29/08/2011

Os Fundamentos da Fraternidade

Ontem foi realizado o Seminário Bíblico na Sede em São Paulo, cujo tema era: Personagens Bíblicos. A mim coube uma interpretação sobre O Livro de Jó, que pretendo postar neste blog futuramente. Os outros personagens foram João Batista, pelo irmão Roberto Costa, do Rio de Janeiro; Pedro,Tiago e João, pelo irmão Carlos Guitti, de Campinas e Abraão por Arthur Berberian de São Paulo.

Assim, não só os expositores, mas todos aqueles que colaboraram nas inúmeras atividades necessárias para o evento, uniram-se a fim de que a árvore permaneça viva, como nos deixou registrado o irmão Siqueira em uma de suas aberturas de reunião:

" Quando dizemos Fraternidade não particularizamos esta ou aquela sede, senão que pensamos num todo. O tronco, os galhos e as folhas formam um todo: a árvore. Assim também, os inúmeros Membros, Grupos e Centros Rosacruzes, todos pautando suas atividades pela orientação dada a Max Heindel pelos Irmãos Maiores são, comparativamente as folhas, ramos e galhos de um tronco, cujas raízes foram plantadas num lugar privilegiado: Mount Ecclesia. Todos somos UM, constituído por homens e mulheres que livremente aceitaram os encargos e disciplinas requeridos para ser uma folha viva da grande árvore plantada por Max Heindel. Se exprimirmos a vida que flui através de cada membro, somos parte integrante. Se, nos desarmonizamos, cortamos o fluxo da seiva vivificadora que liga todos na mesma ramagem de Serviço.

Como movimento unificador, a Fraternidade Rosacruz não brotou de concepção humana fantasiosa senão de um arquétipo cujo transmissor foi Max Heindel. Essa idéia, portanto, continua atual e vai se desenvolvendo e adquirindo sua plenitude à medida em que seus membros, por sua vivência realmente cristã, nela se integrem cada vez mais e se tornem ramos"
José Gonçalves Siqueira (trechos de uma abertura de reunião na 
Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil)

1 comments:

Eduardo Aroso disse...

Max Heindel, talvez antevendo certas discórdias e outros entraves à Obra,criou, nas suas próprias palavras, a Associação internacional de Cristãos Místicos, que é a verdadeira Fraternidade Rosacruz, imune a problemas burocráticos, adminsitrativos e outros. Esse é o «único corpo»,a sua egrégora ou o seu reflexo, tal como a Igreja, ao longo dos tempos, e apesar dos pontos negros que tem tido conserva intacto o seu «corpo místico».
Eduardo Aroso

Postar um comentário