Por Jonas Taucci
Max Heindel nos informa que desde meados do século XIX a humanidade está – gradualmente – recebendo os impulsos espirituais da Hierarquia Zodiacal de Aquário. Estas vibrações estão permeando, ainda que lentamente, todos os segmentos de nossa civilização, pavimentando desta forma o Caminho para a Idade Aquariana, a inaugurar-se por volta do ano 2600.De produções cinematográficas (Star Wars do diretor George Lucas) à literatura (Senhor dos Anéis e O Silmarillion, autoria de J.R.R. Tolkien) que tiveram comentários na revista Rays from the Rose Cross em suas edições de janeiro e março de 1978, respectivamente, podemos citar como sendo exemplos de “Brisas Aquarianas” em suas áreas.
Na medicina (em todas as suas ramificações), saúde, cura e bem-estar também haverá um crescente processo de descobertas sob a égide de Aquário/Urano e a Fraternidade Rosacruz direciona uma importância ímpar nas palavras de Cristo: “Pregar o Evangelho e Curar os Enfermos” (Mateus 10:07).
O Departamento de Cura existente em vários Centros Rosacruzes pelo mundo, além de – evidentemente - oficiar o Ritual Rosacruz de Cura em datas específicas em seus Templos, consoante a eventos astrológicos (Lua transitando pelos signos cardinais de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) recebem também – atendendo gratuitamente – as solicitações a eles enviadas.
Alguns deles:
* Sabemos que existem os banhos feitos pelas pessoas em mares, lagos, rios e cachoeiras. Pois bem, o ar livre nos leva de volta ao lugar onde fomos projetados; é como reiniciar nosso corpo. Deixe os aparelhos eletrônicos de lado, as caminhadas sensórias consiste num ótimo início: caminhar por uma área verde, concentrando-se no que vê (árvores, plantas, chão, rocha, céu, nuvens, pássaros, montanhas, borboletas, abelhas etc.), cheira, ouve, toca e – acompanhados por frutas - sintamos seu paladar, absorvendo ao máximo este “banho ou imersão na natureza”.
* Caminhar por aproximadamente 15 minutos de manhã, logo após o nascer do sol. A produção da vitamina D será estimulada sobremaneira.
* Faça, na medida do possível, um jardim, cuide-o e... suje as mãos com a terra; existem micróbios saudáveis. Até mesmo uma pequena horta em casa auxilia na saúde mental.
* Caminhe descalço pela grama (evidentemente com os devidos cuidados), sentindo-a. Isto produz um curto-circuito na ansiedade.
* Pratique caminhadas ao ar livre, ciclismo, piqueniques, ou simplesmente sente-se num local a céu aberto com vegetação e deixe-se inundar pela natureza. Isto nos lembra os passeios à cidade de Campos do Jordão, cidade do estado de São Paulo, promovidos pelo Centro Rosacruz de São Paulo, onde a visita à Casa do Estudante era sempre acompanhada de “um mergulho profundo na natureza”).
A estadia em áreas verdes retrata quase que uma panaceia, além de ser gratuita. Atualmente existem nos EUA, os Cursos de Verão denominados “Imersão Natureza e Bem-estar”, onde por alguns dias ou semanas, vivencia-se este contato pleno com a natureza. Em outros países - com outras denominações - esta prática também existe numa crescente em sua procura e também o ecoturismo ocupa um importante interesse atualmente.
O artigo de Charlotte Hilton Andersen, evidentemente, não invalida o acompanhamento médico e uma sugestão – agora deste colaborador – consiste em ouvir a Sinfonia #6 do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770 -1827).
Esta composição também é conhecida pelo nome de “Pastoral”.
Fundada em 08 de agosto de 1909, a The Rosicrucian Fellowship celebrou seu 70º aniversário de fundação em 1989 e o Centro Rosacruz de Santo André observou esta data numa reunião realizada em 12 de agosto daquele ano, um sábado à tarde. Vários probacionistas, estudantes, familiares e amigos estiveram presentes irmanados num agradecimento aos Irmãos Maiores pela dádiva por eles ofertada à humanidade.
O saudoso irmão probacionista Reili José Briguentti traduziu uma belíssima poesia publicada na revista Rays From The Rose Cross (setembro de 1941) intitulada “Crianças do Zodíaco”, autoria de Lillian Parcell, o qual reproduzimos abaixo com as exatas figuras originais que acompanharam aquela publicação. Provavelmente escrito antes de 1930 (ano da descoberta de Plutão) Marte está inserido no signo de Escorpião.
A declamação do poema esteve a cargo de Madalena de Laura Pereira, filha dos probacionistas Antonio Pereira (in memoriam) e Clarice Luzio Pereira. A essência de cada Hierarquia Zodiacal transborda nesta produção poética e o interesse das pessoas presentes naquela celebração fez com que cópias fossem distribuídas posteriormente.
No que se refere ao último parágrafo do signo de Piscis, este colaborador faz outra sugestão: trata-se da animação “O Homem que Plantava Árvores” (L’homme qui plantait des arbres) produção canadense de 1987, facilmente encontrada nas redes sociais e vencedora do prêmio Oscar de melhor animação estrangeira. Escolas a apresentam para seus alunos com belíssimos comentários. Inequivocamente contém Ensinamentos Rosacruzes velados em suas entrelinhas (ou entre cenas); a Obra Alquímica de transmutar o Eu Inferior (deserto ou regiões inóspitas) de cada um de nós em Eu Superior (jardim verdejante, perfumado e com águas cristalinas) e também a de lançarmos sementes de altruísmo nos campos do mundo para a edificação de um jardim.
Antônio Pereira palestrou sobre isto nos Centros Rosacruzes de Santo André, São Paulo e Penha.
Este artigo está sendo dedicado à The Rosicrucian Fellowship por ocasião de seu 116º aniversário de fundação. Sem dúvidas ela sopra brisas aquarianas pelo mundo.
1909 / 08 agosto / 2025
******************
OBS.: Este colaborador, em seus artigos, durante este ano de 2025, presta uma homenagem à revista Rays from the Rose Cross ( The Rosicrucian Fellowship), utilizando-se de gravuras e ilustrações nelas publicadas durante sua quase centenária existência.
1 comments:
Obrigado pelo trabalho!
Postar um comentário