06/12/2020

O Pré-requisito do Natal

FRATERNIDADE ROSACRUZ – CENTRO DE SANTO ANDRÉ

Dezembro de 1.985 – Probacionista Antônio Pereira 

em palestra sobre o Natal / Foto do probacionista Armando Têmpera

por Jonas Taucci

Invariavelmente o Sol encontra-se no signo zodiacal de Capricórnio na “noite mais santa do ano” (Natal) e anteriormente a isso, o Sol percorre o signo de Sagitário.


Há um profundo significado oculto nisso; a preparação para o Natal. Para entendê-la, há que se compreender o simbolismo de Sagitário: um centauro.


-A metade superior (humana), refere-se a nossas virtudes. 


-A metade inferior (animal) representa nossas mazelas; as regiões de nosso interior onde há a necessidade de uma regeneração e sublimação.


Nesta representação arquetípica, o centauro aponta sua seta (ações), disparada pelo arco (dinâmica Crística) para o alto (elevados ideais), outras setas estão numa aljava (generosidade palavra relacionada a Júpiter, regente de Sagitário).


Para que nosso Cristo Interno nasça (Natal, Capricórnio) o aspirante deve antes disso, passar pelas lições de Sagitário: sublimar seu Eu-Inferior (parte animal do centauro) em Eu-Superior (parte humana do centauro), através de ações (o manejar do arco e as setas), imbuídas de generosidade (aljava).

Antônio Pereira foi um entusiasta probacionista: incentiva os estudantes nos cursos da Fraternidade Rosacruz, direcionava-os a participarem dos Rituais, presenteou várias pessoas com o livro “O Conceito Rosacruz do Cosmos, ministrou palestras nos centros de Santo André, Penha, Lapa, São José dos Campos e São Paulo.


Todo mês de dezembro – em suas palestras e durante muitos anos – dizia da importância das lições de Sagitário na preparação para o Natal: a prática da generosidade, item sem o qual jamais iremos celebrar nosso Natal Interno.


Uma das Lição Mensal do Estudante, de Oceanside (acima), foi exatamente sobre este tema:


-Muitas pessoas estão dispostas a acreditar em Deus.


-Muitas pessoas estão aprendendo a responder às belezas da natureza e das artes: arquitetura, pintura e música.


-Muitas pessoas possuem a curiosidade de saber os mistérios da Criação do Universo, Sistema Solar e de nosso planeta Terra.


-Uma minoria está disposta a renunciar sua exaltação pessoal baseada em prestígio temporário, posses materiais, cargos, diplomas, em favor da importância de praticar a generosidade para com o próximo.


“Se alguém quer vir após mim, renuncia a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”.  (Evangelho de Mateus – 16:24).


Com facilidade – e bem perto de nós – encontraremos pessoas necessitadas e desassistidas, que precisam de auxílio.


Caso tenhamos um interesse maior na obtenção de conhecimentos esotéricos do que a prática da generosidade para com elas, com certeza está decretada nossa “FALENCIA ESPIRITUAL”.


A nossa jornada com o objetivo de desenvolvermos nosso Cristo Interno, está - única e exclusivamente – relacionada com o SERVIÇO abnegado que prestamos aos necessitados: a arquitetura de nosso auxílio para com eles.


Possuirmos conhecimentos avançados de filosofia rosacruz e sermos indiferentes ao próximo, representa nossa estagnação espiritual, perda de rumo e uma total ilusão no que se refere ao projeto de celebração de nosso Natal Interno; o “fermento” a que Cristo se refere no evangelho de Mateus (13:33), representa a generosidade, que faz crescer nosso Eu-Superior.

Ainda sobre Sagitário:


-Nossa generosidade – temperada com discernimento – deve ser do tamanho do regente da Hierarquia de Sagitário: Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.


SUGESTÕES DE LEITURA 

Coletâneas de um Místico (Max Heindel) – Capítulo XVII (aqui)

Ritual Rosacruz de Dezembro. (aqui)

Ritual Rosacruz de Natal ou da Noite Santa (aqui)

Interpretação Mística do Natal (Max Heindel). (aqui)

Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas (Max Heindel)Vol.1 -  Perg. 89 (aqui).

Médico de Homens e de Almas, livro da autora inglesa (1.900-1985) Taylor Caldwell.

1 comments:

Sandra Reis disse...

Este é um tema que me fascina! O que é generosidade? Creio que é a junção de amor humano com amor Divino. Amor humano é a conexão com o outro. Amor Divino é o encontro com o outro. O pré requisito para o Natal de todas as pessoas conscientes do Princípio de tudo: O amor.

Postar um comentário