07/04/2013

Nutrição e Saúde - A Assimilação

Artigo traduzido revista Rays from the Rose Cross
"A assimilação é facilitada se a comida for aceita com gratidão"
Foto: Momentos durante a refeição em "Cozinha Vegetariana", realizada no dia 10 de março de 2013 na Fraternidade Rosacruz-Sede Central do Brasil. A receita do dia, um "estrogonofe vegetariano"foi o estrogonofe vegetariano
Assimilação é definida como: "a transformação ou incorporação do material nutritivo nas substâncias fluídicas ou sólidas do corpo" (*). É o produto final da digestão e é literalmente verdadeira a definição que diz que nós vivemos, não pelo que comemos, mas pelo que assimilamos.

Algumas pessoas têm dificuldade em assimilar certos alimentos e muitas vezes em assimilar quase todos. Para determinar a forma melhor de regular o processo assimilativo em seus corpos, é necessário considerar não só fatores físicos, como também espirituais.

Do ponto de vista físico, a lei da assimilação requer que toda partícula de aumento que se coma deva ser dominada. Assim, numa extensão maior, podemos dizer que a forma pela qual os alimentos são assimilados dependerá do grau de conhecimento que tenhamos das células, das quais eles são compostos.

Sabendo isto, poderá parecer, à primeira vista, que os minerais — a menor consciência das coisas criadas sobre a Terra — seriam os alimentos ideais para o consumo humano. Entretanto, este não é o caso. Os minerais não têm corpo vital separado como o homem não está constituído de forma a poder viver de um tipo de substância "somente densa". Nós dissemos: "Quando uma pura substância mineral, como o sal, é ingerida, ela passa através do corpo, deixando muito pouco atrás de si. Mas, o pouco que deixa, é de natureza prejudicial" (*) - porque tende a endurecer e cristalizar.

Plantas, que realmente possuem corpo vital separado, podem assimilar os compostos minerais encontrados na Terra. Comendo vegetais, o homem assimila - em segunda-mão, como forma de expressão — os minerais que ele necessita
para sua alimentação e sustento. Como a planta vive num estado de consciência
de "sono sem sonhos", muito pouca energia é necessária para a assimilação de alimentos que derivam dela. E como as células das plantas têm pouca individualidade própria, a vida que as anima não se evade de nossos corpos tão rapidamente como a dos alimentos derivados deformas mais desenvolvidas, como a dos animais. Uma dieta vegetariana, então, particularmente, quando o produto está interpenetrado com maior quantidade de éter, produz mais energia do que a dieta de carne. Some-se a isso a superioridade moral e espiritual que envolve a dieta vegetariana particularmente ideal para as pessoas com dificuldade de assimilação.

A energia solar, atraída para o corpo denso, através da contraparte etérica do baço, no corpo vital, é o fator principal e amalgamador da assimilação. Uma quantidade extra desse fluido vital é necessária durante o processo digestivo e assimilativo. Quanto mais abundante for a comida, maior será a quantidade de fluido vital a ser consumido pelo corpo. Com isto haverá o enfraquecimento das correntes do corpo vital que normalmente expelem germes e micróbios. Em conseqüência, comer em excesso, toma-nos particularmente suscetíveis a contrair enfermidades.

A total assimilação não começa antes do Ego ter sete anos de idade. Antes deste tempo, o corpo vital ainda não usa as forças que operam através dos polos positivos do éter. Tudo se realiza pelo corpo vital "macrocósmico" que, através de seus éteres, atua, até o sétimo ano, como matriz para o corpo vital da criança em desenvolvimento.

Do ponto de vista espiritual, as forças que trabalham através do polo positivo do éter químico e estão presentes na assimilação, são forças ativas da natureza, compostas pelo que chamamos de mortos que entraram no céu, e lá estão aprendendo a construir os corpos que usamos na Terra. Eles são dirigidos por Elevados Professores, incluindo Arcanjos que particularmente se interessam por assimilação, crescimento e propagação. Essas forças trabalham num maravilhoso caminho seletivo, ilustrando bem e ao mesmo tempo, a direção da Divina Inteligência e a Lei Universal de serviço.

Os estudantes espirituais encontram maior dificuldade no processo assimilativo do que as outras pessoas, porquanto, tendo decidido viver uma vida espiritual, atraem mais éteres superiores — luminoso e refletor — e menos dos inferiores — químico e de vida. Portanto, os estudantes espirituais, em particular, devem ter o máximo cuidado ao selecionar alimentos que contenham o maior número possível de éter químico. A assimilação é facilitada se a comida for atraente, apreciada e aceita com gratidão.

Os três atributos de Deus e do homem (que é um deus em formação), são: Vontade, Sabedoria e Atividade. Estes atributos refletem-se no Tríplice Espírito, que é o homem. O segundo atributo, o Amor-Sabedoria ou Cristo, o princípio, é o atributo coesivo sobre o qual toda a nutrição e crescimento estão baseadas. Está ligado com o Espírito de Vida, o qual, por sua vez, reflete-se no corpo vital. O sangue, o veículo da alimentação, é a mais alta. expressão do corpo vital. As glândulas também são expressões do corpo vital. O Espírito de Vida, assenta-se primeiramente no corpo pituitário e secundariamente no coração, o regente do sangue, que nutre os músculos dentro do corpo físico.

Urano rege a assimilação assim como a intuição — a faculdade pela qual o Ego pode contatar com a Sabedoria Cósmica através do Espírito da Vida, diretamente ligada ao Amor-Sabedoria, princípio no homem. Vênus, a oitava inferior de Urano, também rege a assimilação durante os primeiros 14 anos de vida. Vênus rege a glândula timo, a ligação entre a criança e seus pais, até à puberdade. Antes da puberdade, a criança retira da glândula timo, uma essência espiritual que aí foi armazenada pelos pais. Com esta essência, a criança pode efetuar a alquimia do sangue, até o corpo de desejos tornar-se dinamicamente ativo, podendo fabricar seus próprios corpúsculos sanguíneos.

Na "Mensagem das Estrelas" (Cap. XXIX, As Glândulas de Secreção Interna),nós lemos: "É bem sabido que todas as coisas, nosso alimento inclusive, irradiam de si mesmas e continuamente, partículas diminutas que nos dão um índice da coisa de onde foram emanadas, principalmente sua qualidade. De modo que, quando levamos o alimento a nossa boca, um número dessas partículas invisíveis excitam o sentido do olfato, permi­tindo-nos tomar conhecimento se o alimento que vamos ingerir é apropriado ou não. O sentido do olfato nos adverte a abandonar os alimentos que tenham um odor nocivo, etc... Além dessas partículas, que nos atraem ou repelem em relação ao alimento, devido à sua ação sobre o olfato, há outras capazes de atravessar o osso esfenóide, atuando sobre o Corpo Pituitário. Principia aí a ação da alquimia uraniana, pela qual a secreção é formada e injetada no sangue. Esta assimilação através do éter químico, afeta o desenvolvimento normal e o bem-estar do corpo, através da vida".

Sabemos também que: "Há uma conexão física entre o corpo pituitário, o principal órgão da assimilação e portanto do crescimento e as adrenais, as quais eliminam o inútil e assimilam as proteínas. Ambas mantêm ligações com o baço, o timo e a tireóide. O corpo pituitário é regido por Urano, que é a oitava superior de Vênus, o regente do plexo solar, aonde o átomo — semente do corpo vital é colocado. Assim como Vênus guarda a entrada do fluido vital, proveniente do Sol, através do baço, Urano é o guardião da entrada do aumento físico. É a com­binação destas duas forças que produz o acúmulo do poder latente em nosso corpo vital, converter-se em energia dinâmica, pela marciana natureza de desejos".

Virgem está também ligado à assimilação. Este signo regula o aparelho intestinal e correlaciona-se com os Senhores da Sabedoria, que, originalmente, deram ao homem o germe do corpo vital.

Portanto, parece claro que a assimilação está ligada ao princípio do Amor-Sabedoria. À medida e na proporção que este segundo atributo de Deus for desenvolvendo dentro de nós, teremos uma melhor capacidade de assimilação e um grau correspondente de boa saúde.

Infere-se daí, que a chave para um perfeito e permanente ajuste do poder assimilativo fundamenta-se na revelação e no desdobramento do Amor de Cristo dentro de nós. O intelecto deve ser espiritualizado e a natureza inferior transmutada na Superior. Somente por este caminho, poderemos desenvolver na perfeição o poder da alma, necessário para a completa e satisfatória assimilação.

Original de Diane Drupe, traduzido  por Maria Carolina P. Carvalho e publicado na revista Serviço Rosacruz de março, 1978 
(*) Veja também: A Lei de Assimilação, Cap. XVII no Conceito Rosacruz do Cosmos.

0 comments:

Postar um comentário