25/10/2020

O Dia em que a Fraternidade Rosacruz foi ao Cinema

Jonas Taucci 

Criada por volta de 1.895, a indústria cinematográfica leva entretenimento a milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Contudo, apenas uma minoria consegue captar em certos atores e personagens, determinados arquétipos ou simbolismos transmitidos a aqueles que possuem aptidão para isso.

 

Aqui, alguns exemplos:

 

- Lon Chaney (1.883-1.930) – Filho de pais surdos, este ator notabilizou-se por criar uma técnica própria de maquiagem e de atuar em filmes onde seus personagens possuem deficiências físicas; um bom exemplo é “O corcunda de Notre Dame” (baseada na obra literária “Notre Dame de Paris” de Victor Hugo), de 1.923, onde a compaixão para com nossos semelhantes é transmitida.

 

- Bing Crosby (1.903-1.977) – Além de (ótimo) ator de cinema era (excelente) cantor; Na sua voz, a canção “White Christmas” foi ouvida – segundo estatísticas – por mais de dois bilhões de pessoas durante gerações. Astrologicamente com o ascendente em Libra e signo solar Tauro, Crosby, vivenciou o canto. Possuía ainda Vênus no signo de Gemini (comunicação através das expressões artísticas). Suas atuações em filmes, personifica sublimações/regenerações da inveja em amor ao semelhante.     

 

- Clark Gable (1.901-1.960) –Possuía Vênus (amor), Júpiter (benevolência) e Saturno (responsabilidade) em Capricórnio; arquétipos de personagens que interpretou em vários de seus mais de 60 filmes.

 

Em nossos dias – e desde algumas décadas – inúmeros filmes cinematográficos abordam temas como; vida após a morte, Leis do Renascimento e Causa/Efeito, clarividência, astrologia etc. sendo que vários atores (as) – em suas vidas pessoais – declaradamente dizem serem vegetarianos.

 

Elmam Bacher (Estudos de Astrologia), nos informa que certos atores não são – de forma alguma – meros entretenimentos cinematográficos, e cita os atores acima.  (Volume VII, capítulo II, Filmes Cinematográficos).

 

José Gonçalves Siqueira, probacionista da Fraternidade Rosacruz, disse certa vez, a anos, que no decorrer das décadas vindouras, iriamos ver os Ensinamentos Rosacruzes nitidamente em vários segmentos e departamentos da vida, sem necessariamente estarem sendo classificados como tal.

 

Com lançamento em dezembro de 1.940, e produção dos estúdios Disney, o filme (uma animação onde músicas eruditas e ações são conjugadas) “Fantasia”, é visto até os dias de hoje. Nele podemos observar determinadas músicas/cenas, em nítida afinidade com os ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL:

 

- Tocata e Fuga em Ré Menor (Johann Sebastian Bach, 1685-1750). A relação som/forma.

A) “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus” (Evangelho de João, 01:01).

B) “...como acontece com os esporos ou a areia que formam figuras geométricas à vibração e um arco de violino sobre um prato de bronze” (Max Heindel em Ensinamentos de um iniciado, capítulo XXII, Nosso Trabalho no Mundo).

 

- O Aprendiz de Feiticeiro (Paul Dukas, 1865-1935). O despreparado neófito incursionando no Mundo de Desejos. (Max Heindel em Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Volume I / pergunta #187).

 

- Sagração da Primavera (Igor Stravinsky, 1882-1971). - Conceito Rosacruz do Cosmos (Max Heindel).  Capítulo XII / Evolução da Terra, Época Hiperbórea.

 

Sinfonia nº 6, Pastoral (Ludwig Van Beethoven, 1770-1827). A muito utilizada frase utilizada pela Fraternidade Rosacruz: A natureza sendo o símbolo visível de Deus.

 

- Valsa das Flores, da Suíte Quebra Nozes, (Piotr Ilitch Tchaikovski, 1840-1893). Ritual Rosacruz de Junho; “...os pequenos Espíritos da Natureza que representam tão importante papel no serviço do mundo...esses pequenos servidores reúnem-se para o Festival das Fadas...”.

 

- Uma Noite no Monte Calvo (Modest Mussorgsky, 1839-1881). O Eu-Inferior.

 

- Ave Maria (Franz Schubert, 1797-1828). O Eu-Superior.

 

O (gigantesco e não mais existente) cine Tangará, na cidade de Santo André – SP – Brasil, possuía capacidade de 3.100 pessoas por sessão, sendo que em filmes famosos, exibiam-se três sessões diárias.

 

Foi o que ocorreu naquele domingo, dezembro de 1.980, quando seu cartaz anunciava Fantasia” de Walt Disney.

 

Irmãos da Fraternidade Rosacruz – Centro de Santo André, revezaram-se nos horários de início das três sessões, distribuindo folhetos com informações sobre suas atividades, cursos, livros, palestras etc. e revistas Serviço Rosacruz, do Centro de São Paulo.

 

Perfez-se dessa forma uma divulgação muito grande dos ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL, que resultou numa enorme procura aos Centros de Santo André e São Paulo, de pessoas interessadas.


Desnecessário dizer que na última sessão, e com ingressos antecipadamente adquiridos, grande parte dos membros do Centro Rosacruz de Santo André assistiram ou (reviram) esta magnifica produção cinematográfica. A amizade rosacruciana era vivenciada também fora da Fraternidade Rosacruz; sábados à tarde ou feriados eram preenchidos com chás com bolo nas casas de seus vários membros, num autêntico rodízio de amizade cordial, sincera e fiel. O companheirismo era exercitado sobremaneira (e no trocadilho, com sobremesa).

 

A amizade rosacruciana não era restrita apenas as atividades presenciais dentro dos Centros Rosacruzes. 


Apesar desta divulgação ser – até onde tenho conhecimento – única em termos de cinema e com grande alcance à época, sabemos que ao membro da Fraternidade Rosacruz cabe uma responsabilidade enorme: vivenciar aquilo que aprende e divulga, caso contrário estaríamos praticando a hipocrisia e perdendo rumo no que tange ao nascimento de nosso Cristo Interno.

 

Vinda da Alemanha para o Brasil - início dos anos 50 - Sofia Schrah, ingressou na Fraternidade Rosacruz, onde se tornou probacionista, dedicando longos anos de trabalho ao Centro Rosacruz de Santo André.

 

Lembro-me que, em certa palestra sobre o famoso axioma hermético “Homem conhece a ti mesmo” (Templo de Apolo, em Delfos, Grécia), esta irmã disse:

Se quiseres te conhecer, observa com - muitíssima - atenção tuas práticas diárias com relação aos semelhantes, e de forma alguma com aquilo que acumulastes em termos de conhecimentos. Desta forma te conheceras...“

Método infalível!

 

OBSERVAÇÃO:

Dos anos 50 à meados dos 70, as LIÇÃO MENSAL PARA OS ESTUDANTES, de nossa Sede Mundial (Oceanside), era em formato de livreto (acima), não havendo tradução para o português, e um mesmo assunto sendo tratado vários meses. Muitas destas Lições, foram utilizadas em palestra nos Centros de Santo André e São Paulo, sendo também publicadas na revista Serviço Rosacruz.

 

SUGESTÕES:

- A Preparação do Ator e também A Construção do Personagem (ambos de Constantin Stanislavski).

- História do Cinema Mundial (Fernando Mascarello).

- Filmes do chamadoexpressionismo cinematográfico alemão (décadas de 10 a 30 do século passado), diretores Fritz Lang, Friedrich Murnau, Robert Wiene, Paul Lani, entre outros. 

- O exercício de retrospecção (íntimo de cada um de nós).