09/07/2021

Auxiliares Invisíveis

Uma palestra do Centro do Rio de Janeiro

1 . INTRODUÇÃO
É crença popular que todos os seres que transitam nos planos invisíveis para nós são mais capazes que nós e podem nos ajudar. Daí as variadas crenças, orações e rituais. Os pedidos são feitos aos Anjos, aos Santos, aos que se foram do plano físico e até aos Espíritos da Natureza.

Estudando a Filosofia Rosacruz, ficamos sabendo que em nenhum momento de nossa trajetória evolutiva nós estivemos sós. Sabemos que, em épocas remotas, cada um de nós teve um Anjo como guardião e que no momento, embora não tenhamos mais necessidade dessa ajuda especial já que temos livre arbítrio e uma consciência mais apurada, somos ajudados sem mesmo percebermos. Fizeram conosco o que semelhantemente estamos fazendo com animais domésticos e plantas. A vida é um grande serviço e a ação de ajudar ou auxiliar é um imperativo sempre. Muitas pessoas pensam que os Auxiliares Invisíveis são pessoas que recém deixaram este plano físico. Não é bem assim. Os que morreram recentemente têm uma longa trajetória e muito para aprender e se ocupar, e é muito provável que precisem mais da ajuda de nossas orações do que possam nos ajudar. Sendo espiritualistas, a nossa concepção de mundos invisíveis que interpenetram o nosso mundo físico pressupõe a existência de seres invisíveis para nós, que nos cercam, observam, envolvem, intuem para o bem e, se nossa vida diária não é suficientemente harmoniosa, intuem para o mal também. Estes seres estão por toda a parte e, se nós procuramos ter bons pensamentos e sentimentos, se ouvimos boa música, lemos bons livros e frequentamos ambientes selecionados, atrairemos boa companhia.

Para aqueles que são céticos, podemos dizer que há inúmeros relatos de aparições que ajudaram pessoas a escapar da morte ou de acidentes graves e, na descrição destes fatos, há sempre uma coincidência - a existência da luz: - num caso de incêndio, uma coisa toda "gloriosamente branca e prateada" debruçava-se sobre a cama onde a criança estava, enquanto que o fogo fazia uma curva inexplicável em direção à janela;

1- crianças salvas de afogamento viram "uma criatura muito bela, toda branca e brilhante".

2 -crianças perdidas numa plantação foram trazidas por uma "grande esfera luminosa de uma luz dourada e brilhante". Os pais correram em sua direção e viram as duas crianças andando no meio da esfera.

A presença da luz é indispensável já que o nosso objetivo é luz, pois DEUS é LUZ e nós estamos exatamente buscando a luz dentro de nós.

2 . QUEM SÃO OS AUXILIARES INVISÍVEIS
Há duas classes de pessoas no mundo. Numa, o corpo denso e o vital se acham tão fortemente unidos que os éteres não podem ser separados em circunstância alguma. Tais pessoas são insensíveis a qualquer manifestação suprafísica e, por isso, são céticas, não acreditando que exista algo além daquilo que elas não podem ver. Na outra classe de pessoas, a conexão entre os corpos denso e vital é mais ou menos frouxa de forma que o éter de seu corpo vital vibra com mais intensidade do que nas pessoas da classe anterior. Estas pessoas são sensíveis, em maior ou menor grau, ao mundo espiritual. Podemos dividir esta classe de sensitivos em duas subclasses: uma, de caráter débil, dominada pela vontade de espíritos desencarnados, desejosos de se comunicarem ou de obter um corpo físico para se manifestarem já que perderam o seu próprio. São os médiuns e os clarividentes negativos que veem algo do mundo suprafísico quando lhes é mostrado; e outra, de personalidade forte e positiva que age de acordo com sua própria vontade. Estas podem se transformar em clarividentes positivos e , por um ato de vontade, separando os dois éteres superiores dos dois inferiores, sair conscientemente do corpo, convertendo-se em cidadãos de dois mundos, independentes e livres. São chamadas, na Filosofia Rosacruz, de clarividentes positivos, com faculdades espirituais imperdíveis nesta vida e nas futuras. São elas os verdadeiros Auxiliares Invisíveis.

Os que ainda não conseguiram esta realização, mas estão no caminho desejosos de servir, são chamados de Auxiliares Invisíveis Inconscientes ou forças motoras.

3 . DIFICULDADES E COMO LIDAR COM ELAS
Todos passamos, em determinados momentos de nossa vida, por dificuldades as mais variadas possíveis. E, nestas horas, sempre lembramos de pedir ajuda aos seres superiores. Há até aqueles que nunca se lembram de Deus ou da existência da religião, porém, quando se vêm em dificuldade, apelam, fazendo pedidos até para conseguir coisas materiais. Nossa compreensão espiritualista não admite tal coisa. Nunca devemos orar para pedir coisas materiais e em nossas orações por saúde ou por proteção celestial sabemos que devemos sempre acrescentar as palavras " Que seja feita a Vontade do Pai " porque Ele sabe perfeitamente do que precisamos. Seguindo os mandamentos de Cristo Jesus, a função primordial da Fraternidade Rosacruz é "disseminar o conhecimento e ajudar a curar os doentes". Uma pessoa sadia física, moral, mental e emocionalmente tem as condições necessárias para vencer as dificuldades que a vida lhe apresenta. Estas condições se manifestam em equilíbrio, calma, discernimento e iniciativa para a ação correta nos momentos difíceis.

Quando os seres humanos forem sadios física, moral, mental e emocionalmente, as condições de vida na Terra serão bem melhores que as de hoje.

4 .OS AUXILIARES INVISÍVEIS E O TRABALHO DE CURA
Os Auxiliares Invisíveis são seres humanos que em suas atividades diárias se consagram inteiramente ao serviço espiritual de modo amoroso e desinteressado. Mereceram, assim, o privilégio de ser, durante as horas da noite, enquanto agem conscientemente em seus corpos etéreos, os colaboradores assíduos dos Irmãos Maiores.

Eles estão organizados em distintos grupos, de acordo com suas aptidões, e são instruídos por outros Auxiliares que já possuem um mais perfeito conhecimento do organismo humano. Desse modo, todos prestam sua colaboração de amor para com a humanidade, sempre sob a direção dos Irmãos Maiores, responsáveis pela inefável e imprescindível obra de conservar e restaurar a saúde.

Fazendo parte deste trabalho estão os Auxiliares Invisíveis Conscientes e Inconscientes, entre os quais se encontram os Probacionistas sinceros que durante o dia se esforçam por viver uma existência de bondade e serviço, preparando-se para alcançar o privilégio de serem utilizados pelos Irmãos Maiores durante a noite. Eles também são reunidos em grupos de acordo com seus temperamentos e capacidades.

A maneira de formar e organizar um grupo destes Auxiliares se realiza mediante o emprego dos eflúvios de seus corpos vitais quando o Probacionista faz suas anotações diárias com tinta líquida. O mesmo processo é utilizado por aqueles que pedem auxílio ao Serviço de Cura, pois, sem sua autorização por escrito, não é possível para os Irmãos Maiores efetuarem o trabalho de cura. Cada Ego é dono de seus veículos e só com sua autorização é que uma ajuda verdadeira pode ser efetuada.

Enquanto se mantenha fiel e leve uma vida de pureza e serviço, o Probacionista construirá um elo inquebrável entre ele e os Irmãos Maiores. Cada grupo de Probacionistas é composto geralmente de 12 além de seu instrutor, geralmente escolhidos na mesma localidade para que as horas de vigília e de sono sejam as mesmas. Eles são agrupados de acordo com seus Ascendentes de maneira a formar um círculo completo. Este trabalho jamais cessa porque o Sol está sempre ausente de alguma parte do globo terrestre e os Probacionistas dessa parte estão em atividade em seu trabalho curativo, prestando auxilio consciente ou inconscientemente durante as horas de repouso do corpo.

É importante enfatizar a necessidade da autorização via tinta líquida, pois, sem ela, seria considerado magia negra intrometer-se no sangue de alguém que não o desejasse ou não tivesse pedido ajuda. Quando os pacientes são crianças, isto é, têm menos de 14 anos, uni dos pais deve fazer as assinaturas semanais e somente até o momento da puberdade é que o pai ou a mãe pode intermediar o pedido.

Assim como não nos tornamos doentes de uma hora para outra, salvo em caso de acidente, assim também o trabalho de cura é lento e progressivo e o paciente deve continuar seu pedido por um bom tempo, até concretizar-se a cura de verdade.

É frequente que algum paciente, de maior sensibilidade anímica sinta a presença dos Auxiliares Invisíveis quando nele trabalham para eliminar os focos causadores da doença, sanando seu corpo e envolvendo seu espírito em vibrações mais sutis que lhe darão unia melhor disposição física e um mais amplo e claro entendimento das Leis Divinas. São vários os casos em que pacientes viram um ser de luz aparecer diante de si.
5 . AUXILIARES INVISÍVEIS CONSCIENTES E INCONSCIENTES
Neste ponto devemos esclarecer a diferença entre Auxiliares Invisíveis conscientes e inconscientes.

Auxiliar Invisível Consciente é aquele que já conseguiu construir seu "corpo-alma" e é um cidadão dos dois mundos - o físico e o espiritual. Ele é capaz de funcionar em seu "corpo-alma", usando-o como um veículo de consciência nos trabalhos benéficos pelo bem da humanidade.

Os Auxiliares Invisíveis Conscientes trabalham os veículos de um paciente, geralmente durante as horas de sono, aumentando seu grau de vibração, direcionando força vital no sistema e restaurando a harmonia. Este trabalho magnético é realmente feito sobre o corpo vital do paciente, que é o primeiro é restaurado. Posteriormente, esta restauração se estende ao corpo fisico, fazendo com que o paciente se sinta melhor.

Às vezes, esse processo se realiza instantaneamente e, outras vezes, ele se estica durante um período de tempo considerável, dependendo da gravidade do caso do paciente. Auxiliar Invisível Inconsciente é aquele que participa inconscientemente, durante as horas de sono, do trabalho de ajuda e cura levado a efeito pelos Irmãos Maiores. São os Probacionistas que estão sinceramente se preparando para um dia transformarem-se em Auxiliares Conscientes.

6. QUALIFICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SE CONVERTER EM UM AUXILIAR INVISÍVEL CONSCIENTE
Ninguém pode dedicar-se totalmente ao desenvolvimento espiritual a não ser que não tenha mais obrigações a cumprir com relação aos demais. Nossas responsabilidades com a comunidade, a família, o trabalho nos proporcionam meios para nos tomarmos um Auxiliar Visível e aquele que se recusa cumprir os seus deveres não poderá cumprir os de Auxiliar Invisível. Portanto, a continuada e paciente realização de todos os deveres terrenos é a primeira e mais importante qualificação do aspirante.

A outra qualificação importante é o domínio de si mesmo. Um acesso de raiva enquanto estamos no corpo denso pode ter como consequência a enfermidade de nosso próprio corpo, mas não é nada em comparação com a perda do domínio de si mesmo no outro mundo.

O aspirante também necessita de conhecimento. A menos que tenhamos estudado as condições post-mortem e tenhamo-nos familiarizado com o esquema evolutivo, tendo uma ideia ampla da constituição do homem e outras matérias semelhantes, será impossível instruir os que estão menos informados.

Por último, o Auxiliar Invisível deve estar cheio de amor pela humanidade. É impossível estar insensível aos sofrimentos de nossos semelhantes aqui e querer estar cheios de amor e desejos de ajudar no outro mundo.

Concluindo, para ser um Auxiliar Invisível é preciso ser primeiro um Auxiliar Visível.

7 . COMO CURAM OS ROSACRUZES
Os Rosacruzes anseiam curar em todos os planos através da eliminação de defeitos. Estes planos são: o físico, o emocional, o mental e o espiritual. Tudo o que ocorre por bem ou por mal em um plano se reflete em todos os outros.

No plano físico, temos o corpo denso e o vital. No cuidado com o corpo denso, medidas higiênicas ajudam a preservar a saúde. A doença é o reflexo da desarmonia que vem dos outros planos. O cuidado científico ao longo das linhas naturais ajuda a remover as impurezas e a quebrar a cristalização no corpo de modo a que as forças vitais e o sangue, no qual o Espírito trabalha para harmonizar o corpo possa fluir mais livremente. O sono, o descanso, o exercício, a comida saudável, o ar puro, a eliminação frequente, hábitos regulares e condições sanitárias em geral são os principais métodos usados no cuidado com o corpo denso.

No cuidado com o corpo vital, banhos mornos que carregam os éteres impuros que se aderem à pele, a repetição de pensamentos construtivos, a oração, a devoção a altos ideais e o uso correto das forças vitais são os principais métodos usados. E é sempre bom repetir que a repetição é a nota-chave do corpo vital.

No plano emocional, o equilíbrio e o cultivo de emoções mais elevadas mantêm um estado harmonioso que reduz o desgaste do corpo denso e do vital e acalma a personalidade. Então, o Espírito não encontra resistência em seu trabalho de controlar os veículos e de harmoniza-los nos outros planos.

No plano mental, a lei e a ordem devem reinar. Quando a serenidade é mantida e o pensamento concentrado é dirigido para canais construtivos por meio do trabalho, do estudo, da meditação, novos sulcos são formados no cérebro criando harmonia e tomando o lugar daqueles que produziam desarmonia.

A compreensão das Leis que governam o plano espiritual é um grande passo à frente e o conhecimento que adquirimos pode crescer e iluminar nossa conduta no caminho da evolução.

O sofrimento é o chicote com o qual a Natureza nos mantém na linha. Ao estudarmos as Leis da Evolução e ao aplicarmos em nossa vida diária, gradualmente nos elevaremos acima da necessidade de sofrer para aprender e progredir.

BIBLIOGRAFIA:

Max Heindel, "Princípios Ocultos de Saúde e Cura" Max Heindel, "Mistérios Rosacruzes" Revista "Rays from the Rose Cross" - The Rosicrucian Fellowship - Oceanside.CA

Trabalho realizado pela Fraternidade Rosacruz Max Heindel Centro Autorizado do Rio de Janeiro 

0 comments:

Postar um comentário