29/01/2012

TERMOS ROSACRUZES - LETRA A

ÁTOMO-SEMENTE

Por isso chamamo-lo de “átomo-semente”. O átomo-semente para o Corpo Denso está na cabeça triangular de um dos espermatozoides do sêmen paterno. Somente este espermatozoide torna possível a fecundação. Durante a vida, o átomo-semente fica localizado no ventrículo esquerdo do coração, perto do ápice. Quando o sangue corre através do ventrículo esquerdo do coração, deixa uma marca impressa dobre o diminuto átomo-semente que corresponde a uma câmara cinematográfica. Ao ocorrer a morte, o átomo-semente sobe ao cérebro por meio do nervo pneumogástrico, abandonando o corpo denso, juntamente com os veículos superiores através da comissura dos ossos parietal e occipital. No momento da morte, quando se rompe o átomo-semente do coração, que contém todas as experiências da vida que acaba de terminar, o espírito abandona o corpo físico, levando consigo os veículos mais sutis.

A quintessência de toda a nossa experiência da vida se imprime sobre o átomo-semente em forma de consciência e virtude, que nos incitarão a evitar o mal e a fazer o bem na próxima existência.

ÁTOMO-SEMENTEATRASADOS

Na escola existe todos os anos, alguns alunos que não têm o adiantamento necessário para passar a um grau superior. E, analogamente, em cada Período de Evolução existem os que ficam para trás, por não poderem alcançar o desenvolvimento necessário para passar ao próximo grau superior. Quando um planeta tem Luas, isso indica que há alguns seres na onda vital que está evolucionando nesse planeta, que estão demasiado atrasados para continuar na evolução da onda vital principal, e tiveram que ser arrojados do planeta para evitar que estorvem o progresso dos adiantados ou precursores. Tal é o caso dos seres que habitam nossa Lua.

Quando os atrasados que estiverem evolucionando desterrados em alguma Lua alcançarem seu posto correspondente e voltarem ao planeta paterno, ou quando uma retrogressão contínua causou a completa desintegração de seus veículos, a Lua abandonada começa também a dissolver-se. O impulso inicial do elemento espiritual que a lançou em uma órbita fixa por milênios, pode também durar milênios depois de haver sido abandonada, e do ponto de vista físico ainda pode parecer um satélite do planeta a que rodeia. Não obstante, à medida que transcorra o tempo e diminua a força de atração exercida pelo planeta principal, sua órbita se alargará até alcançar o limite do sistema solar. Ele então explode no espaço intermediário e se dissolve no Caos.

Do livro Dicionário de Termos Rosacruzes, tradução pela Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil 

0 comments:

Postar um comentário