Criada
por volta de 1.895, a indústria cinematográfica leva entretenimento a milhões
de pessoas em todo o mundo.
Contudo,
apenas uma minoria consegue captar em certos atores e personagens, determinados
arquétipos ou simbolismos transmitidos a aqueles que possuem aptidão para isso.
Aqui,
alguns exemplos:
- Lon Chaney (1.883-1.930) – Filho
de pais surdos, este ator notabilizou-se por criar uma técnica própria de
maquiagem e de atuar em filmes onde seus personagens possuem deficiências
físicas; um bom exemplo é “O corcunda de Notre Dame” (baseada na obra
literária “Notre Dame de Paris” de Victor Hugo), de 1.923, onde a compaixão
para com nossos semelhantes é transmitida.
- Bing Crosby (1.903-1.977) – Além
de (ótimo) ator de cinema era (excelente) cantor; Na sua voz, a canção “White
Christmas” foi ouvida – segundo estatísticas – por mais de dois bilhões de
pessoas durante gerações. Astrologicamente com o ascendente em Libra e signo
solar Tauro, Crosby, vivenciou o canto. Possuía ainda Vênus no signo de Gemini
(comunicação através das expressões artísticas). Suas atuações em filmes,
personifica sublimações/regenerações da inveja em amor ao semelhante.
- Clark Gable (1.901-1.960)
–Possuía Vênus (amor), Júpiter (benevolência) e Saturno (responsabilidade) em
Capricórnio; arquétipos de personagens que interpretou em vários de seus mais
de 60 filmes.
Em
nossos dias – e desde algumas décadas – inúmeros filmes cinematográficos
abordam temas como; vida após a morte, Leis do Renascimento e Causa/Efeito,
clarividência, astrologia etc. sendo que vários atores (as) – em suas vidas
pessoais – declaradamente dizem serem vegetarianos.
Elmam
Bacher (Estudos de Astrologia), nos informa que certos atores não são –
de forma alguma – meros entretenimentos cinematográficos, e cita os atores
acima. (Volume VII, capítulo II, Filmes Cinematográficos).
José
Gonçalves Siqueira, probacionista da Fraternidade Rosacruz, disse certa vez, a
anos, que no decorrer das décadas vindouras, iriamos ver os Ensinamentos
Rosacruzes nitidamente em vários segmentos e departamentos da vida, sem
necessariamente estarem sendo classificados como tal.
Com
lançamento em dezembro de 1.940, e produção dos estúdios Disney, o filme (uma
animação onde músicas eruditas e ações são conjugadas) “Fantasia”, é visto até os dias de hoje. Nele podemos
observar determinadas músicas/cenas, em nítida afinidade com os ENSINAMENTOS
DA SABEDORIA OCIDENTAL:
- Tocata e Fuga em Ré Menor
(Johann Sebastian Bach, 1685-1750). A relação som/forma.
A)
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus”
(Evangelho de João, 01:01).
B)
“...como acontece com os esporos ou a areia que formam figuras geométricas à
vibração e um arco de violino sobre um prato de bronze” (Max Heindel em
Ensinamentos de um iniciado, capítulo XXII, Nosso Trabalho no Mundo).
- O Aprendiz de Feiticeiro (Paul
Dukas, 1865-1935). O despreparado neófito incursionando no Mundo de Desejos.
(Max Heindel em Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Volume I /
pergunta #187).
- Sagração da Primavera (Igor Stravinsky,
1882-1971). - Conceito Rosacruz do Cosmos (Max Heindel). Capítulo XII / Evolução da Terra, Época
Hiperbórea.
- Sinfonia
nº 6, Pastoral
(Ludwig Van Beethoven, 1770-1827). A muito utilizada frase utilizada pela
Fraternidade Rosacruz: A natureza sendo o símbolo visível de Deus.
- Valsa das Flores, da Suíte
Quebra Nozes, (Piotr Ilitch Tchaikovski, 1840-1893). Ritual Rosacruz de Junho;
“...os pequenos Espíritos da Natureza que representam tão importante papel
no serviço do mundo...esses pequenos servidores reúnem-se para o Festival das
Fadas...”.
- Uma Noite no Monte Calvo (Modest
Mussorgsky, 1839-1881). O Eu-Inferior.
- Ave Maria (Franz Schubert,
1797-1828). O Eu-Superior.
O
(gigantesco e não mais existente) cine Tangará, na cidade de Santo André – SP –
Brasil, possuía capacidade de 3.100 pessoas por sessão, sendo que em filmes
famosos, exibiam-se três sessões diárias.
Foi
o que ocorreu naquele domingo, dezembro de 1.980, quando seu cartaz anunciava “Fantasia” de Walt Disney.
Irmãos
da Fraternidade Rosacruz – Centro de Santo André, revezaram-se nos horários de
início das três sessões, distribuindo folhetos com informações sobre suas
atividades, cursos, livros, palestras etc. e revistas Serviço Rosacruz, do
Centro de São Paulo.
Perfez-se dessa forma uma divulgação muito grande dos ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL, que resultou numa enorme procura aos Centros de Santo André e São Paulo, de pessoas interessadas.
Desnecessário
dizer que na última sessão, e com ingressos antecipadamente adquiridos, grande
parte dos membros do Centro Rosacruz de Santo André assistiram ou (reviram)
esta magnifica produção cinematográfica. A amizade rosacruciana era
vivenciada também fora da Fraternidade Rosacruz; sábados à tarde ou feriados
eram preenchidos com chás com bolo nas casas de seus vários membros, num
autêntico rodízio de amizade cordial, sincera e fiel. O companheirismo era
exercitado sobremaneira (e no trocadilho, com sobremesa).
A amizade rosacruciana não era restrita apenas as atividades presenciais dentro dos Centros Rosacruzes.
Apesar
desta divulgação ser – até onde tenho conhecimento – única em termos de cinema
e com grande alcance à época, sabemos que ao membro da Fraternidade Rosacruz
cabe uma responsabilidade enorme: vivenciar aquilo que aprende e
divulga, caso contrário estaríamos praticando a hipocrisia e perdendo rumo no
que tange ao nascimento de nosso Cristo Interno.
Vinda
da Alemanha para o Brasil - início dos anos 50 - Sofia Schrah, ingressou na
Fraternidade Rosacruz, onde se tornou probacionista, dedicando longos anos de
trabalho ao Centro Rosacruz de Santo André.
Lembro-me
que, em certa palestra sobre o famoso axioma hermético “Homem conhece a ti
mesmo” (Templo de Apolo, em Delfos, Grécia), esta irmã disse:
“Se quiseres te conhecer, observa com -
muitíssima - atenção tuas práticas diárias com relação aos semelhantes, e de
forma alguma com aquilo que acumulastes em termos de conhecimentos. Desta forma
te conheceras...“
Método
infalível!
OBSERVAÇÃO:
Dos
anos 50 à meados dos 70, as LIÇÃO MENSAL PARA OS ESTUDANTES, de nossa Sede
Mundial (Oceanside), era em formato de livreto (acima), não havendo tradução
para o português, e um mesmo assunto sendo tratado vários meses. Muitas destas
Lições, foram utilizadas em palestra nos Centros de Santo André e São Paulo,
sendo também publicadas na revista Serviço Rosacruz.
SUGESTÕES:
- A Preparação do Ator e também A Construção do Personagem
(ambos de Constantin Stanislavski).
- História do Cinema Mundial
(Fernando Mascarello).
- Filmes do chamado “expressionismo
cinematográfico alemão” (décadas de 10 a 30 do século passado),
diretores Fritz Lang, Friedrich Murnau, Robert Wiene, Paul Lani, entre
outros.
- O exercício de retrospecção (íntimo de cada um de nós).