06/11/2022

SATURNO: A Ordem Rosacruz, A Fraternidade Rosacruz, os Estudantes e Probacionistas

por Jonas Taucci
Como foi exposto em artigos anteriores, as “Lição Mensal do Estudante” (Oceanside) foram utilizadas em palestras e publicações em várias revistas durante décadas no Brasil; recentemente foram enviadas – via Correio, gratuitamente – para diversos Centros e pessoas ao redor do mundo.


Talvez uma destas Lições em que houve maior repercussão foram as de fevereiro e março do ano 1.966 intituladas “Confiança em si mesmo: uma virtude espiritual – Partes I e II”. Ela foi traduzida para o português e serviu de palestras em vários Centros Rosacruzes no início dos anos 80.

As referidas, depositam nos ombros de cada aspirante rosacruz, uma carga enorme de responsabilidade, onde o que se leva em conta – para um amadurecimento espiritual – constitui-se no viver a vida.

Abaixo, na integra, um resumo desta Lição.
“Um dos aspectos que mais claramente distingue o método Rosacruz de desenvolvimento espiritual dos demais, constitui-se na ênfase sobre:

1) Confiança em si mesmo.
2) Santidade do livre arbítrio.
3) Liberdade pessoal do aspirante.


Considerando a grande importância que atribuímos na liberdade individual dentro da Escola Rosacruz, muitos pontos de controvérsias solucionam-se.

Frequentemente apresenta-se a seguinte pergunta:

- Os Irmãos Maiores respaldam a Fraternidade Rosacruz?

Na Fraternidade Rosacruz – desde o início de suas atividades - os probacionistas comprometem-se a si mesmos a amar, honrar e obedecer ao Eu Superior.

A Fraternidade Rosacruz, como organização, isto é, como entidade legal registrada no estado da Califórnia (USA), não pode – obviamente - estar “respaldada” pela Ordem Rosacruz: a Ordem Rosacruz está acima de todas as leis de qualquer tipo que os homens possam estabelecer no plano físico.

Devemos, portanto, diferenciar a entidade legal chamada Fraternidade Rosacruz, que é a organização material e Escola Preparatória que conduz a Ordem Rosacruz, que é totalmente espiritual.

Todos os estudantes, ao se tornarem probacionistas, recebem a atenção de um dos Mestres da Ordem Rosacruz; à medida que estes devotos probacionistas crescem em compreensão e força espiritual, a organização externa deve necessariamente florescer e Max Heindel exortou que precisamente é desta forma que cresce a Fraternidade Rosacruz: por meio do viver a vida de seus membros.

Seguramente torna-se claro para todo estudante: se os Irmãos Maiores estivessem por trás de uma organização, que é material e estabelecida como entidade legal na Terra, então todo membro da organização veria limitada sua liberdade pessoal desde o momento que se filiou a ela.

Por esta razão, os Irmãos Maiores não estão por traz desta organização como tal, mas em cada aspirante individual que lhes peçam auxílio para viver a vida que conduz a iniciação.
Todos sabemos que existem estudantes e probacionistas que não estão vivendo a vida, ainda que enviem suas correspondências ou relatórios desejando receber as lições e cartas mensalmente.

Tais estudantes e probacionistas indiferentes, não devem crer que devido ao fato de estarem “dentro” da Fraternidade Rosacruz, estejam automaticamente conectados e em harmonia com a Ordem Rosacruz. Não é assim.

Se um estudante não é sincero em seu trabalho espiritual, o Mestre não estará com ele, e quanto mais falta de sinceridade exista na organização, menos respaldo receberá esta, da Ordem Rosacruz.

Por outro lado, se houver muitos estudantes devotos e ardentemente aspirantes no sentido real da palavra, o poder do Mestre se faz crescente, e todo trabalho da organização exterior - que é a Escola Preparatória – brilha como o fogo do Espírito.

Observamos, particularmente, que não há obrigação nenhuma por parte dos estudantes aos Irmãos Maiores. A tais estudantes dirá o Mestre: Desejas vender-se a mim, como um escravo meu? Eu não desejo comprar-te, pois sou contrário a toda forma de escravidão.

O compromisso do aspirante, refere-se para com o seu Eu-Superior.

Se não formos fiéis a nós mesmos, como o sê-lo a outrem, mesmo sendo os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz?

Max Heindel várias vezes urge aos estudantes a que aprendam a permanecerem sós, que confiem em si mesmos espiritualmente, pois de outra maneira não será possível alcançar aquela liberdade de que Paulo disse em sua Epístola aos Romanos (08:21).


“A gloriosa liberdade dos filhos de Deus”

Há citações do fundador da Fraternidade Rosacruz quanto a isto:

- O Mestre diz que trata-se de parte de nosso labor espiritual, trabalhar segundo nossas linhas de esforços, tanto individualmente como associação.

- Devemos aprender a lição de trabalhar por um propósito comum, sem lideranças; que cada um seja impulsionado pelo espírito de amor interno para elevação física, moral e espiritual de todo mundo, até a estatura de Cristo – o Senhor e a Luz do mundo.

- A liberdade é a mais preciosa herança da alma humana, por isso os Irmãos Maiores não aceitam um discípulo que não esteja livre de quaisquer outros vínculos, e possuem o cuidado de não obrigar o candidato a eles ou a ninguém.

- O Mestre assemelha-se ao pássaro-pai que empurra para fora do ninho seu filhote, se este não o faz por conta própria: pode haver danos, mas aprende-se a voar.

- Eles educam para que o aspirante fique de pé com méritos próprios, sem apoiar-se neles ou alguém mais, pois quanto mais alto se alça voo, maior o desastre de uma queda.

- Somente quando cultivarmos o equilíbrio e a confiança em nós mesmos, acompanhado com o fervor da devoção, poderemos seguir adiante.

Se és Cristo, salva-te a ti mesmo” (Evangelho de Lucas – 23), isto é o que se diz ao candidato que está passando pelas provas da iniciação, quando geme sob elas”.

* * * * * * * * *
Responsabilidade constitui-se num dos atributos associados ao planeta Saturno, a 10ª Casa Zodiacal e o signo astrológico de Capricórnio.

Após Saturno – em nosso Sistema Solar - temos Urano (8ª superior de Vênus), Netuno (8ª superior de Mercúrio) e Plutão (8ª superior de Marte), considerados planetas trans saturninos e geracionais por serem lentos em seus trânsitos pelos signos astrológicos, influenciando – além de individualmente – gerações.

Saturno proclama:

- Apresenta-me tua responsabilidade antes de seguires adiante, para os reinos de Urano, Netuno e Plutão. Sem este requisito, de mim não passarás de forma alguma. (revista Rays from Rose Cross – anos 30).

Max Heindel proclama:

- A Fraternidade Rosacruz não está a cargo desses instrutores ou inspirada por eles. (Sobre os Irmãos Maiores, em Filosofia Rosacruz em P&R – Volume I – pergunta 180 - clique aqui).

Cristo proclama:

- Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido (Lucas 12:48).

Eis aí três indicativos sobre nossa filiação à Fraternidade Rosacruz, e a responsabilidade que assumimos quanto a isto, a nós mesmos .
* * * * * * * * *
No próximo dia 24 feira novembro, quinta-feira, observamos o DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS (constante no Calendário de Atividades de nossa Sede Mundial).

Que possamos estar irmanados neste dia e vivenciarmos a 

ORAÇÃO DO DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS DE MONTE ECLESIAS

Pai e Criador de todos nós, abençoai esta associação de aspirantes espirituais 
e a todos nossos Centros espalhados pelo mundo.

Vos damos graças pelas satisfações de nossas almas em poder participar dos Ensinamentos Rosacruzes e do privilégio que isto significa.

Vos damos graças por viver neste maravilhoso pedaço de terra;
vos damos graças de poder viver nesta harmoniosa Fraternidade que une a nós todos para trabalhar na grande obra do Senhor.

Vos damos graças pela sublime paz que nos alegra hoje, pela esperança e fé para enfrentar o amanhã, pela saúde que desfrutamos, o trabalho que realizamos, o alimento vegetariano que necessitamos e pelo clima prodigioso e bendito que nos rodeia.

Por nossos amigos e companheiros de todas as partes do mundo.
Conceda-nos Pai, - vos rogamos de todo coração – a graça e a fortaleza suficientes para suportar e sermos suportados. Nos dê a alegria e uma mente sempre aberta para perdoar.

Aumentai, Pai Nosso, vos rogamos de todo coração, nossa lealdade e poder amoroso, para amar e perdoar a nossos inimigos e manter firme nossa aspiração e nosso ideal. Que possamos ter a suficiente fortaleza interna para enfrentar os problemas diários.

Conceda-nos sabedoria para auxiliar, confortar e possuir a habilidade suficiente para responder a todos os pedidos de auxílio que nos chegam.

Vosso é o Reino, o Poder e a Glória.
Pelos séculos dos séculos.
Amém

VEJA AINDA: A SAUDE BROTA DA GRATIDAO 

E TAMBÉM: A GRATIDÃO (uma história para adolescentes que já foi tema de um filme 

4 comments:

Geraçãoz disse...

Artigo(email) lúcido e esclarecedor. Acho q o anterior "Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida" foi mais devocional, a parte racional/ mental está numa das lições do curso bíblico da Frat! qRFVC

M. Th. Schilling disse...

Muito obrigado, Jonas !!!

Rosacruz e Devoção disse...

Agradecemos sua participação. É bom saber da utilidade do blog. Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz

Rosacruz e Devoção disse...

Nós é que temos a agradecer sua presença constante no blog. Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz.

Postar um comentário