05/04/2021

Que Posso Esperar Vivendo A Vida? ( Uma pergunta, uma resposta)

 por Gilberto Silos

Todo estudante rosacruz sincero em seus propósitos, é um autêntico "buscador da verdade". E como tal, naturalmente, fará perguntas. Uma delas poderá ser: “Que posso esperar vivendo a vida conforme os ensinamentos contidos nos ensinamentos de Max Heindel”? Raciocine comigo:

Como a finalidade da vida não é o usufruto do prazer, mas a aquisição de experiências, estas tendem a absorver o dia-a-dia de quem está consciente desta verdade.

Quando isso ocorre, as indagações podem, talvez, resumir-se numa só: “O que é que está por tomar-se realidade? ”. Uma faculdade de deslocar-se conscientemente no Mundo do Desejo? Ou, talvez, poder para curar os enfermos? Afinal, somos compassivos e sensíveis ao sofrimento alheio!

Max Heindel afirma em sua obra INICIAÇÃO ANTIGA E MODERNA, capítulo IV:..”o corpo denso do homem atravessa atualmente um processo de refinamento com a erradicação das substâncias grosseiras e inferiores. Com o tempo, pela evolução, este processo de espiritualização fará com que nosso corpo denso se torne transparente e radiante pela Luz que brilhará internamente, luminosa como o rosto de Moisés, como o corpo de Buda e o de Cristo na Transfiguração”.

Nesta afirmação fica implícito a necessidade de eliminar, na medida do possível, os pensamentos negativos, os desejos e emoções inferiores, e os hábitos nocivos, capazes de escravizá-lo, retardando sua realização espiritual. O ódio e a inveja, a ironia, o desdém, a soberba e o ressentimento, degradam e obstaculizam a evolução. Isto tudo já é sobejamente aceito pelo intelecto.

Um estudante cujos ideais e aspirações sejam elevados e fortes o suficiente para resistir aos apelos da natureza inferior, terá por certo, grande possibilidade de obter êxito em seus esforços anímicos. Mas, nem por isso deixará de, frequentemente, ser acossado pelas tentações. Haverá até ocasiões em que a crueza das provas conseguirá derrubá-lo, abalando os anseios. Talvez sinta o ímpeto de atirar-se novamente nos braços dos antigos e deletérios hábitos. São momentos difíceis, que requerem uma decidida reação,

Em fases assim, de conflitos e incertezas, o aspirante vive, aparentemente sua própria desilusão, ele ora, ora e ora clamando por luz, desejando ser guiado. Em seu nível espiritual passa a viver as agruras do Getsêmani. Finalmente vencida esta etapa, crucifica seus baixos desejos, libertando sua vida espiritual.

Todo esse processo é essencialmente purificador. Enseja ao aspirante maior abertura em relação, ao mundo que vive e aos homens. Desperta-lhe um profundo sentimento de paixão em relação às falhas alheias, pelo reconhecimento da cegueira dos demais, em face de suas próprias vidas obscuras. Compassivo, compreensivo, faz-se mais cuidadoso e tolerante no trato com os demais.

Cristo veio para apontar-nos esse caminho. Seu sacrifício (não um único, mas anual, como sabemos) em favor da humanidade, pelo trabalho de refinar o Corpo de Desejos da Terra, tornou acessível o caminho para a liberdade espiritual através do AMOR.

Neste ponto surge ao aspirante outra pergunta, cuja resposta cumpre a cada um encontrar: Estou utilizando os ensinamentos a fim de aliviar a carga de Cristo?

Publicado na revista Serviço Rosacruz, abril, 78

0 comments:

Postar um comentário