12/10/2022

O IDEAL DO SERVIÇO

por Roberto Gomes da Costa
A palavra-chave da FRATERNIDADE ROSACRUZ é Serviço. É um conceito que o estudante da Filosofia Rosacruz deve aprender em sua essência, não só meditando sobre o seu profundo significado, como também através de sua vivência.

O estudante da Filosofia Rosacruz tenta viver, nos dias de hoje, tanto quanto possa, uma realidade que só se manifestará, em sua plenitude, na Idade de Aquário. Ocorre que os conceitos que hoje a humanidade tem sobre pontos essenciais à sua evolução, não se aproximam dos que deverá ter quando a Idade de Aquário estiver sendo vivida.

O conceito de Serviço é um exemplo bastante significativo dessa diferença de conceituações e o estudante dessa Filosofia deve se aperceber com clareza.

A interpretação comum de serviço é o desempenho de qualquer trabalho ou comissão ou o exercício de cargos de funções obrigatórias. Serviço pode também significar, em um contexto econômico, o produto da atividade humana que satisfaz a uma contrapartida. O mais importante a destacar dessas conceituações comuns é que serviço é algo que se faz em troca de pagamento.

Há, nesse primeiro aspecto considerado, uma marcante diferença em relação ao serviço conceituado espiritualmente, que deve ser feito de modo desinteressado, sendo o prestador do serviço movido apenas pelo desejo de ser útil.

Outro aspecto a destacar nessa comparação de conceituações diz respeito a quem se dirige o serviço. No sentido comum, o serviço é dirigido a um ser ou grupo de seres, organizados ou não, que desempenham funções no mundo material e que precisam ser atendidos em suas necessidades. Portanto, o demandador do serviço é uma personalidade com suas características pessoais funcionais.

Essa é outra profunda diferença em relação ao serviço conceituado espiritualmente, que é dirigido não à personalidade. Foi assim que Cristo nos viu, especialmente quando serviu aos perdidos. Viu a essência divina oculta em cada um de nós e por isso entregou-se a um sacrifício extremamente pesado para um Espírito Solar, de ser o Regente da Terra até que O possamos libertar de tal fardo.

O serviço tem também, em sua conceituação comum, um traço desagradável de ser penoso e de envolver esforços para a sua consecução. Há, outrossim, nesse ponto, uma diferença para o serviço conceituado espiritualmente, que deve ser feito com alegria.

Um belo pensamento de Tagore dá ao conceito de serviço uma aura de jovialidade e alegria:

"Eu dormia e sonhava que a vida era alegria,
Acordei e vi que a vida era serviço.
Servi e vi que o serviço era alegria."


O Hino de Encerramento da Fraternidade Rosacruz diz também: "Possa então o Serviço dar-te mais alegria ainda". 

Essas são diferenças essenciais entre os conceitos comum e espiritual do serviço. Mas o mais importante para o estudante é que ele, com essa chave, não venha a se afastar dos serviços que considere comuns e sim realizar qualquer serviço que não contrarie seus princípios, como um verdadeiro serviço segundo a conceituação espiritual, ou seja, com o desejo de ser útil, buscando a essência divina oculta em quem está sendo servido e fazendo-o com toda a alegria.

0 comments:

Postar um comentário