02/11/2021

A GRANDE VIRTUDE

Por Jonas Taucci (*)


Faz algum tempo, intensificou-se o hábito de dizer “GRATIDÃO” quando recebemos algum favor, juntamente com as duas mãos juntas em forma de coração.

Esta grande virtude é um traço de sentimento que o aspirante rosacruz deve cultivar - e vivenciar – se deseja avançar na evolução. A verdadeira gratidão é encontrada em pessoas de certa maturidade espiritual, nunca em almas jovens. Um coração agradecido representa a maior de todas as virtudes, sendo a mãe de todas as demais.

Nossos pensamentos, palavras e ações deveriam ser comparadas a uma sonora melodia de um coração agradecido pela vida. Ao meditarmos sobre o mais profundo significado do agradecimento, encontramos a sincera expressão do impulso interno do homem pelo reconhecimento da FONTE DIVINA na qual a humanidade teve a sua origem.

A gratidão é a mais bela flor que brota de uma alma; a essência do ser humano não conhece nenhuma outra à sua altura.
Esta virtude produz um embelezamento interno e devido a sua importância, a Fraternidade Rosacruz reserva em suas atividades anuais, uma data (Dia de Ação de Graças), para que os aspirantes rosacruzes no mundo todo possam irmanar-se numa belíssima oração.

O Dia de Ações de Graças, reveste-se de marcantes conotações astrológicas:

- É observado na 4ª quinta-feira (dia semanal regido por Júpiter, regente de Sagitário) do mês de novembro, estando o Sol transitando pelo signo astrológico deste signo zodiacal. A gratidão sincera – a Deus, uma pessoa ou situação - proporciona um tipo e “dilatação” de consciência (Júpiter é o maior dos planetas do Sistema Solar).

Ao cultivarmos um coração agradecido, devemos nos lembrar de que nossas provas e dificuldades são bênçãos, por elas também devemos agradecer, pois exercitam nosso caminho na direção do nascimento de nosso CRISTO-INTERNO.
Pai e Criador de todos nós, abençoai esta associação de aspirantes espirituais e a todos nossos Centros espalhados pelo mundo.

Vos damos graças pelas satisfações de nossas almas em poder participar dos Ensinamentos Rosacruzes e do privilégio que isto significa.

Vos damos graças por viver neste maravilhoso pedaço de terra;
vos damos graças de poder viver nesta harmoniosa Fraternidade que une a nós todos para trabalhar na grande obra do Senhor.

Vos damos graças pela sublime paz que nos alegra hoje, pela esperança e fé para enfrentar o amanhã, pela saúde que desfrutamos, o trabalho que realizamos, o alimento vegetariano que necessitamos e pelo clima prodigioso e bendito que nos rodeia.

Por nossos amigos e companheiros de todas as partes do mundo.
Conceda-nos Pai, - vos rogamos de todo coração – a graça e a fortaleza suficientes para suportar e sermos suportados. Nos dê a alegria e uma mente sempre aberta para perdoar.

Aumentai, Pai Nosso, vos rogamos de todo coração, nossa lealdade e poder amoroso, para amar e perdoar a nossos inimigos e manter firme nossa aspiração e nosso ideal. Que possamos ter a suficiente fortaleza interna para enfrentar os problemas diários.

Conceda-nos sabedoria para auxiliar, confortar e possuir a habilidade suficiente para responder a todos os pedidos de auxílio que nos chegam.

Vosso é o Reino, o Poder e a Glória.
Pelos séculos dos séculos.
Amém

(*) Texto e Oração lidas no Dia de Ação de Graças, 28 de novembro de 1.985 (Sol em Sagitário), uma quinta-feira (dia regido por Júpiter) no Templo da Fraternidade Rosacruz de São Paulo, sendo o texto um resumo da Lição Mensal do Estudante de nossa Sede Mundial (Oceanside) intitulada “UM CORAÇÃO AGRADECIDO” do mês de novembro, ano 1961. 

Neste ano de 2.021, a data - constante no Calendário Anual de Oceanside - será dia 25 de novembro. (Baixe a oração em PDF)
* * * * * * * * *
Descoberto em 1.947 na região de Khribet Qumran (atual Cisjordânia) os chamados Manuscritos do Mar Morto são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de textos escritos aproximadamente entre os anos 400 AC a 300 DC. em sua maioria em hebraico, mas há registros também em aramaico e grego.

Podem – em sua grande parte - facilmente serem encontradas traduções nas redes sociais e livrarias.

Há nesta descoberta, os chamados Hinos de Ações de Graças, que exorta uma superlativa gratidão – do âmago de nosso ser – para Deus.


SUGESTÕES PARA LEITURA

 - Estudos de Astrologia =- Elman Bacher - Vol.II - Júpiter, o Princípio do Melhoramento (veja aqui) 

- Pollyanna - Eleanor Porter 

- Pollyanna Moça - Eleanor Porter 

VEJA TAMBÉM: DANDO GRAÇAS (aqui)  e  AÇÃO DE GRAÇAS (aqui)

5 comments:

Unknown disse...

Muito oportuno o artigo do meu amigo Jonas... nos tempos de pandemia, a situação provoca só pedidos e nos esquecemos de agradecer as graças recebidas mesmo que tenham sido em forma de lições amargas. Sempre será um aprendizado. A oração é muito bonita....

Unknown disse...

Muito BOM o artigo
Sempre agradecer as graças recebidas
A oração é muito bonita....

Unknown disse...

DAVID CABRAL

Rosacruz e Devoção disse...

Em nome do autor, nosso irmão Jonas Taucci agradecemos a todos pela presença aqui no blog e pelos comentários. Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz.

Sandra disse...

Agradeço ao Mestre dos Mestres por ter nos ensinado o caminho da verdade e por ter nos dado a própria luz...colocando seu espírito a nos servir. Curar si mesmo é harmonizar se com o Creador.

Postar um comentário