15/12/2011

Uniões Continentais (II)

 por Delmar Domingos de Carvalho

NA ÁFRICA, NAS AMÉRICAS, NA ÁSIA E OUTRAS

Para manter a Paz ...deverão reunir todos os eleitos pelos diversos povosnuma Assembleia Coordenadora Mundial, com sede, sucessivamente, na Europa, Ásia, África e América (l), de maneira a não ser violado o princípio da igualdade entre os Continentes.”
João Amós Coménio
( l ) Atualmente acrescentar-se-á a Oceânia.
Cada vez mais os povos sentem a necessidade de união entre si.
O movimento cósmico é algo lento mas muito sábio. Nele tudo tem o seu Tempo.
Nesta fase, em que ainda impera o egoísmo, aqui e além já transmutado em altruísmo; como domina o materialismo, as posses materiais, em que elas cavalgam os seres humanos, tal não é o estado mental de miríades de seres humanos, como de muitas Instituições, contudo tem avançado a criação de Organismos diversos em todos os Continentes.
É certo que a base reside mais no egoísmo do que num verdadeiro espírito fraternal, altruísta, mas são passos, experiências para a construção de estruturas mais avançadas e libertadoras.
Comecemos por esse grande continente, a África.
Em 1963 é criada a OUA, ou seja, A ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA, na capital da Etiópia, tendo como grande impulsionador, o conhecido Haile Selassie.
Inicialmente, era composta por 32 países independentes.
Nessa data, Portugal não soube escutar os ventos da História, e em vez de fazer acordos valiosos para ambas as partes, mantinha as várias guerras coloniais, aumentando os ódios, etc.
Esta Instituição procurou ajudar à erradicação de todos os métodos de colonialismo, contribuir para que houvesse solidariedade entre os diversos estados deste Continente; melhorar a vida dos seus cidadãos; estabelecer laços de cooperação internacional.
Na prática, os resultados positivos verificaram-se na ajuda à libertação dos povos colonizados, ao fim do apartheid na África do Sul, etc.
Em 2002 esta Organização deu lugar à UNIÃO AFRICANA, (UA)
Em parte procura seguir o esquema da U.E..
Engloba 52 países desde a África do Sul até à Zâmbia.
Contudo, com governos ditatoriais, em que a corrupção domina, com problemas diversos desde tribais até secas, etc, há muito a fazer para que os povos africanos consigam viver num ambiente de paz, de segurança, de justiça social, de saúde, de alimentação, etc, que necessitam com urgência.
Viajemos até às Américas
A Organização dos Estados Americanos, fundada em 1948, em Bogotá-Colômbia, com fins de auto-defesa colectiva, de resolução pacífica entre os Estados membros. Inicialmente: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, E.U.A., Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Republica Dominicana, Uruguai e Venezuela. Em 1956, aderiu a Argentina.
Neste momento, esta Organização engloba todos os países americanos, incluindo as novas nações independentes da região do Caribe, desde Barbados até à Guiana, tendo o Canadá aderido em 1990.
Embora na Carta assinada estejam pontos de vista muito positivos, como acabar com a corrupção, a lavagem do dinheiro, o meio ambiente, etc, na prática, como estão?
Há muito a melhorar, a renovar. O problema de Cuba como está?
Também, como está sendo resolvido a vergonha do muro a separar os USA com o México?
Enfim, na prática que frutos deram? Seja como for são experiências que devem ser fomentadas.
Em 1965, é criada a Unidade de Comércio com 34 países, com ligações à ALCA, Área de Livre Comércio das Américas com sede em Washington-USA. Este tratado liga os EUA, o Canadá e o México, só que os seus frutos... O problema é que a dinâmica destas uniões em que alicerces assentam? Estão de acordo com as Leis Divinas ou com o egoísmo, etc?
Na Ásia temos a ANSEA, Cooperação entre países da Ásia do Sudoeste desde a Coreia até Indonésia, Filipinas e Malásia, como a Tailândia e Singapura. Têm procurado alargar as suas relações com a UE e a OMC, Organização Mundial do Comércio, ONU. Têm diversos problemas especialmente no que toca às relações com a China e o Japão, duas potências que, como sabemos, ao longo da História, sempre quiseram dominar esta área e não só. Assim surge a criação da ASEM.
Por último, lembremos ainda a APEC, (COOPERAÇÃO ECONÓMICA DA ÁSIA E DO PACÍFICO), fundada em 1992 entre os países da grande bacia do Pacífico pelo que vai desde a Austrália, Indonésia, México e outras Nações do Leste Americano, até ao Japão, China, Coreia do Sul, etc.
Analisando todos estes Organismos, e muito embora, existam alguns princípios universais neles incluídos, contudo, os imperialismos de uns; os egoísmos de todos; vão servindo para que cada um aprenda várias lições no caminho para um Governo Mundial, em que o amor fraterno, universal, a todos una.
E como tudo tem o seu tempo, quanto mais cedo cada cidadão, cada nação, aprender as lições da solidariedade, da fraternidade, da justiça, da liberdade, do altruísmo, melhor será para cada qual e para todos.
É QUE O QUE SEMEAMOS, COLHEMOS, E ALGUNS ESTÃO JÁ COLHENDO TEMPESTADES, POIS TÊM SEMEADO MUITOS VENTOS TENEBROSOS.
(continua)

0 comments:

Postar um comentário