19/07/2015

O Sesquicentenário do Nascimento de Max Heindel e os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental

                                                                                              por Jonas Taucci
Prefere ouvir a Palavra Devocional? Clique aqui

Neste 23 de julho de 2.015, observamos o sesquicentenário de nascimento do fundador da Fraternidade Rosacruz, Max Heindel (1.865–1.919), que transmitiu ao mundo os ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL.

Por volta de 1.914, o Sr. Heindel prefaciou e solicitou que a Sra. Annet C. Rich escrevesse a obra Cristo ou Buda? onde a autora nos fala do fato da religião Cristã ser a mais adequada aos povos ocidentais.

Muito oportuno – nesta importante data – uma passagem bíblica citada pela Sra. Annet em seu livro; o 8º capitulo da Carta aos Hebreus, no Novo Testamento - e algumas observações seriam interessantes sobre isto:

* Estudiosos bíblicos sustentam que Hebreus (esta Carta não indica quem a escreveu) foi escrito por volta do ano 75 DC, por Paulo, devido à semelhança estilística e literária com as outras 13 Cartas escritas pelo mesmo, tendo todas seu nome no início, a saber:

* Romanos, uma Carta; Coríntios, duas Cartas; Gálatas, uma Carta; Efésios; uma Carta;  Filipenses, uma Carta; Colossenses, uma Carta; Tessalonicenses, duas Cartas; Timóteo. duas Cartas; Tito, uma Carta e Filemon, uma Carta. (Vale ressaltar que no Ritual Rosacruz do Serviço do Templo, são citados trechos das Cartas de Paulo aos Coríntios e Filipenses).

* Nestas 13 Cartas, Paulo indica seu nome em suas aberturas, o que não acontece em Hebreus, ou seja; 13 Cartas com o nome do autor, o que nos faz lembra:

* Cristo e os 12 Discípulos, totalizando 13.

* Os 12 Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz e o 13º (Christian Rosenkreuz).

A Sra. Annet cita em sua obra, trechos do 8º capitulo da Carta aos Hebreus, dizendo de “... um tempo futuro quando não será necessário ensinar os homens a conhecer Deus, pois então todos, do menor ao maior, terão suas leis inscritas nos seus corações e nas suas mentes, e todos conhecê-lo-ão...”. À luz dos Ensinamentos Rosacruzes, isto torna-se REVELADOR:

Um tempo futuro (Idade Aquariana).

Não será necessário ensinar aos homens a conhecer a Deus  .(O Cristo Interno já manifestado, atuante, a sua praticidade).

* Todos, do menor ao maior (independentemente de raça, cor, credo sexo, religião, etnia etc., haverá uma Comunhão com o Cristo Interno em cada um de nós e com todos). O reconhecimento da unidade fundamental de cada um de nós com todos, a Comunhão Espiritual, citada ao  final do Ritual Rosacruz do Serviço do Templo.

* Terão suas leis inscritas nos seus corações e suas mentes (O equilíbrio entre mente e coração. A capa do livro Conceito Rosacruz do Cosmos, e outras obras da Fraternidade Rosacruz, são um bom exemplo do que promulga os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental: Tanto o coração como a lâmpada (mente), estão lado a lado, num perfeito equilíbrio. Se um sobressair, será em detrimento do outro. Devemos pois, procurar o equilíbrio, alicerçado em atos de bondade).

* E Todos o Conhecerão (Seremos conscientes da manifestação de nosso Cristo Interno, e o de nossos semelhantes, numa Fraternidade Universal).

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” (2ª Carta de Paulo aos Coríntios 05:17).
                                   "Que as rosas floresçam em vossa cruz"

Palavra Devocional de 19 de julho de 2.015 - domingo, início da Semana do Sesquicentenário de nascimento de Max Heindel (23.07.1865 – 06.01.1919)
Christ or Budha? (The Rosicrucian Fellowship):
http://www.rosicrucian.com/cob/cobeng01.htm
Biografia, Mapa Astrológico e outros sobre Max Heindel: http://rosacruzdevocional.blogspot.com.br/p/max-heindel.html

1 comments:

Eduardo Aroso disse...

Gostei de ler.
Bem-haja quem escreveu e quem publicou.
Eduardo Aroso

Postar um comentário