14/07/2019

A Saúde e o Desenvolvimento Espiritual

Pergunta: 
Sendo um corpo sadio necessário para o desenvolvimento espiritual, o que oferecem os Ensinamentos Rosacruzes a alguém que não esteja em perfeitas condições físicas no presente momento? Será a saúde perfeita o resultado do estudo desta filosofia? Se o ensinamento for praticado, proporcionará uma boa saúde à pessoa?

Resposta: O consulente começa com um equívoco, isto é, que um corpo sadio é necessário ao verdadeiro desenvolvimento espiritual. Esqueceu, também, a diferença entre “sadio e “sensível”. Muitas pessoas com pouco desenvolvimento têm um corpo físico dos mais sadios e saudáveis, mas não são sensíveis às vibrações espirituais. Uma ilustração elucidará isso: O autor possuiu um despertador, um relógio barato, já há um certo número de anos. Muitas vezes foi colocado e comprimido numa grande mala manipulada por carregadores, porteiros, etc., de uma maneira excessivamente descuidada, assim mesmo, ao ser tirado da mala depois de todos os solavancos e do mau trato, funcionava ainda marcando as horas, isto é, se a pessoa não se importar com uma variação de alguns minutos para frente ou para trás. Tal relógio é resistente e sólido, mas não exato.

Por outro lado, um cronômetro usado a bordo dos navios é um relógio excessivamente delicado. Repousa sobre uma balança que o mantém numa posição horizontal e é compensado ao mínimo movimento do navio para que possa funcionar perfeitamente, pois, muitas vezes, milhares de vidas dependem da extrema precisão desse instrumento. Um capitão que se lança a navegar no oceano, sabe a que distância está na direção leste ou oeste de Greenwich, Inglaterra, através desse relógio preciso o cronômetro. Ao calcular a diferença entre o horário do meio dia no local onde se encontra e o tempo marcado pelo cronômetro, possui um critério concreto da sua localização, um critério ao qual ele confia a vida de todos os seus passageiros e os milhões de dólares que valem a propriedade que está sob seus cuidados. Uma comparação entre o cronômetro sensível e o despertador impreciso e disponível, ilustra a diferença entre “sensível” e “sólido”.

À medida que entendemos as filosofias mais elevadas e que vivemos a vida ensinada por elas, o nosso corpo torna-se extremamente sensível e deve receber mais cuidados que o corpo de um hindu ou de um negro nos desertos da África. Eles não têm um sistema nervoso delicadamente organizado como o da raça branca. Os que estão interessados nas linhas do desenvolvimento espiritual encontram-se particularmente tensos; portanto, à medida que progredimos, torna-se necessário cuidar cada vez mais deste instrumento. Aprendemos também as leis da sua natureza e como adaptar-nos a elas. Se aplicarmos o nosso conhecimento, é possível manter um instrumento sensível e conservá-lo em saúde relativa.

Há casos, no entanto, em que uma doença é necessária para causar certas mudanças no corpo, que são precursoras de um grau mais elevado no desenvolvimento espiritual e, sob tais condições, a doença torna-se uma bênção e não uma maldição. Podemos dizer que o estudo da mais alta filosofia tenderá sempre a melhorar a saúde de alguém, porque “conhecimento é poder”, e quanto mais soubermos, mais capazes seremos de enfrentar todas as condições, contanto que ponhamos o nosso conhecimento em prática e vivamos a vida, Não sejamos meros ouvintes da palavra, mas agentes também, pois nenhum ensinamento nos beneficiará se não estiver integrado nas nossas vidas diárias.


Max Heindel em "A Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas - vol. I, perg. 144

0 comments:

Postar um comentário