16/04/2017

O Discernimento na Interpretação dos Textos Bíblicos

Capa do volume IV da Coleção Cavalo de Pégaso (veja nota no final do texto), do qual o autor Delmar Domingos de Carvalho ofertou para este blogue o texto abaixo, onde a literatura de Max Heindel é amplamente citada.
Convém recordar que não existe uma única linha dos textos originais do Antigo Testamento; será muito benéfico lembrar que Cristo-Jesus nada escreveu; como é muito útil saber que nos textos do Novo Testamento a pontuação não foi usada; apesar disso, a Bíblia continua sendo uma obra de enorme valor somente não pode ser interpretada literalmente, está cheia de mitos, símbolos, alegorias, parábolas, números cabalísticos, etc.

Face ao exposto, e não só, é muito valioso usar a nossa capacidade de discernimento, livre de dogmas, de preconceitos, de medos, de outro modo essa prerrogativa intelectual não será usada, ficando perturbada pelas trevas escolásticas.

Comecemos pelo Génesis- Capítulo 1- versículo 26: E Deus (1) disse: Façamos o Homem à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança e mais à frente: macho e fêmea os criou.

Note-se o plural: façamos. Isto exige um Sujeito Plural. Assim é, como já se esclareceu no Capítulo sobre Deus, designadamente, acerca dos Elohim. Todo o mundo sabe, ou deve saber, que esta palavra está no plural pelo que procurar manipular de modo a que seja traduzido por Deus, é profundamente errado, estamos cometendo uma grave falha na busca da Verdade. Por isso surge: façamos. Use-se o nosso discernimento, com liberdade de expressão.

Outro erro de tradução encontra-se em Como Deus criou a mulher, ver Capítulo II, em que Deus tirou uma costela a Adão (homem) e formou a Eva (mulher). Nesse caso o homem não ficaria com menos uma costela? Sobre este assunto já escrevemos em vários trabalhos e Max Heindel esclarece em sua magistral obra O CONCEITO ROSACRUZ DO COSMO, original escrito em inglês e já traduzido em diversos idiomas, incluindo no turco, no arménio, no russo.

Vamos até às Profecias de Job, mais precisamente, Capítulo 8-versículo 9: somos de ontem e não nos lembramos. Outras traduções: somos de ontem e não o sabemos.

Está ou não claro que Job está informando que já temos um passado mais ou menos grandioso, do qual não nos recordamos e ainda bem…

No evangelho, segundo São Mateus, Capítulo XVII- versículo 11-13, Cristo disse: Sim, Elias virá e restabelecerá tudo. Eu, todavia, digo-vos: Elias já veio e não o reconheceram, trataram-no como quiseram. Deste modo, também irão fazer sofrer o Filho do Homem. Então, os discípulos compreenderam que se referia a São João Batista.

Por outras palavras, Elias foi a vida anterior de São João.

Na cura do paralítico de Bezatha, que estava neste estado há trinta e oito anos, Cristo após o curar, diz-lhe: não tornes a errar para que não te aconteça algo pior.

Aplicando a nossa capacidade de discernimento vemos que este nosso irmão estava passando uma prova muito difícil, e como até aos 14 anos não temos responsabilidade, melhor ainda será até aos 21 anos, como é que aquele ser humano teria errado tão intensamente para estar paralítico há 38 anos? É evidente que as causas vinham de vidas passadas. Por isso, o Mestre disse para não voltar a errar, nem Ele podia alterar a Lei da Causa e do Efeito, ensinada por Cristo quando disse que o que semeamos, colhemos.

Contudo, Deus é Infinitamente Amoroso e Sábio, no Seu Plano jamais existe vingança alguma, nem um til. Há sim a remissão dos erros, desde que façamos um profundo arrependimento e equilibremos esta Lei. Assim, no caso, de termos roubado algo, urge entregar o que furtou, pedir desculpa e jamais levar o que é dos outros.

Sendo Deus Omnipotente, Infinitamente Sábio e Amoroso, como pode algum ser humano ser punido com CASTIGO ETERNO? Como pode um diabo qualquer ser dono de seres humanos no inferno, que não existe?

Logo a palavra grega aion que tem sido traduzida por eterno, (Frederico Lourenço mantem este erro no seu trabalho, NOVO TESTAMENTO, página 142, EDIÇÃO QUETZAL) quando a verdade é que jamais é eterno, mas sim uma idade, um período de tempo, um espaço de existência. Ver o nosso II Volume sobre CRISTO E CASTIDADE.

Usando o discernimento jamais poderá ser, vida eterna, castigo eterno.

O ser humano foi feito à imagem de Deus e não o invés. Nada de vingança, de justiça sem amor verdadeiro, sem perdão.

Porque a vida manifesta-se em ciclos espiralados, jamais é linear, isso está demonstrado cientificamente e até pela observação dos factos, das diversas ondas de vida.

Por isso, não há castigo eterno, isso seria fazer de Deus à nossa imagem: pena capital, prisão perpétua.

Segue um Diagrama sobre como é a nossa actual evolução, cíclica e em espiral, constante no Conceito Rosacruz do Cosmo. Exige uma observação profunda e o conhecimento completo do ser humano, composto por um tríplice corpo: corpo físico, vital, composto por éteres que o vitalizam; corpo de desejos que após a morte, toma a forma do corpo físico, e uma mente que serve de união; uma tríplice alma e um tríplice espírito, numa ligação com a Trindade na Unidade.


Como vemos, o nosso Ego, parte do Absoluto, viaja em espiral, e como disse o enciclopedista Goethe, o espírito é como a água, circula na Terra, sobe aos planos superiores, não se vê, e a seu tempo, de novo condensa-se e aí vem ela até ao Mundo Físico.

Mais ou menos aos sete anos nasce o corpo vital, daí o rápido crescimento; aos 14 anos, também mais ou menos, depende do movimento lunar seguinte ao dia do nascimento de cada pessoa, nasce o corpo de desejos, começa a separação para com os progenitores, período em que os sentimentos dominam, em alguns jovens mais do que noutros, e aos 21 anos, nasce a mente, e temos a maioridade que nas leis terrenas começa aos 18 anos, noutros até antes, mas realmente só aos 21. (Ver o Diagrama nº 2 no Capítulo sobre Deus, analisando os diversos Mundos)

Vamos terminar o uso do discernimento no texto bíblico, embora existam muitos outros campos em que deve ser aplicado na busca da verdade, com as palavras de Cristo na cruz para Barrabás: Em verdade te digo hoje estarás Comigo no Paraíso. Lucas-23-43.

Há edições em que não existe pontuação alguma, como consta no original, outras têm: Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no paraíso. Outras ainda: Em verdade te digo, hoje; estarás comigo no paraíso.

Depois de ressurreição Cristo surge, em Seu Corpo-Alma, a Madalena, por sinal, foi o primeiro ser humano que viu o Mestre. Uma mulher que era Sua discípula, muito fiel, não esposa, como alguns insinuam, e diz-lhe para não o deter pois ainda não tinha subido para Seu Pai. Ide dar a notícia aos outros companheiros.

Ligando estes factos o que concluímos, usando o discernimento? Creio que é fácil: Cristo depois da ressurreição ainda não tinha subido para Seu Pai, logo o texto que tem uma errada pontuação, levando a concluir que Cristo disse que naquele momento Barrabás ia com Ele para o paraíso, não está em sintonia com as palavras ditas a Madalena.

Logo a pontuação que está em último lugar é a que está certa. Ele disse naquele momento, hoje, não que ia logo para esse estado, outros pensam que é um lugar onde se fica, eternamente, sem nada fazer, somente gozar.

Não, meus amigos e minhas amigas, no Absoluto tudo está em constante actividade, seja em que plano estivermos, seja noutros muito e muito superiores, como já vimos, nos diagramas anteriores.


Nota da Edição:
À esquerda: contracapa do livro DEUS E DISCERNIMENTO 


Abaixo os 3 primeiros volumes, já lançados, da coleção: CAVALO DE PÉGASO, a qual constará de 23 volumes com "vários temas, tendo como mote as letras do alfabeto".

0 comments:

Postar um comentário