03/07/2019

COM A “PALAVRA”, A SABEDORIA


por Jonas Taucci
(PREAMBULO - Se formos a uma praia, e colocarmos um punhado de água na palma de uma de nossas mãos em forma de concha, estaremos vendo nesta quantidade de água marítima – metaforicamente – a vida. Todo os oceanos e mares do mundo, representam a VIDA).

Max Heindel (Conceito Rosacruz do Cosmos – capítulo V -  A relação do homem com Deus - diagrama 06 - veja abaixo), nos fala que no mundo mais elevado do 7º Plano Cósmico, habita o Deus de nosso Sistema Solar e os Deuses de todos os outros sistemas solares do universo, estes grandes Seres também são de manifestação tríplice, semelhantemente ao Ser Supremo. Seus três aspectos são:

1) Vontade.
2) Sabedoria.
3) Atividade.

Evidente, estes três atributos estarem “adormecidos” em nosso interior, e num longínquo dia no futuro, serão despertados

Falemos sobre a Sabedoria.

Esta, não deve ser – de forma alguma – estar associada à conhecimento, aquisição de informações, por mais profundas que possam ser, de qualquer religião, seita, doutrina, filosofia etc.  Trata-se aqui de colocar à serviço da humanidade, o que – na literatura, palestras, textos etc. – aprendemos (muitas vezes apenas “decoramos”).

O Sr. Heindel, nos alerta do perigo que possa residir no (simples) conhecimento. A acomodação alicerçada no “Eu sei, logo (espiritualmente) evoluo”. A sabedoria não está associada em absolutamente nada exterior, constitui-se num dos três sagrados atributos descritos acima, conquistado apenas pelas nossas ATITUDES: o trabalho do dia a dia, e principalmente em nossos relacionamentos com os semelhantes.

A passagem do livro de Provérbios (08: 22 a 36), abaixo, nos dá uma dimensão extraordinária sobre o que realmente representa a SABEDORIA; trata-se exatamente de sua voz, sua “palavra”, ecoando em todo nosso ser, através de nossas inúmeras existências aqui na Terra.   

Leiamos, da forma como se nosso - particular - Cristo Interno (SABEDORIA), estivesse se dirigindo a cada um de nós.

" O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra.

Nasci quando ainda não havia abismos, quando não existiam fontes de 
águas; antes de serem estabelecidos os montes e de existirem colinas, eu nasci.

Ele ainda não havia feito a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo.

Quando ele estabeleceu os céus, lá estava eu, quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo, quando colocou as nuvens em cima e construiu as fontes do abismo,quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra, eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença.

Eu me alegrava com o mundo que ele criou, e a humanidade me dava alegria.

Ouçam-me agora, meus filhos: Como são felizes os que guardam os meus caminhos!

Ouçam a minha instrução, e serão sábios. Não a desprezem.

Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa.

Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor.

Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte".

Estamos apenas decorando os Ensinamentos Rosacruzes, ou praticando SABEDORIA?

3 comments:

Sandra disse...

Certamente, sabedoria não é adquirir conhecimentos. Creio que é um conjunto de vários aspectos: Equilíbrio interior, capacidade de identificar as necessidades dos outros, dar um significado a nossas vidas criando valores e enfrentando com coragem as adversidades que surgem em nossos caminhos. Parabéns pelo texto! Este é um tema vasto para comentários.

Maria Lázara Franzini disse...

De fato Sandra. Este é um tema muito vasto e muito rico para reflexão. Agradecemos sua presença e comentário enriquecedor.

Amanhecer Nativo disse...

Bom dia carissimos Irmãos e Irmas da FRMH.
De fato e de direito de cada um Viver essa SABEDORIA nos requer ter sempre a presença da FE da CARIDADE e do AMOR A SI MESMO E AOS SEMELHANTES. Caminhar sempre. AMEM.

Postar um comentário