paulo, outras cidades e mesmo outros estados do Brasil: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul), onde as recebidas Lições Mensal de Probacionistas e de Astro-análise/Astro-terapia igualmente para probacionistas da TRF, eram apresentadas e estudadas conjuntamente.
Havia uma sequência nestas reuniões:
1) Hino Rosacruz de Abertura, cantado por todos.
2) Hino ao signo astrológico do mês, cantado por todos.
3) Após a leitura por um irmão (ou irmã) era comentada pelos presentes, a Lição Mensal do Probacionista vigente.
4) Apresentação da Lição Mensal de Astro-análise/Astro-terapia, do mês em curso, para probacionistas, numa lousa, com desenhos a giz; igualmente por um irmão (ou irmã). Também com considerações dos presentes.
5) Da mesma forma lia-se e debatia-se o que eram chamadas de “Lição Mensal do probacionista antiga”, onde uma Lição Mensal do probacionista de anos ou décadas passadas, era lida por um irmão (ou irmã) com estudos de todos. Desta forma, havia um acesso a todos os (então) probacionistas à antigas Lições Mensais, enriquecendo – espiritualmente – estas inesquecíveis reuniões.
6) Caso alguém se tornara probacionista recentemente, esta pessoa era apresentada a todos na reunião; a alegria e as boas-vindas imperava: ganhava-se uma rosa branca.
7) Hino Rosacruz de Encerramento, cantado por todos.
Segundo relato de diferentes probacionistas em anos distintos, “sentia-se uma indescritível vibração no local”, quando destas reuniões.
- Estamos neste mês, celebrando 30 anos de Reuniões Mensais de Probacionistas neste Templo. São 360 reuniões: 360 são a totalidade de graus do zodíaco. Também 3+6+0 perfazem 9, o número da humanidade. Tenhamos as bênçãos das Hierarquias Planetárias e Zodiacais.
Decorrente do Centro Rosacruz de São Paulo enviar mensalmente à TRF, o Relatório Mensal de Atividades (total de palestras, rituais, reuniões dos conselhos esotérico, diretor, auditor, serviço social, aniversário, natal, páscoa, equinócios, solstícios etc.) a TRF ao ser informada da expressiva quantidade de reuniões mensais de probacionista alcançada, congratulou-se e parabenizou este Centro, fazendo coro aos dizeres do irmão Antônio Munhoz, respondendo efusivamente:
“Este Centro Rosacruz – simbolicamente - percorreu os 360º do zodíaco”.
Aqui três curiosidades sobre estas reuniões:
1) No que se refere à Lição Mensal do Probacionista; muitas delas abordavam o mesmo assunto por vários meses seguidos (“O Auxiliar Invisível” foi descrito nos anos 60 por 13 meses consecutivos, “O significado dos Sonhos e Visões” por 15 meses sequenciais, “Perguntas e Respostas a Probacionistas”, por contínuos 07 meses e explicações sobre o Ritual Rosacruz do Serviço do Templo, por 9 meses diretos), em abordagens profundas e maravilhosas sobre OS ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL.
2) Muitas das Lição Mensal de Astro-análise/Astro-terapia para probacionistas desta época, foram delineadas por Max Heindel, outras com aportes informativos de Elman Bacher (Estudos de Astrologia) e outras ainda do médico Dr. Howard Lesley Cornell (autor da obra citada várias vezes nestas Lições de Astrologia da TRF: Enciclopédia da Medicina Astrológica, uma obra de aproximadamente mil páginas).
3) A leitura destas Lições – em cada uma destas reuniões - seguia um sequencial: uma probacionista, um probacionista.
Vários (já falecidos e falecidas) probacionistas dos Centros de São Paulo, Penha, Lapa e Santo André deram-me – a décadas passadas - muito deste acervo (abrangendo meados dos anos 50 aos anos 80) quando tornei-me probacionista.
Nos anos 80, organizei – cronologicamente - este material que me foi dado (aproximadamente 870 páginas, muitas em frente-verso!); as condicionei em pastas devidamente catalogadas, com os dizeres RESTRITO A PROBACIONISTAS e doei ao Centro Rosacruz de São Paulo, para serem utilizadas por probacionistas, com o objetivo de seguir a prática do acesso de futuros probacionistas à “Lição do probacionista antiga”, e às Lição Mensal de Astro-análise/Astro-terapia para probacionistas.
Oportuno ressaltar o magistral trabalho realizado pela irmã probacionista, Lily Roth, que traduziu para o Braile :
O Conceito Rosacruz do Cosmos.
O Livro dos Probacionistas.
As 12 lições do Curso Preliminar Rosacruz.
As referidas traduções para o Braile, foram doadas pela inesquecível irmã para o Centro de São Paulo e também enviadas para a Sede Mundial - The Rosicrucian Fellowship, que muito agradeceu.
Lily Roth, uma verdadeira rosacruciana !
Por orientação de nossa Sede Mundial (The Rosicrucian Fellowship), oficiemos - nos Centros Rosacruzes ou em nossos lares - no domingo 19 de março próximo, o Ritual Rosacruz do Serviço do Equinócio de Março.