25/03/2019

Significado Esotérico dos Dois Ladróes

PERGUNTA: Qual o significado esotérico dos dois ladrões e da cruz?

RESPOSTA: Contrariamente à opinião geralmente aceita, os quatro Evangelhos não são absolutamente a biografia de Jesus, o Cristo. São fórmulas iniciáticas de quatro diferentes Escolas de Mistérios. Para encobrir o seu significado esotérico, a vida e o ministério de Cristo foram também entremeados. Isso pôde ser feito porque todos os iniciados, sendo individualidades cósmicas, têm experiências similares. Sabemos que Cristo falava à multidão por parábolas, mas o significado oculto delas era explicado aos Seus discípulos em particular. Paulo também “dava leite para os fracos e carne para os fortes”. Jamais pretenderam transmitir os símbolos ocultos para as pessoas comuns, ou fazer da Bíblia ”um livro aberto de Deus”, como muitos atualmente acreditam.

Ao ler na Memória da Natureza descobrimos que, quando da crucificação, não houve apenas dois, mas vários crucificados. Naquela época, a pena capital era imposta pelas mínimas transgressões e muitos sofreram essas mortes bárbaras. Deste modo, aqueles que pretendiam encobrir o significado oculto dos Evangelhos, precisavam encontrar algo com que preencher a narrativa e velar as circunstâncias realmente vitais da crucificação.

A história relativa aos ladrões é, portanto, um incidente verdadeiro, não possuindo nenhum significado esotérico.

Pergunta 99 do livro: Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas, Vol. I Max Heindel

0 comments:

Postar um comentário