02/06/2021

Os Dois Vasos Rosacrucianos (Suas Memórias)

 por Jonas Taucci
Quando da fundação do Centro Rosacruz de Santo André – maio de 1955 – alguns probacionistas conceberam a ideia e encomendaram de uma fábrica especializada, dois vasos em porcelana com o símbolo rosacruz impresso em cada um deles; o objetivo seria adornar as atividades do referido Centro recém-inaugurado.

Diziam estes probacionistas, que os vasos – simbolicamente - representariam duas (das sete) glândulas endócrinas: Pituitária (Urano) e. Pineal (Netuno).
  

Os vasos eram – semanalmente – lavados, secos e polidos, inicialmente pelos probacionistas fundadores, sendo isto seguido pelas gerações posteriores.

Estes dois adornos, literalmente, atravessaram décadas participando de (todos) Rituais Rosacruzes realizados no Templo, e nas comemorações de Páscoa, aniversários do Centro Rosacruz (maio) e Natal (dezembro) na Sala de Visitas.

Também, perto de duas dezenas de probacionistas/palestrantes – ao longo dos tempos – ocuparam a tribuna do Centro Rosacruz de Santo André, divulgando fielmente os ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL, no qual estes vasos estiveram presentes.

Em uma destas palestras – realizada em dezembro de 1.980 – contou-se com a participação, conjunta, de probacionistas/palestrantes dos Centro Rosacruzes de Santo André, Lapa, Penha, São Paulo e São José dos Campos; algo muito comum à época.

O tema versado foi extraído de um trecho da Lição Mensal do Estudante (Sede Mundial) – Dezembro de 1976, O AMOR DIVINO FLUI SEM CESSAR:

“O sincero amor impessoal não pode ser ensinado nem imitado.

Não pode ser adquirido pelo exercício da força de vontade,

nem ainda pelos ferrões da consciência.

Podemos desejar atuar; podemos desejar servir; 

podemos desejar sacrificar-nos.

Não podemos, entretanto, desejar sentir amor.

O amor deve fluir espontaneamente deste dentro do Espírito,

e há muitos de nós no caminho evolutivo que encontram

 dificuldades em abrir as comportas do Espírito desta forma.

Entretanto, Deus é amor, e somos uma parte de Deus, 

o amor que irradia 

Dele em ilimitada medida, está dentro de nós 

aguardando liberação”.

* * * * * * * * *

Como realizar esta liberação?

Nos livrando dos nossos (as vezes marcantes) traços de egoísmo e culto à nossa personalidade. Outra forma:

No próximo dia 21 de junho, 00h33m (horário de Brasília), o Sol ingressa no cardinal e aquático signo zodiacal de Câncer, inaugurando o Inverno (Hemisfério Sul) e Verão (Hemisfério Norte).

Por orientação de nossa Sede Mundial (Oceanside), oficiemos o Ritual Rosacruz de Junho no dia 19 deste mês; trata-se da chegada de Cristo no Mundo do Espírito Divino, assimilando a essência de seu serviço prestado à Terra.

Há um sincronismo astrológico enorme na passagem de Cristo ao seu MUNDO-LAR (Mundo do Espírito de Vida) e posteriormente sua chegada ao Mundo do Espírito Divino, e o ingresso do Sol pelo signo zodiacal de Câncer, signo este relacionado ao LAR!

Isto nos faz lembrar da máxima “assim como é acima é abaixo”.

Nesta época, hostes celestiais se alegram devido a que o grande sacrifício foi consumado mais uma vez. Multidões destes seres acompanham CRISTO, O REDENTOR DA TERRA até as portas do Mundo do Espírito de Vida, e a música das esferas ecoa pelo universo.

Cristo passa através do Mundo do Espírito de Vida e chega ao Trono do Pai (Mundo do Espírito Divino), ali permanecendo por um tempo para depois - por seu livre arbítrio - retornar à Terra, devido a que “tomou a si a forma de servo”, privando-se a si mesmo de morar (LAR) em Celestes Reinos para que nossa Terra possa ser emergida do pecado e trilhar esferas superiores de evolução.

Vivenciarmos este sacro Ritual Rosacruz de Junho, constitui-se também num trabalho alquímico de liberação do AMOR IMPESSOAL citado na referida Lição Mensal do Estudante, acima.

SUGESTÕES 

- Meditação sobre II Timóteo 02:21: “Se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda boa obra”. 

- Meditação sobre o trecho do Ritual Rosacruz de Cura: “...num vaso sujo não pode haver água pura e saudável”.

- Ritual Rosacruz do Solstício de Junho.

- Histórias da Era Aquariana para Adolescentes. Vol. VI / Câncer: Amor ao Lar. (aqui)

- Carta aos Estudantes # 18 (Max Heindel),  A Nota Chave dos Ensinamentos Rosacruzes.(aqui)

- A Mensagem das Estrelas (Max Heindel e Augusta Foss Heindel) Cap. XI, Lua, o Planeta da Fecundação.

- Estudos de Astrologia (Elman Bacher) Volume I / Cap. V A Lua, O princípio da Maternidade. 


1 comments:

Sandra Reis disse...

Caro amigo, o amor vive e se move em quem o eu é uno.
Que o Criador nos permita aceitar a verdade que existe em nosso interior, ou seja, que um amor poderoso e curador penetre em nosso ser e que se torne realidade para todos na Terra.

Postar um comentário