01/12/2018

No Natal, Ode ao Reino Vegetal

por Jonas Taucci
O texto abaixo é de autoria do saudoso probacionista Reili José Brighenti (os créditos ele cedeu à Fraternidade Rosacruz), e publicado na revista Serviço Rosacruz do mês de maio de 1.981. Com uma enorme repercussão, foi direcionado à cinemas e teatros em dias movimentados, escolas, bibliotecas, floriculturas e distribuídos em várias bancas de jornais da região do ABC (as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) e também São Paulo. Estas bancas de jornais introduziram este texto em jornais e revistas que iam sendo vendidas.

No mês seguinte (junho de 1.981), a revista Serviço Rosacruz (re) publicou o texto.

CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO À VIDA

Lembrando Abrahan Lincoln, “as árvores sobrevivem sem as cidades, mas as cidades não sobrevivem sem as árvores.”

Dia e noite – nas ruas - milhares de árvores são barbaramente depredadas em atos de vandalismo, por pessoas que não compreendem a falta que elas fazem.

Proteja as árvores plantadas em sua calçada e caso não haja árvores em sua rua, ou falte alguma, solicite à prefeitura.

Quando não for possível a prefeitura plantar, consiga alguma muda e plante você mesmo em locais adequados e autorizados; não custa muito, não é humilhação e será, acima de tudo, um gesto de nobreza ao Reino Vegetal.

Se você, em seus fins de semana, costuma fazer ir a parques, plante as sementes das frutas que você levar, se possível.

Respeitemos a natureza!

Nas datas festivas, assim como natal, ano novo, páscoa etc. substitua – na medida do possível – os presentes e recordações caras e de pouca utilidade por árvores, arbustos, flores ou sementes; são de muito melhor utilidade, custam menos e são, acima de tudo uma demonstração de bom gosto.

Você cuida de seu carro, reserva-lhe um lugar especial em sua casa, dá-lhe teto e proteção, lava-o, abastece e lubrifica-o; acaso você faz o mesmo com o Reino Vegetal?

Compare um local árido e deserto por um cheio de árvores, flores e frutos, e diga honestamente; qual lhe parece dar mais condições à preservação da vida?

Leva avante esta mensagem, faça cópias e envie a amigos; comente acerca desta ideia com os entes queridos, fixe-a em locais visíveis e movimentados como escolas, restaurantes, áreas de entretenimento e lazer, e sua maior recompensa será de haver lutado pela preservação e respeito à onda de Vida Vegetal.

O texto foi escrito a 37 natais atrás...

4 comments:

Ademir Bispo disse...

A conscientização sobre a harmonia entre homem e natureza è muito importante.

Que as rosas floresçam em nossa cruz.

Panda disse...

As árvores e plantas são o que nos ajuda a viver em harmonia com nosso globo terrestre!!muito bom irmão Jonas

Panda disse...

Que as rosas Florençam em nossa cruz

Luiz Márcio disse...

Bom dia amigos...Ainda hoje reportagem na TV, a pergunta que não quer calar:"Qual o legado que vamos deixar para as próximas gerações???
Aqui no condomínio, que é de classe média alta, vocês não imaginam a mina luta com lixo reciclável e rejeitos. Não é raro, restos de comida misturado com latinhas; garrafas pet com liquido; vidros quebrados sem cuidados para quem vai manipular...Qual o resultado disso tudo? A natureza não dá saltos e cobra sua fatura! Incêndios, enchentes, secas, erupções vulcânicas, mar avançando, animais marinhos consumindo plásticos, etc. Como nós seres humanos somos difíceis de se conscientizar. Que cada um faça o melhor de sua parte.

Postar um comentário