Esses veículos, embora compostos de matéria diferenciada em densidade e vibração, interrelacionam-se. A ação de cada um reflete nos demais. Assim é que estados mentais depressivos e emoções descontroladas podem debilitar o corpo vital, sujeitando o corpo denso a enfermidades. Explosões emocionais via de regra interferem no processo digestivo. A gastrite nervosa tornou-se uma doença comum nas modernas e desumanas civilizações urbano-industriais. Por outro lado, as condições do corpo denso também influem no estado psicoemocional das pessoas. Como o corpo denso é o mais antigo e desenvolvido dos veículos do Espírito, nele devem centrar-se grande parte dos nossos cuidados.
Qualquer profissional, para bem desempenhar suas funções, jamais prescindirá de conservar seus equipamentos e instrumentos de trabalho em perfeitas condições de uso. Paradoxalmente, uma minoria, apenas, mostra-se consciente e zelosa em manter o corpo denso como o mais útil - na presente fase de evolução-instrumento a serviço do Espírito.
A superlotação dos hospitais, sanatórios e clínicas, o faturamento em escala crescente das indústrias farmacêuticas confirmam o que foi dito. Apesar do grande avanço científico, a Humanidade continua enferma. Percebe-se como à negligência com o corpo denso se contrapõem tratamentos inadequados.
Os ensinamentos da Sabedoria Ocidental recomendam um trabalho preventivo em relação à saúde física. Prescrevem hábitos de higiene e uma dieta natural como primeiras medidas para evitar enfermidades. Não seria mais lógico evitar ou abandonar o uso do fumo do que onerar o orçamento familiar com medicamentos (que provocam efeitos colaterais) ou qualquer outro tratamento das vias respiratórias? O tabagismo é reconhecido pela ciência como um dos hábitos causadores do câncer. Igualmente desastrosos são o álcool e as drogas: debilitam o organismo, provocam dependência e podem converter o viciado num verdadeiro farrapo humano.
Como o objetivo dos ensinamentos rosacruzes é ensejar condições de elevação do ser humano, a Fraternidade Rosacruz considera como ponto de honra em seu trabalho divulgar as linhas mestras da saúde corporal, emocional e mental. Várias obras de Max Heindel abordam esse assunto, destacando-se o Conceito Rosacruz do Cosmos e Princípios Ocultos de Saúde e Cura.
Outro elemento valioso para se estabelecer um seguro esquema individual de preservação da saúde é o estudo da Astrologia. Esta ciência, talvez a mais antiga de todas, oferece, pelo estudo do tema natal do indivíduo, a possibilidade de se conhecer o quadro geral de suas tendências. Obviamente, as condições de saúde figuram nesse quadro, tornando viável uma ação preventiva. Isso é válido, igualmente, para os aspectos emocional e mental.
Embora o corpo denso mereça cuidados especiais, os demais veículos também são importantes no contexto geral da nossa evolução. Devem ser estudados com profundidade para que o nosso desenvolvimento ocorra harmoniosamente. A diligência nesse trabalho determina o progresso do aspirante.
Editorial da revista Serviço ROSACRUZ, agosto,1984
0 comments:
Postar um comentário