27/08/2021

O Pensamento Na Construção Do Caminho Espiritual

 por Roberto Costa 
Tem sido dito: "Como o homem pensa em seu coração, assim ele é". De fato, o pensamento é uma força criadora, o poder que permite ao Espírito expressar-se. Podemos dizer que tudo o que está no mundo, feito pela mão rio homem é, a rigor, pensamento cristalizado.

Além da mente, para a concepção de um pensamento, é necessária uma ideia gerada pelo Ego na Região do Pensamento Abstrato. A mente receptiva acolhe esta ideia e dá origem a um pensamento. Presentemente, entretanto, a mente não está focalizada de forma a permitir uma imagem clara e verdadeira do que o Espírito imaginou, Essas imagens ainda não são nítidas. Por isso, no presente estágio de ' desenvolvimento, o homem necessita experimentar no mundo físico o que concebe mentalmente, até que tenha condições, no futuro, de emitir a palavra criadora.

Paulo, na Epístola aos Filipenses, Cap. 4, vers. 8, nos dá um conselho muito prático sobre como ocupar nossa mente de forma correta quando diz: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai".

O pensar corretamente nos valores do Espírito, como nos ensina Paulo, é sem dúvida uma maneira eficaz de trabalhar para o desenvolvimento da individualidade. A mente ocupada nesse trabalho de elevação espiritual não favorece o seu emprego equivocado para o fortalecimento da personalidade e do eu inferior.

Em "Cartas aos Estudantes", Max Heindel nos proporciona dois exemplos marcantes do poder do pensamento, desde que se saiba canalizar esse poder, de forma adequada, no sentido do bem e das leis superiores, O primeiro exemplo está mostrado na carta nº 96, intitulada "Aumentar a Vida do Arquétipo".

Diz Max Heindel que "todos os atos de cada ser humano produzem um efeito direto no arquétipo do corpo. Se o ato está em harmonia com a lei da vida e da evolução, fortalece o arquétipo e causa um prolongamento da vida em que o indivíduo alcançará o máximo de experiência e conseguirá um desenvolvimento anímico muito importante em harmonia com seu estado evolutivo e sua capacidade de aprender. (...) outro que desperdiça a corrente vital e se esforça em escapar de seus Inconvenientes e deveres, afastar-se-á da perfeição. Nesse último caso, a vida do arquétipo encurtar-se-á".

O que o poder do pensamento tem a ver com essa situação? Tudo, pois os atos nada mais são do que a expressão do pensamento. Mais ainda, nossos pensamentos são mais importantes que os nossos atos. Se pensarmos sempre corretamente, agiremos corretamente, em consequência. Se cultivarmos essa categoria de pensamentos, cedo encontraremos a luz. E como o semelhante atrai o semelhante, atrairemos pessoas com a mesma índole e com auras de mesma natureza que a nossa, multiplicando o poder do bem.

O segundo exemplo, não menos marcante, dado por Max Heindel, é o da "Lei do Êxito em Assuntos Espirituais", tema da carta nº 97, na qual Max Heindel enuncia:

a) determinar definida e claramente aquilo que desejamos: desenvolvimento da força curadora, aumento da visão, auxílio invisível, facilidade de palavra para dar conferências e disseminar a Filosofia Rosacruz, etc..

b) uma vez decidida uma finalidade, nunca admitir, nem por um momento, um pensamento de medo ou fracasso. Deve-se sim, cultivar uma determinação de levar a cabo nosso objetivo a despeito de todos os obstáculos.

Os pensamentos de amor são, no entanto, as demonstrações mais sublimes do poder do pensamento. Eles permitem dar cumprimento ao segundo mandamento de Cristo: "Curar os enfermos", como está maravilhosamente expresso no Ritual de Cura da Fraternidade Rosacruz: "É um privilégio estarmos aqui no meio de todos estes pensamentos de amor e de preces, e oferecermo-nos como canais, para receber e libertar a força curadora que provém diretamente do Pai (..) Essa forma (a súplica) eleva-se no espaço a grande distância e, sintonizando-se com as vibrações do Cristo, do Mundo Interplanetário do Espírito de Vida, atraí para si uma Força Divina que penetra na pessoa ou no grupo de pessoas e Vivifica o pensamento-forma que elas criaram”.

 Ritual do Serviço de Cura (PDF)

0 comments:

Postar um comentário