15/06/2012

Por Que Ansiedade?

por Gilberto Silos

Max Heindel em uma de suas cartas alerta aos estudantes quanto à pressa na "busca da verdade", como se o Caminho Espiritual fosse regido por um cronograma com definição de etapas e tempos necessários para atingi-lo.
Essa pressa ou ansiedade pela realização espiritual resulta de uma visão equivocada da própria espiritualidade. Para alguns estudantes, o crescimento anímico depende exclusivamente de aprendizado intelectual. Trocando em miúdos: a evolução de um indivíduo ocorreria na medida de seu empenho de ler, fazer cursos e assistir conferências. Fosse isto verdade, a humanidade seria bem diferente ...
O aprendizado intelectual, isto é, a aquisição de conhecimento é importante, mas constitui apenas o passo inicial. É a colocação do pé na Senda... O Caminho em si mesmo é infinito porque infinita é a nossa evolução. Muitas pessoas, porém, não imaginam que as coisas sejam tão complexas assim. Acabam por desanimar e desistir, imediatistas que são. Outros aprendem filosofia e astrologia com grande facilidade, mas acabam abandonando a Senda por não admitirem a necessidade de auto-disciplina. Orgulham-se de seu cabedal de conhecimento, cada vez mais amplo, sem, contudo, perceber que a erudição sem uma profunda reforma de caráter torna-se até perigosa. A verdade que imaginam conhecer nada mais é que um verniz intelectual. Só a "sabedoria interna" pode sentir o sabor da verdade. Só um coração nobre, um corpo são e uma mente pura formam um canal capaz de intuí-la em suas profundezas.
O conhecimento por si só não é suficiente. Não basta. Max Heindel diz no Conceito, a respeito da obra, que "a única opinião digna de ser levada em conta é a que tem como base o conhecimento". Mas, consciente de sua responsabilidade como mensageiro da Ordem Rosacruz, ele não vacila em afirmar:" Esta obra não é infalível porque não há sobre esse complicado assunto qualquer revelação que abranja tudo. O autor não é onisciente, nem outros o são. O Conceito está longe de ser a última palavra sobre o assunto. À medida que avançamos, novos aspectos se apresentam aos nossos olhos e esclarecem-se muitas coisas que antes só víamos como através de um cristal embaçado".
Muito mais do que aquisição de conhecimento, o avanço no Caminho depende do cultivo de virtudes essenciais. Requer paciência, amor, coragem e outros fatores que se conquistam e consolidam talvez em muitas vidas.
Portanto, que a busca com ansiedade seja substituída pela procura com intensidade. O aspirante, ao longo do tempo, perceberá que o seu crescimento é uma realidade.
publicado no Ecos da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil, Jan.1993
Relacionados:

0 comments:

Postar um comentário