07/08/2011

Aos Que Desanimam

...Já vi gente bem intencionada afastar-se da luta, amargurado pelas ciladas, pelas calúnias, pelas artimanhas inescrupulosas de companheiros desonestos que desejavam livrar-se de sua importuna vigilância. E por que se afastaram? Porque pensaram apenas em si, em seu amor próprio ofendido, no seu NOME atingido, na sua REPUTAÇÂO. Tinham boa intenção, eram bons, mas faltavam-lhes renúncia e discernimento.
Se o sal perde o sabor, para mais nada serve, senão para ser pisado pelos homens.
Eles não chegaram a perceber o papel que exerciam. A luz incomoda os das trevas, porque eles não se chegam para a luz, temendo que por suas más obras sejam argüidos... E em vez de se defenderem, maquiavelicamente acusam, para ganhar tempo e explorar o “que existe de mais caro” em seus honestos opositores. Ora, quem tem por mais caro o seu nome, sua reputação, NÂO ESTÀ AMANDO À DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.....
Além disso quem pode dizer que realmente foram rebaixados? Só Deus , que nos vê nas intenções e não no que falam de nós; que vislumbra realidades e não opiniões. É neste sentido que “o que é humilhado será exaltado (em Deus) e o que exalta será humilhado”.
...Ademais o que temos nós com os outros? Sim, vivemos em sociedade e obrigatoriamente nos relacionamos com bons e maus. Mas aí exatamente está a escola de exercitamento!
A tentação é necessária, como a sabatina ao estudante. É na luta que se forma a fibra e só podemos mostrar o que somos na hora de adversidade. Foi dito que “Deus prova aqueles a quem ama” , mas também que “ se Ele dá o fardo, dá, juntamente as forças para suportá-lo.
trechos do Editorial da revista Serviço ROSACRUZ, fevereiro de 1965,
 mantida a ortografia da época

7 comments:

BLOG DO CORRETOR disse...

Que susto!
Fiquei surpreso, ao término da leitura do texto, quando vi que se trata de um excerto da revista Serviço Rosacruz. Pensei a princípio que eram suas as elucubrações, irmã Lázara!
Bom, seja como for, o importante é fica mais evidente que a arte também imita a vida, não é mesmo?
O conceito de bem e mal de que trata o texto é objeto de análise filosófica por todos nós que integramos uma entidade que se propõe "fraterna", não é mesmo?
E como nós estamos, em?
No meu caso, ainda incomoda-me ler um texto como esse.
Ainda me vejo nele.
Não somente de um lado, mas...
...Fazendo parte de todo.
E conhecendo a origem da Fraternidade, marcada pelas difculdades enfrentadas pelo nosso querido Max Heindel... Sobretudo ao "lutar" com (ou contra) aqueles que queimaram seus sonhos com o fogo da fogueira das nossas vaidades humanas...
É, minha prezada irmã, como diz o poeta: "Viver é preciso. Navegar não é preciso".
Um abraço e... adorei o blog.
Emmanuel Ramos de Castro

Senhor X disse...

É incrível, confesso que não leio sempre os textos aqui do blog, mas não é a primeira vez que eu leio algum e ele se encaixa perfeitamente no que necessito ouvir. Bom, se não é possível para nós compreender as maravilhas do destino, vamos apenas agradecer e aproveitar todas as oportunidades.
Um grande abraço e um enorme obrigado a todos.
Charles

Maria Lázara Franzini disse...

Obrigada Charles pelo comentário franco. Também este blog, que ficou "engavetado" por mais de 5 anos, acabou nascendo e sendo direcionado por uma "peça que o destino me pregou". Você tem razão, bem digamos às oportunidades.
Abraço
Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz
Lázara

Anônimo disse...

Estou lendo este texto pela segunda vez e à cada vez que leio me sinto fortalecida e segura na minha caminhada.Obrigada minha querida irmã pelo post. Aceite meu abraço fraterno e obrigada pelo blog maravilhoso que nos ensina, nos abraça e acalenta.

Maria Lázara Franzini disse...

Grata por comentar o que nos ajuda a saber o que postar para melhor servir.
Também a você meu abraço fraterno.

Unknown disse...

As Verdades Sagradas e Eternas são paradoxais ao entendimento humano.
Somente quando perdemos tudo passamos a ganhar tudo.
'Doe tudo aos pobres e siga...'
Mas tudo mesmo, principalmente você.
Parabéns pelo excelente blog, irmã Lázara!

Maria Lázara Franzini disse...

Exatamente! Como nos diz a história de Sir Launfal.
Obrigada Irmão e Amigo Manoel Marcos! Abraço fraterno.

Postar um comentário