07/09/2022

ALQUIMIA: A Destilação de Três Ingredientes

Pintura, óleo sobre tela “São Pedro penitente” do pintor grego Dominikos Theotokopoulos (conhecido como El Greco), que viveu entre 1.541 a 1.614. Retrata o arrependimento de Pedro ao negar que conhecia Cristo. De um lado, um tronco escuro de árvore (o remorso) e do outro em tons mais claros (o perdão), vemos Maria Madalena retornando do túmulo de Cristo após sua ressureição. Esta obra encontra-se no Museu de Arte de San Diego (EUA).

por Jonas Taucci(*)
A grande maioria da humanidade está versada em leis elaboradas pelos homens. Estas regem países, estados etc., contudo uma minoria tem conhecimento sobre a existência de Leis Divinas, e desta minoria apenas uma parte empenha-se em segui-las.

Ao infringirmos constantemente (pecados) estas Leis, cria-se – entre outras consequências uma mudança de comportamento no Corpo Vital, retardando assim o nascimento do Cristo Interno; Max Heindel nos informar que todo desenvolvimento oculto inicia-se neste Corpo. A prática de Ideais Cristãos reveste-se desta maneira de suma importância ao aspirante rosacruz, e com relação ao pecado, surge a pergunta:

Somos sempre punidos ao cometê-los?

Resposta: Absolutamente, não!

Existem duas formas quanto a isto:

1) Nossa estadia no Purgatório, após a morte.
2) Arrependimento, Reforma e Restituição, nesta presente vida.

O dedicado aspirante rosacruz realiza – aqui na Terra - uma verdadeira e importante Obra Alquímica no item 2, onde:

ARREPENDIMENTO – Um profundo e superlativo sentimento de arrependimento - advindo de nosso mais íntimo âmago - por tudo aquilo que praticamos (ou omitimos de praticar, em certos casos) com relação a nossos pensamentos, palavras e atos. O exercício de retrospeção realizado diariamente de uma forma sincera e com fervor, constitui-se numa pérola de ensinamento promulgada pelos Ensinamentos Rosacruzes. Mas, atentemos a um ponto crucial: após este exercício, esqueçamos por completo nossas faltas. Há pessoas que passam anos e por vezes uma boa parte de suas vidas, arrependendo-se e exercitando um infindável remorso com relação às más ações construídas, num verdadeiro autoflagelo emocional; isto tem um efeito grave em nossas glândulas endócrinas, entre outros danos (futuramente será publicado neste blogue, esta Lição Mensal do Estudante de Oceanside que trata disto).

REFORMA – Renovação de postura; o firme propósito da construção de um Templo Interno, sem ruídos de martelos, onde o material para a edificação do mesmo, seja constituído de altruísmo, amor, perdão e humildade ao semelhante. Nossas mãos sempre - desde tempos imemoráveis - estiveram associadas ao fazer, ação, trabalho e também relacionadas ao saudar nossos semelhantes (aperto de mão ou aceno). Diante disto, reveste-se de um profundo significado oculto a passagem no Evangelho de Mateus (12:10 a 13), onde Cristo cura a mão ressequida de uma pessoa: a mão que nada faz aos desassistidos (por isso adoece) e não saúda (reconhece) seus irmãos pertencentes a onda de vida dos Espíritos Virginais, negando-os. Sendo este órgão relacionado a Gemini/Mercúrio (Astrodiagnose – Um Guia de Saúde – capítulo I – Propriedades Anatômicas e Fisiológicas dos Signos), podemos entender também a citação bíblica como o acúmulo de conhecimentos e informações que se torna – sem dúvidas - ressequido por não ser utilizado no auxílio ao semelhante.

RESTITUIÇÃO – Trata-se de procurarmos – humildemente - as pessoas que causamos algum dano (sejam quais forem) e sanar a questão com algo equivalente ao dano causado (sejam quais forem também) de uma forma sincera e amorosa. Na impossibilidade de localizar estas pessoas, podemos realizar esta restituição ou reparo a uma outra; desta forma e maneira, compensará – em certo grau – o dano causado a pessoa de origem. Este item revela uma certa grandeza de ALMA.

Praticados, estes três poderosos ingredientes alquímicos encurtam nossa estadia no purgatório, devido a que AS LEIS DIVINAS E OS ANJOS DO DESTINO JAMAIS DEIXAM DE LEVAR EM CONTA OS PERSISTENTES ESFORÇOS de um bravo espírito.

IMPORTANTE: Não devemos maquiar, redesenhar ou criar subterfúgios nesta empreitada; o - na maioria das vezes consciente - autoengano só nos trará ilusões. Devemos estar atentos às nossas possíveis conveniências e manipulações sorrateiras.

Nossos pecados ao serem expostos a esta tríade, são eliminados dos registros da vida, e as experiência servirão para um amalgamento alquímico (Corpos Denso, Vital, Desejos e Mente) na evolução, vide Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo III – O Homem e o Método de Evolução – Diagrama 5. 
Evidente que em nossas existências na Terra, cometemos erros, mas cumpre-nos um hercúleo esforço em seguir o indicativo de Cristo,
“VAI E NÃO PEQUES MAIS”
(João 08:11)

* * * * * * * * *

(*) Durante o mês de setembro de 1.982, os Centros Rosacruzes da Penha, São Paulo, Santo André e São José dos Campos, realizaram uma “Visitação Rosacruciana”: seus palestrantes proferiram conferências em vários Centros, alternando-se assim em visitas revestidas de plena amizade, cooperação, solidariedade, com músicas ao órgão/piano e saudando o retorno anual de Cristo à Terra. Estas conferências (domingos, quartas feiras e sábados) estiveram baseadas na Lição Mensal do Estudante de nossa Sede Mundial (Oceanside), março, ano 1.975, intitulada “Perdão do Pecado”. O texto acima constitui-se em resumo desta Lição, onde foram feitas cópias e distribuídas aos presentes.
* * * * * * * * *

Maravilhosa foto da Nebulosa Carina, situada em nossa Via Láctea, a aproximadamente 7.600 Anos Luz de distância, feita recentemente pelo telescópio James Webb. (Foto e divulgação da Nasa.)


”Cada ano que passa, com a ajuda dos mais potentes telescópios que o engenho e a habilidade mecânica do homem foram capazes de construir para penetrar as profundezas do espaço, torna-se mais evidente que a Luz é infinita porque Deus de onde provêm, também é infinito” . (Max Heindel – Princípios ocultos de saúde e cura – Capítulo XII – Bases terapêuticas da luz da cor e do som).

* * * * * * * * *
No próximo dia 22 de setembro, aproximadamente às 22h:04m (horário de Brasília), o Sol ingressa no signo cardinal e aéreo de Libra. Por orientação de nossa Sede Mundial (Oceanside), oficiemos no dia 21 deste mês, o Ritual do Serviço do Equinócio de Setembro, onde celebra-se o retorno de Cristo à Terra. (Baixe aqui em PDF)

3 comments:

M. Th. Schilling disse...

EXCELENTE TEXTO !!! MUITO OBRIGADO !

Anônimo disse...

Olá Irmão.
Muito obrigado pelo seu excelente trabalho.
Que as Rosas Floreçam em vossa Cruz.

Rosacruz e Devoção disse...

Caros Irmãos agrademos a presença no blog e ficamos feliz por saber que o artigo tem sido útil.
QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Postar um comentário