03/03/2021

A Páscoa e o Compositor Rosacruciano

Até onde tenho conhecimento, este é o primeiro registro fotográfico de um Centro Rosacruz (ligado à Sede Mundial, Oceanside), no Brasil. Trata-se da fundação do Centro Rosacruz de Santo André, na data acima informada, com (então) localização na Rua Campos Salles, 129, na cidade de Santo André, estado de São Paulo.


O casal Ana e Armando Tempera (abnegados rosacrucianos, oriundos da Itália); Mario Sparapani; Milton José Ribeiro (raramente deixava de comparecer às reuniões); João Baptista Ribeiro da Silva; Maria Ribeiro da Silva; Luís Mario Salvini (palestrante de astrologia);Edmundo Teixeira (além de palestrante, escreveu muitos artigos, e, na reforma dp Centro Rosacruz de São Paulo, em 1984, contribuiu financeiramente de forma substancial).


Cristovam Martins (colaborou muito na parte financeira), Francisco Phelipp Preuss (austríaco, palestrante e virtuose quando tocava cello), Raul Guerreiro (excelente violinista; em seu apartamento, nas tardes de sábado, reunia os amigos para saraus musicais que jamais esquecerei), João Dodero (uma vida dedicada a trabalhar pela Fraternidade), Isis.

 

Severino Gomes (apresentador oficial das comemorações de Natal e aniversário da Fraternidade), José Facchini, Dorothea Bloss Kubitzki (alemã, doou ao Centro Rosacruz de Santo André um órgão, eximia musicista, organista e mezzo-soprano, colaborou anos com sua voz e talento ao órgão).

 

Tive a felicidade de conhecer muitos destes irmãos e irmãs; foram verdadeiras “colunas” dentro da Fraternidade Rosacruz, numa época em que se pagava aluguel de uma sala onde realizavam-se as reuniões, além de água, luz, faxina, material de limpeza, administrativo, correio etc.

 

No transcurso das décadas – durante o mês em que se observava a Páscoa – realizavam palestras semanais sobre este assunto.

 

No próximo dia 20 de março de 2.021, às 06h39m HB (Horário de Brasília), o Sol ingressará no signo zodiacal de Áries, inaugurando um novo Ano Astrológico.

 

No dia 28 deste mesmo mês, às 15h48m HB, acontece a Lua Cheia (eixo Sol/Áries – Lua/Libra), sendo o domingo seguinte celebrada a Páscoa (04 de abril).

 

A divina mensagem que chega com o advento da Páscoa, difere em significado segundo o grau evolutivo de cada indivíduo. Quando Cristo foi crucificado no gólgota, seu gigantesco sacrifício para com a humanidade apenas iniciou-se; ELE nos visita anualmente:

 

MARÇO – SOL EM ÁRIES – FOGO:

Cristo inicia sua volta ao Mundo do Espírito de Vida, Páscoa.

 

JUNHO – SOL EM CÂNCER – ÁGUA

Cristo no Mundo do Espírito de Vida, recompõe seus veículos e assimila a essência do serviço prestado à Terra.

 

SETEMBRO – SOL EM LIBRA – AR:

Cristo inicia sua volta à Terra.

 

DEZEMBRO – SOL EM CAPRICÓRNIO – TERRA:

Cristo atinge o centro da Terra, infundindo todo seu amor ao nosso planeta, Natal.

 

Sem este trabalho anual do Cristo, toda a evolução concernente ao planeta Terra estaria irremediavelmente perdida.

A Fraternidade Rosacruz possui Rituais (Equinociais e Solsticiais) específicos para estas datas, contendo - em cada um deles - as portentosas vibrações concernentes a cada um destes pontos da Trajetória Anual do Cristo.

 

Se o ingresso do Sol nestes signos é o ponto determinante para estas sacras datas, a posição da Lua nestes mesmos (cardinais) signos, semanalmente, chancela o Ritual Rosacruz de Cura. Vemos desta forma, a LUMINOSIDADE CRÍSTICA dos Ensinamentos Rosacruzes.

 

Ao aspirante rosacruz, fica a certeza de poder contribuir com Cristo nesta empreitada: praticar seus ensinamentos. 

 

A libertação – definitiva – de Cristo referente a esta trajetória, não será obtida como resultado de erudição humana (sejam de quais forem as religiões, filosofias ou doutrinas), intelecto desenvolvido, aquisições de conhecimentos, textos escritos/lidos ou mesmo de (apenas) fé. “A fé sem as obras, é morta” - Tiago 02-26.

 

Será obtida – segundo os Ensinamentos Rosacruzes - somente após um número suficiente de nossa humanidade ter desenvolvido seu Corpo-Alma, como um instrumento apto e radiante. Max Heindel nos informa de como podemos construir este luminoso Corpo: sacrificando nossa personalidade em favor do serviço abnegado aos nossos semelhantes. Como estamos – individualmente – contribuindo para com isto?

 

Muito comum na Páscoa, ouvirmos estrofes de músicas alusivas à Ressurreição de Cristo em vários segmentos religiosos, espiritualistas ou esotéricos.

 

Contudo, ao aspirante rosacruz fica a tarefa de compor uma outra estrofe:- Não esquecer os desassistidos.

 

A origem etimológica da palavra “ALELUIA”, tão utilizada nos domingos de Páscoa e maravilhosamente musicada pelo compositor barroco Georg Friedrich Handel (1.685-1.759), na obra O Messias – movimento “Aleluia”, vem do hebraico, onde:

 

HALLELU: adorar e louvar.

YAH: abreviação da palavra Deus.

 

Aqui, o sincero e fiel aspirante rosacruz deve entender este significado como a adoração e louvor ao seu Eu-Superior; sua Divindade Interna preenchendo seus pensamentos, palavras e ações.


Na Lição abaixo, de nossa Sede Mundial, há um poema (não informado o autor), que nos dá subsídios do que devemos realizar para vivenciarmos plenamente a Santa Estação da Páscoa o ano todo:

Esta é a OBRA a ser realizada pelo aspirante rosacruz...



SUGESTÕES DE LEITURA

- Ritual Rosacruz do Equinócio de Março, a ser oficiado, sob orientação de nossa Sede Mundial (Oceanside), no dia 19 de março deste ano de 2.021. (veja aqui)

- Interpretação Mística da Páscoa -  Max Heindel. (aqui)

- Filosofia Rosacruz em P&R –  Max Heindel, Volume I – Pergunta 89. (veja aqui)

- "Que o Mundo se Rejubile" - de Histórias da Era Aquariana para Crianças – Vol.III  - PDF (baixe aqui)

- O Manto de Cristo, livro do autor americano Lloyd C. Douglas (1.877-1.951).

Artigo por Jonas Taucci

5 comments:

Sandra disse...

Amigo Jonas, é sempre um prazer ler seus textos e os livros sugeridos para leitura. Assim, gostaria de citar as preciosas palavras de "Angelus Silésius", quando escreve: ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém, se não nasce dentro de ti, tua alma segue extraviada. Grata por compartilhar seus conhecimentos.

Unknown disse...


Recebi de meu amigo Gilberto Silos,
a mensagem abaixo, a qual ele autoriza-me a reproduzir.

Merecidamente deve estar incluída no artigo que escrevi....



"Fico-lhe muito grato pelo texto e pela foto tão significativa. Conheci todos os irmãos que nela aparecem, exceto um ou dois. Lembranças maravilhosas de uma época notável. Gente fiel, dedicadíssima ao ideal Rosacruz.
Conheci a sede da rua Campos Sales. Foi ali que fiz a primeira palestra de minha vida, coisa que na ´época jamais passara pela minha cabeça. Estudante do Curso Suplementar, eu participava do estudo do Conceito que o Dr. Hélio de Paula Coimbra coordenava aos sábados à tarde na Sede Central. O Dr, Hélio fazia uma palestra mensal no Centro de Santo André. Num determinado final de tarde ele me telefonou, no meu trabalho. Estava muito preocupado pois era o seu dia de fazer a palestra em Santo André. Em cima da hora a diretoria do INSS o convocou para uma reunião. Ele tentou falar com outros irmãos da Sede Central para o substituirem. Não conseguiu encontrar ninguém. Então pediu-me que o substituisse, me aconselhando a falar sobre o último tema que havíamos estudado , no sábado anterior. Você pode imaginar como eu , calouro de última hora, me atrapalhei, gaguejei, me enrolei. Mas os irmãos de Santo André compreenderam a situação e me cumprimentaram depois da palestra. Ninguém me criticou. Ali, naquela noite fria, percebi, em meu coração, o que é fraternidade. Nunca esqueci aquele momento e essa foto me emociona.
Um fraterno abraço

Gilberto"

Rosacruz e Devoção disse...

Nossos sinceros agradecimentos Irmão Gilberto, por seu rico comentário. "...percebi, em meu coração, o que é fraternidade." É, ou pelo menos deveria ser esse o nosso objetivo ao divulgar os Ensinamentos que nos foram trazidos por Max Heindel. Abraços fraterno.

Rosana Tempera disse...

Muito relevante o artigo que recorda os anos de existência do Centro de Santo André. Arquivos antigos em papel sao excelentes, mas a era digital veio para facilitar essa tarefa.
Isso vai fazer com o nosso escritor Jonas possa nos brindar com mais citações do passado brilhante do Centro de Santo André.
Relembrar os nossos antepassado é manter vivo a nossa história que eles continuam a contar em outro plano, como também a continuação do serviço abnegado, desinteressado que esses irmãos prestaram e continuam a prestar em prol da humanidade. (Trecho do.ritual) sabia de cor.
QUE AS ROSAS FLORENÇAM EM VOSSA CRUZ.

Rosacruz e Devoção disse...

Agradecemos por seu belo comentário. Nosso abraço fraterno e Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz

Postar um comentário