Por Jonas Taucci
O mês de janeiro recorda o falecimento de Max Heindel (dia 06) e também deveríamos nos recordar do compromisso que o aspirante rosacruz possui com ele mesmo, de praticar os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental.
Pertencer aos quadros de simpatizante, estudante ou probacionista, está longe de significar uma perfeição comportamental, contudo está muito distante também de ser um mero rótulo.
Olga Guerreiro, foi uma probacionista que colaborou imensamente na divulgação dos ENSINAMENTOS ROSACRUZES.
Em maio de 1970, o editorial da revista Serviço Rosacruz do Centro de São Paulo publicou um artigo seu com respeito ao probacionismo e sua leitura constitui-se em algo – espiritualmente - salutar por parte de todos nós, probacionistas, estudantes e simpatizantes, servindo como meditação e reflexão para este ano entrante.
O texto abaixo está baseado em parte desta publicação que durante muitos anos foi lida ao final das inesquecíveis Reuniões Mensais dos Probacionistas, realizadas no referido Centro, no último sábado (Saturno, provas, provacionismo, probacionis mo) de cada mês.
“O estudante Rosacruz, após certo período de estudos (que teve como início basicamente o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz), ingressa no probacionismo. Estará então consciente do grande privilégio de receber mais Luz Espiritual.
Isto porém, lhe advirá tão somente na consequência proporcional ao cumprimento consciente e correto da responsabilidade que a si mesmo impôs ao aceitar o probacionismo, pois comprometeu-se a amar e honrar o Eu Verdadeiro e Superior, dedicando-se ao serviço amoroso e altruísta.
Esta situação pressupõe orar e vigiar, viver no mundo e não lhe pertencer, desfazer-se gradualmente de todo vestígio de egoísmo, aliado a nunca perder as oportunidades de exprimir elevados pensamentos, palavras e ações.
O trabalho não constitui-se apenas em atividades físicas, senão também em atitudes mentais, emocionais, morais e de caráter.
A menos que pratique o que estudou em direção ao serviço a seus irmãos, os avanços espirituais serão ineficazes e fatalmente se atrofiarão por contrariar as Leis da Natureza.
Tão somente conhecer – ainda que profundamente - Filosofia Rosacruz e Astrologia não são, de forma alguma, requisitos para um amadurecimento espiritual.
A superficialidade em trabalhos de assistência não nos faz avançar no CAMINHO; o labor de fachada retrata-se na 1ª Epístola de Paulo aos Coríntios (13:01), inserido no Ritual Rosacruz do Serviço do Templo:
“Sem amor, é como metal que soa ou sino que tine”.
O probacionista consciente sabe o significado de amar ao próximo e recebe os desafios da vida como oportunidades de exercício anímico.
Ele cultiva a serenidade, reconhece erros próprios num fervoroso arrependimento. Esforça-se na superação de falhas e será sabedor que seu caráter é moldado na tônica da Fraternidade Rosacruz: o servir.
Probacionismo pressupõe VIVER COMPORTALMENTE TAL QUAL”
Há uma luminosidade de alma - a elegância espiritual – que independe de condições sociais, escolaridade e bens materiais; os que humildemente praticam os Preceitos do Cristo e amam seus semelhantes possuem esta elegância interna. Ela é conquistada unicamente em ações aos menos favorecidos.
O que escrevemos e lemos sobre a Filosofia Rosacruz, podemos esquecer.
O que falamos e ouvimos sobre Astrologia, podemos não nos lembrar.
O que praticamos sobre tudo isto, assimilamos, aprendemos e nos elevamos espiritualmente.
Durante muitos anos, coube a mim a responsabilidade de – duas vezes por semana e munido da chave – retirar as correspondências na Agência Central de Correios (cidade de São Paulo) endereçadas ao Centro Rosacruz de São Paulo pela Caixa Postal e levá-las para a Rua Asdrúbal do Nascimento.
Uma quantidade enorme de cartas de praticamente todos os estados do Brasil e vários países eram endereçadas para a divulgadíssima Caixa Postal 7962 da referida agência dos Correios.
A chamávamos, carinhosamente, de “Caixa Postal Rosacruciana 7962”.
Cartas com respostas e solicitações aos Cursos Preliminar, Suplementar, Bíblico, Astrologia, Departamento de Cura, informações gerais, contribuições (datilografadas) para a revista Serviço Rosacruz, cartões de Natal, aniversário, revistas de diversos Centros Rosacruz espalhados pelo mundo, etc..
O montante de cartas era grande e por várias vezes me foi necessário uma sacola para o transporte destas correspondências que eram direcionadas para os respectivos Departamentos: várias equipes davam pronto atendimento e retorno.
Eram tempos da inexistência dos atuais meios digitais de comunicação.
Numa destas vezes - início dos anos 80 - um envelope foi direcionado ao Conselho Esotérico, com remetente da The Rosicrucian Fellowship.
Tratava-se da “Astrological Chart”, diagrama constante no livro acima e que a TRF presenteou o Centro Rosacruz de São Paulo, com tamanho aproximado de uma folha A4.
Um irmão probacionista, já falecido (suas cinzas foram espargidas pelos jardins do citado Centro), custeou centenas de cópias e doou a todos os interessados e Centros Rosacruzes do Brasil (São José dos Campos, Santo André, Piracicaba, Campinas, Penha e Lapa) que realizaram inúmeras palestras sobre o assunto; um valoroso trabalho.
Esta Astrological Chart pode ser vista clicando aqui.
Por volta de dez anos após isto, a TRF enviou novamente ao Centro de São Paulo, um enorme poster da “Astrological Chart”, com informações adicionais: ela pode ser vista clicando aqui.
Mais recentemente, e colorida por um aspirante rosacruz, pode ser vista clicando aqui.
O colaborador deste blogue custeou uma moldura, revestimento de vidro e um suporte neste poster; o Conselho Esotérico fixou-o numa das paredes da recepção deste Centro.
Como temos feito no início de cada ano – e já por longo tempo - abaixo estão calculadas as datas em que ocorrem a Lua Nova para o ano de 2024; entenda-se Lua Nova, além da fase astronômica, como a conjunção exata entre Sol/Lua no mesmo grau de um signo astrológico.
Consultemos nosso Tema Natal (horóscopo), vejamos em que Casa Zodiacal ocorrem estas Lunações; há uma tendência desta Casa ser ativada.
Observemos também se estas Lunações fazem aspectos (conjunção, sextil, quadratura, trígono ou oposição) com algum planeta radical de nosso horóscopo e também com o Meio Céu, Ascendente, Cabeça/Cauda de Dragão ou Roda da Fortuna.
O casal Heindel (Astrodiagnose – Um Guia de Saúde), em várias interpretações de Temas Natais, cita a importância mensal da Lua Nova e seus aspectos com nossos planetas radicais.
Agradeçamos a Deus (e aos Anjos do Destino) por estas experiências – sejam quais forem – solicitando aos Irmãos Maiores para que as possamos assimilar, alavancando assim, um amadurecimento espiritual com isto.
Todo nosso Tema Natal e seus aspectos são Bençãos Divinas nos fornecendo experiências e crescimento anímico: os objetivos de nossos (re)nascimentos na Terra. Dediquemos todos os dias do Ano Novo a amarmos nossos semelhantes e prestarmos auxílio aos desassistidos, tal qual Cristo (o Maior Iniciado do Período Solar, o Mais Alto Arcanjo) nos exortou.
O IMPORTANTE
O horário informado refere-se ao de Brasília e levar em consideração também os aspectos de trânsitos dos planetas com a posição dos planetas radicais, bem como as progressões.
Em 2024 haverá duas Luas Novas no signo astrológico de Capricórnio; janeiro e dezembro.
O MAIS IMPORTANTE
Foi relatado o gigantesco trabalho que a probacionista Olga Guerreiro prestou – durante décadas – para com a Fraternidade Rosacruz.
Há algo que ela realizou, imensamente superior a isto:
- Visitava enfermos em hospitais, residências, creches, orfanatos e não descuidava dos menos favorecidos: seu comportamento divulgava os ENSINAMENTOS ROSACRUZES.
“Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 06:02).