04/04/2021

Um Debate Esotérico e as Credenciais Rosacruzes


O Centro Rosacruz de Santo André – numa época em que não existiam os atuais avanços da informática – possuía uma característica marcante: além de suas palestras (presenciais, evidente) em seu Centro, divulgava os Ensinamentos Rosacruzes em escolas, teatros, cinemas, jornais, faculdades, revistas, rádio e também em bibliotecas públicas. A facilidade de ser convidada ou oferecer suas palestras nestes locais e serem aceitas, era algo inexplicável: fluía de uma forma natural naqueles anos 60, 70 e 80.


A Biblioteca Pública da cidade de Santo André, convidou (abril de 1.983) representantes de várias associações esotéricas para um debate, onde cada representante teria certo tempo para expor um assunto de sua escolha. O objetivo seria um estudo comparativo. Neste debate os representantes dissertaram sobre vida pós morte, vegetarianismo, astrologia, o homem e seus corpos, bíblia, lei de causa e efeito, a missão do Cristo e outros temas.

 

O probacionista Luiz Mario Salvini representou a Fraternidade Rosacruz, e me convidou a auxiliá-lo; a exposição foi sobre a EPIGÊNESE, baseada na Lição Mensal do Estudante de nossa Sede Mundial (Oceanside) de janeiro e fevereiro do ano de 1.971.

 

Após cada dissertação, houve trocas de perguntas e comentários entre os participantes, num clima extremamente fraterno. E houve algo curioso:

 

Nenhum dos representantes tinha o menor conhecimento sobre o assunto tratado pelos membros da Fraternidade Rosacruz.

 

Talvez nem mesmo muitos de nós – aspirantes rosacruzes – nos damos conta da importância do fator epigenético no processo de nossa evolução espiritual.

 

Pelo menos a importância em sua totalidade. Desconheço outra fonte (religiosa, filosófica ou esotérica) que forneça informações tão amplas sobre este assunto.

 

Os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental nos transmite existir um terceiro fator além dos conhecidos Involução/Evolução: A EPIGÊNESE, ou a faculdade do espírito que lhe permite escolher um caminho completamente novo e independente.

 

A epigênese é uma extensão, desejo e iniciativa de trazer à existência algo que não existia antes. Longe de ser simplesmente uma seleção entre cursos de ação, trata-se da vontade de inaugurar algo novo e este fator é essencial para o nosso progresso espiritual. Trata-se também de um impulso do espírito que assim vivifica a vida.   

 

Quando damos importância às Leis de Causa e Efeito e ignoramos a faculdade da epigênese, colocamo-nos numa situação de não exercitar nossos fatores de iniciativa e também a de termos uma vivência espiritual estéril.  Se o desenvolvimento que estamos tendo nesta atual vida está baseado apenas em condições já existentes e mesmo latentes em nosso interior, estaremos estagnados e seremos - no máximo – um bom imitador.

 

Quando a epigênese não é exercitada, nos apequenamos espiritualmente; todos somos células do corpo de Deus, partes Dele, e podemos expressar seu aspecto Criador de diversas maneiras.

 

Importante !

A epigênese não é algo colocado em prática por nós apenas neste plano, na Terra; Max Heindel (Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo III – O homem e o método de evolução – parte O segundo céu), nos informa que a oportunidade de exercer a epigênese também se encontra nesta região. Fica sugestão para leitura.


Há um outro (importantíssimo) fator a ser considerado quanto a epigênese: não devemos classificar quadraturas, oposições, certas conjunções e posições planetárias em horóscopos como terríveis e imutáveis infernos.

Também há pessoas que consideram o propósito da vida como um período de quitar dívidas geradas em existências anteriores e aprender algumas lições. Isto produz uma enorme monotonia existencial!

 

Ainda que de uma forma diminuta com relação a de Deus, o fator CRIADOR deve por nós ser exercido.

 

Reiterando; foi uma enorme surpresa tanto para os representantes das correntes esotéricas que compareceram, como para o público em geral que lotaram as dependências da Biblioteca Pública do município de Santo André, o assunto apresentado pelos membros da Fraternidade Rosacruz.

 

Várias pessoas visitaram os Centros Rosacruzes de Santo André e São Paulo, inscrevendo-se no Curso Preliminar; sendo que no primeiro centro foi realizada uma palestra sobre a EPIGÊNESE, poucas semanas após este debate na biblioteca, conforme registro fotográfico abaixo.


Artigo por Jonas Taucci

 


0 comments:

Postar um comentário