03/10/2021

SOBRE O CADUCEU (e um aspecto pouco conhecido)

por Jonas Taucci (nota abaixo)
Este é o Diagrama 15 do Conceito Rosacruz do Cosmos.

A serpente negra representa o caminho involutivo que a humanidade percorreu através dos Períodos de Saturno, Solar, Lunar e a primeira metade do Período Terrestre denominada Metade Marciana.

A serpente branca indica a tortuosa rota da evolução que a maioria da humanidade espera percorrer, desde a segunda metade do Período Terrestre chamada Metade Mercurial, e os subsequentes Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano.

A Linha reta e vertical, no centro, personifica o Caminho da Iniciação que habilita o aspirante que o percorrer, realizar em poucas vidas o que para o restante da humanidade significará Épocas e Períodos.

Nos encontramos no início do caminho ascendente (Metade Mercurial), e durante as próximas três e meia revoluções do Período Terrestre, os Senhores de Mercúrio auxiliará enfaticamente aos que se dispuserem a trilhar a Senda da Iniciação, daí esta denominação (Metade Mercurial).

Não é um caminho fácil.

Há que se sentir e praticar profundamente o amor impessoal para com a humanidade; enquanto estudante (aquisição de conhecimentos), existe o perigo da formação de um forte e egoístico intelecto, porém a iniciação requer a sabedoria temperada com o amor. A vinda de Cristo, aproximadamente a dois mil anos, com sua Sublime Missão, definitivamente facultou para a humanidade o árduo, porém mais curto, caminho para a iniciação (“E eis que o véu do Templo rasgou-se em dois, de alto a baixo...” – Mateus 27:51, tão bem demonstrado no Diagrama acima).

Devido a isto, ainda que algumas das iniciações menores foram dadas a avançados lemurianos e atlantes no passado, não sucedeu o mesmo com as Iniciações Maiores; houve a necessidade de se aguardar o excelso EVANGELHO DO CRISTO.
Se observarmos atentamente o Caduceu no Diagrama 15, veremos que estamos deixando para trás o nadir da materialidade. A tendência a seguir adiante, para cima; as condições são favoráveis, pois ainda que muito tempo tenha transcorrido desde o início da Metade Mercurial, são como poucos segundos em termos de desenvolvimento espiritual. Os Senhores de Mercúrio são espíritos que pertencem a nossa onda de vida e estão incomensuravelmente acima de nosso atual estágio evolutivo.

Há um outro aspecto no Diagrama 15, pouco conhecido do aspirante rosacruz: sua semelhança com o caduceu ou bastão de Esculápio na mitologia grega ou Asclépio na mitologia romana. Representavam (também) o deus da cura.

A Medicina e a OMS (Organização Mundial da Saúde) adotam este caduceu como parte de seu símbolo.

Também no Antigo Testamento, livro de Números (21:08), há uma passagem que ilustra e associa o formato do Diagrama 15 do Conceito Rosacruz do Cosmos com a cura:

“Disse o Senhor a Moisés: faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá”.
Mas, qual a relação da iniciação com a cura?

Ao iniciado abre-se um enorme leque de meritórias conquistas espirituais, algumas delas são o perfeito equilíbrio interno, permitindo que a força criadora flua igualmente na cabeça e coração, de modo que seu intelecto esteja em consonância com a compaixão pela humanidade. Possui um corpo-alma grande e poderoso, além de ser um clarividente positivo que funciona à sua vontade nos mundos invisíveis. Tem a faculdade sobre o uso das Leis da Natureza e pode usar a Palavra Criadora, que foi perdida pela humanidade em seu descenso para a materialidade.

O iniciado possui também a faculdade de levar a CURA aos enfermos.

Estes formidáveis itens, parecem impossíveis de serem alcançados, porém os ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL, nos transmite que há muito a ser conquistado em termos de evolução espiritual pela humanidade como um todo (serpente branca, caminho mais longo), e por cada um de nós individualmente (caminho da iniciação, mais curto).
Direcionemos – sincera e devotamente – ao estreito Caminho da Iniciação, simbolizado pelo Caduceu, por meio do qual poderemos conquistar não somente um benefício evolutivo maior para cada um de nós, mas também – e principalmente - sermos mais úteis para com nossos semelhantes.

Nota: Palestra realizada nos Centros Rosacruzes de Santo André (numa quarta-feira) e São Paulo (quarta-feira seguinte) de maio, ano 1.988, baseada na Lição Mensal do Estudante – Sede Mundial – Oceanside, Junho de 1.972 – O SIGNIFICADO DO CADUCEU.

Entre as décadas de 50 e início dos 90, ambos Centros Rosacruzes ministravam suas palestras em sincronismo com o dia da semana/assunto/astrologia:

- Domingos (Cristianismo Rosacruz, Coração, signo de Léo, Sol).
- Quartas-feiras (Filosofia Rosacruz, Mente, signos de Gemini e Virgo, Mercúrio).

SUGESTÕES PARA LEITURA

 - Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas, Volume II -  perguntas 68 (aqui), 69 (aqui), 70 (aqui) e 71 (aqui)  Todas referentes a Iniciação

- Conceito Rosacruz do Cosmos, Cap. XVI -  Desenvolvimento Futuro e Iniciação (veja aqui) 

Ritual Rosacruz do Serviço de Cura (veja aqui) 

- Zanoni, de Bulwer Lytton

- Os Caminhos de Sally Trench,  sendo ela a própria autora deste belo livro 

VEJA TAMBÉM: PANACÉIA ...

0 comments:

Postar um comentário