22/11/2016

Iluminação

por Lúcia Reixa Silva (*)                
(*) Lúcia Reixa Silva é membro da Fraternidade Rosacruz ( The Rosicrucian Fellowship) em Lisboa, Portugal. Página da escritora: aqui

Frente e Verso da Capa do livro:
SONHANDO OS CINCO ELEMENTOS de Lúcia Reixa Silva
Editora Chiado

05/11/2016

Do Comprometimento Rosacruz

 por Jonas Taucci
"A Canção dos Anjos", Adolphe W. Bouguereau (1.825-1.905) 
Museu Forest Lawn  - cidade de Glendale -  California EUA.
                                                                                                      
E, infelizmente, é só a ânsia por maior conhecimento que traz a maioria dos estudantes para a escola Rosacruz. É uma árdua tarefa cultivar em seus corações a compaixão, que deve ser mesclada com o conhecimento para tornar-se o seu fator guia antes que estejam prontos para entrar no Reino de Cristo”. (Iniciação Antiga e Moderna – A Anunciação e a Imaculada Concepção - Max Heindel).

Com a aproximação da Idade Aquariana, o avanço científico – entre outros fatores - tornar-se-á marcante.

A revolução na informática nas últimas décadas é apenas um pálido vislumbre do que a humanidade alcançará; é característica do signo de Aquário; científico, intelectual e do elemento ar.

Os Irmãos Maiores, sabedores disto, divulgaram ao mundo no início do século passado - através de Max Heindel - os ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL, para que este avanço intelectual fosse acompanhado também do lado devocional; o coração (órgão regido pelo signo oposto a Aquário; Leão).

Em momento algum, os Ensinamentos Rosacruzes são contrários aos avanços científicos ou de qualquer outra natureza semelhante, contudo CORAÇÃO e MENTE devem equilibrar-se.

Recordo-me de um sábado, julho de 1.988. Sob um intenso frio, a Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil, realizou uma palestra (Cristianismo e Música), que esteve a cargo – simultaneamente – da (então Diretora de Relações Sociais) irmã Maria Lázara Franzini e dois irmãos; todos com formação musical, além de serem instrumentistas.

Exposição previamente muito divulgada em jornais e revistas, os irmãos expuseram os gráficos abaixo, retirados da obra “A escala musical e o Esquema de Evolução” de Art Taylor.  


À medida que a relação: notas musicais, signos zodiacais, planetas e partes do corpo humano iam sendo expostas e comentadas pela irmã, a nota musical correspondente era executada - ao vivo - por violão e depois flauta pelos dois irmãos.


A irmã palestrante finalizou a exposição com os dizeres:

“No futuro o ser humano se conscientizará de que a música é um excelente meio para a cura e a regeneração.

Saberá, então, equilibrar MELODIA, HARMONIA E RITMO da mesma forma que terá equilibrado a CIÊNCIA, A ARTE E A RELIGIÃO, re-estabelecendo assim o contato com a HARMONIA DAS ESFERAS, o que possibilitará ouvir a NOTA CHAVE DA CRIAÇÃO.

Daí então, será apenas uma questão de tempo para que o ser humano saiba pronunciar a PALAVRA CRIADORA”.

Devido a boa divulgação, Templo literalmente lotado e com pessoas em pé, inúmeros visitantes – pela primeira vez – estiveram presentes a esta palestra, o que após o seu término iniciou-se a parte das perguntas.

Um senhor, octogenário assumido – disse que estudava o esoterismo a 60 anos, citando (renomados) autores de (famosas) obras ocultistas.

Em sendo a primeira visita à Fraternidade Rosacruz, fez duas perguntas:

1) Porquê da tônica dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, ser o “SERVIÇO”?

Foi-lhe respondido que os Ensinamentos Rosacruzes estão alicerçados no Cristianismo Esotérico; TUDO o que Cristo nos ensinou, está diretamente relacionado ao AMOR que devemos cultivar aos nossos semelhantes, auxiliando-os, PRATICANDO este preceito através de atos, ações e obras.

2) Seus 60 anos de estudos sobre cabala, esoterismo, astrologia, tarot, numerologia etc. não eram suficientes para fazer uma pessoa evoluir espiritualmente?

Foi perguntado ao senhor octogenário, onde ele aplicou, o que fez e principalmente se auxiliou o semelhante com o que aprendeu neste mais de meio século de estudos.
Sua resposta:

- Nada, li livros, fiz cursos e ouvi palestras.

E concluiu:

-Teria que ser feito algo com tudo aquilo que estudei e aprendi?

Situações assim com certeza não são – nem serão - casos isolados no mundo, com a proximidade da Era de Aquário; não devemos pressupor que apenas conhecer os Ensinamentos Rosacruzes nos fará evoluir.

O equilíbrio entre mente e coração é a nota chave, e principalmente a sua aplicação diária; a sua vivência.

Há uma diferença enorme entre CONHECIMENTO e um COMPROMETIMENTO APLICATIVO dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental.

Ao ser perguntado quando LHE foi dado de comer, de beber, de vestir e visitado, Cristo afirmou que tudo isso LHE é feito, quando REALIZADO a um de nossos semelhantes.

Nas estrelinhas, o Maior Iniciado do Período Solar, nos fala que há um Cristo Interno dentro de cada ser humano. Quando estamos servindo a uma pessoa, estamos servindo na verdade o Cristo Interno desta pessoa. (Oportuno o aspirante Rosacruz ler a totalidade de Mateus 25:35 a 40).

Isto corrobora com a parte final do Ritual Rosacruz do Serviço do Templo: “... procuremos servir à Divina Essência neles oculta...”

Há um CRISTO INTERNO dentro de todos nós. Sirvamo-Lo!

É infinitamente melhor ser capaz de sentir emoções nobres, do que ter a habilidade intelectual para definir todas as emoções”. (Iniciação Antiga e Moderna – Max Heindel - A Anunciação e a Imaculada Concepção).