12/12/2021

AS REDES SOCIAIS

 O COMPARTILHAMENTO 

O NATAL

Adoração dos Pastores – Pintura do italiano Guido Reni (1.575-1.642)

por Jonas Taucci(*)

Muitas pessoas compartilham dados nas redes sociais como fotos, áudios, vídeos, mensagens etc.

O artigo abaixo, refere-se ao maior e mais abrangente compartilhamento já realizado na Terra, em todos os tempos.
* * * * * * * * *
A importância do Natal reside no fato de que o Raio do Cristo chega ao centro de nosso planeta – anualmente - distribuindo sua intensidade de amor a todas as ondas de vida da Terra. O desejo de compartilharmos presentes, visitas, simpatias, palavras ternas, felicitações etc. nesta época do ano para com nossos semelhantes não é uma casualidade, mas sim a ressonância desta visita do Cristo.

Ao aspirante rosacruz, o trabalho que há de ser realizado - na busca do nascimento de seu Cristo-Interno - consiste em esforçar-se por vivenciar estas Emanações Natalinas todos os dias do ano, e não apenas termos conhecimento literário ou oral sobre o assunto: fora disto, estaremos tentando encaixar quadrados em círculos.

Os Ideais Crísticos são a última palavra no que se refere a nossa atual evolução; altíssimas pérolas de sabedoria que requer do aspirante rosacruz um leque de compartilhamento para com seus semelhantes para que se consume uma “Celebração Natalina Interna”. A disponibilização de tempo para com os necessitados - contudo – é a mais importante. Todos nós possuímos, por mais simples que possam ser, condições onde podemos amenizar as agruras de nossos irmãos: mesmo palavras de amizade, pois há uma profunda identificação entre o Natal e a tríade:
Geralmente concebemos auxílio como gigantescas obras faraônicas em favor dos outros. Ainda que isto seja louvável, se não compartilhamos um litro de leite, um remédio ou uma visita a desassistidos, como imaginar grandes tarefas?

Ficarmos. - apenas - debruçados em livros, artigos, áudios, vídeos, conferências, “lives” etc. não nos levará a lugar algum no que tange a evolução espiritual.

A renúncia de compartilharmos algo com nossos semelhantes origina-se unicamente em uma clara forma de egoísmo e apego à materialidade.

O maior exemplo de compartilhamento que a humanidade possa conceber, nos chega de Cristo, onde por volta de 21 de setembro (Sol ingressando em Libra) toca a atmosfera de nosso planeta iniciando sua vista anual, que terminará por volta de 21 de março do ano seguinte (Sol ingressando no signo de Áries).

A culminação deste seu sacro compartilhamento de serviço abnegado à humanidade alcança seu ápice na noite mais santa do ano: a noite de Natal (Sol em Capricórnio). Durante estes meses, Cristo reside em nosso planeta compartilhando sua estadia de amor para com todas as ondas de vida que aqui evolucionam.

Que compartilhamento maior existe?
Ainda que microcosmicamente e dentro de nossas limitações, devemos imitá-lo; doar nosso tempo, posses materiais e palavras amigas aos nossos semelhantes, sermos solidários para com eles, em momentos de alegrias e também de tristezas. Concentremos nossos esforços nesta Santa Estação do Natal para que isto se torne uma realidade em nossas vidas, e não apenas em informações esotéricas.

* Texto baseado na Lição Mensal do Estudante, de nossa Sede Mundial (Oceanside) dezembro ano 1.972, intitulada “O compartilhamento e o espírito de Natal”, lida por ocasião da Celebração Natalina informada na foto acima, “datilografada” e distribuída a todos os presentes.
* * * * * * * *
Por orientação de nossa Sede Mundial (Oceanside), oficiemos neste mês de dezembro:

-RITUAL ROSACRUZ DE DEZEMBRO no dia 20. (baixe aqui)

-RITUAL ROSACRUZ DE NATAL, a “zero” hora do dia 25, em não havendo possibilidade de oficiá-lo neste horário, concilie um horário próximo anterior ou posterior. (baixe aqui)

SUGESTÕES PARA LEITURA


Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XV - Cristo e sua Missão – A Estrela de Belém. Max Heindel (veja aqui)
Carta aos Estudantes Nº 73 – Dezembro de 1.916 - Inventário espiritual durante a Estação Santa. Max Heindel. (veja aqui)
Interpretação Mística do NatalMax Heindel (veja aqui)
Iniciação Antiga e Moderna – Parte II – A Iniciação Mística Cristã – Capítulo I – A Imaculada Concepção – Max Heindel. (veja aqui)
Cristianismo Rosacruz – Conferência XVI – A Estrela de Belém - Um fato Místico - Max Heindel. (veja aqui)
Estudos de Astrologia – Volume 5 – Dádivas de presentes – Elman Bacher. (veja aqui)
Histórias da Era Aquariana para crianças – Volume II – O Pequeno Príncipe – (uma história natalina) Florence Barr. (veja aqui)
Filme – Jesus de Nazaré Diretor Franco Zeffirelli - parte referente ao nascimento de Jesus, inclusive a cena onde os três Reis Magos observam uma Carta Natal (horóscopo) para orientarem-se sobre o nascimento de Jesus.
Música – “Jesus, a Alegria dos Homens – Johann Sebastian Bach.

VEJA AQUI MAIS TEXTOS SOBRE NATAL

2 comments:

M. Th. Schilling disse...

Material inspirador !! Muito obrigado. Abraço fraterno em todos.

Sandra disse...

Prezado amigo, agradeço as informações dos rituais do mês de dezembro. Muito útil, inclusive a leitura. Ótimo trabalho!!!

Postar um comentário