13/10/2019

A CARTA DA INICIAÇÃO

por Jonas Taucci
Deveria ter 14 ou 15 anos, quando minha avó – russa – pediu-me para postar uma carta no correio, endereçada a seu irmão que residia naquele país. Disse-me:

- Em cerca de 20 dias, chegará a seu destino; tempo necessário para que ele receba minhas felicitações pelo seu aniversário.

Estes tempos passaram. Hoje – via redes sociais, áudio e vídeo – mantenho contato meus parentes na Rússia em tempo real.

Mahatma Gandhi (1.869 – 1.948), disse certa vez, que se tudo o que já tenha sido escrito sobre espiritualidade fosse apagado e restasse “apenas” as Bem-aventuranças proferidas por Cristo, nada estaria perdido.

Tal é a profundidade destas nove (o número da humanidade) admoestações de Cristo (Evangelho de Mateus, capítulo 5), que são intituladas como “A CARTA DA INICIAÇÃO – DEGRAUS DO CAMINHO PARA O REINO DO CÉU , num artigo da revista Rays from the Rose Cross, Oceanside (setembro de 1.984). 

Afirma este texto, que  sua praticidade, em algum momento de nossa existência – presente ou futura – nos levará às esferas elevadas de espiritualidade.

Em consonância a este artigo de nossa Sede Mundial, há um trabalho realizado pelo irmão probacionista Roberto Gomes da Costa, da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, que compilou cada “Bem aventurança” à luz dos dizeres de Max Heindel, fundador da Fraternidade Rosacruz, e também com as obras de Corinne Heline (livro Interpretações bíblicas da Nova Era) e John P. Scott (livro Interpretações esotéricas dos quatro evangelhos). Ambos foram membros da Fraternidade Rosacruz.

Vou tentar – resumidamente – descrever esta compilação, com algum breve comentário. Observemos que cada uma das Bem Aventuranças, relaciona-se com uma determinada Hierarquia Planetária. Associemos os dizeres de cada uma destas Bem aventuranças e seus respectivos planetas, com a  casa zodiacal por eles localizados em nosso tema natal (horóscopo).

Teremos assim, uma OBRA ALQUÍMICA para toda a humanidade, contudo obedecendo a individuação de cada um, pois os planetas estarão em casas diferentes para cada pessoa.


Importantíssimo ressaltar que apenas o conhecimento disto, terá o mesmo efeito de enviarmos uma carta - via correio - a um dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, solicitando a iniciação: NULO.

A PRATICIDADE será (sem trocadilho) o “selo” para se alcançar o destinatário (nosso Cristo Interno).

1) Bem aventurado os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Hierarquia Planetária de Mercúrio. Os humildes são aqueles que levam uma vida despojada de todas formas de vaidades adquiridas na Terra; intelectual, financeira etc. e  auxiliam os semelhantes, sabedores que isto representa um caminho ao resplendor dos planos superiores.

2) Bem aventurados os que choram, porque serão consolados. Hierarquia de Vênus. As dificuldades encontradas pelo aspirante em sua jornada evolutiva. Serão abençoados pelo trabalho realizado.

3) Bem aventurados os mansos, porque herdarão a Terra. Hierarquia Planetária da Lua. Quem estuda os Ensinamentos Rosacruz, sabe que as condições da Terra irão – com o passar do tempo – receber mais LUZ CRÍSTISICA, sendo esta Terra a que nós herdaremos. A mansidão (harmonia) interna de cada um de nós, e o reconhecimento de que somos todos pertencentes à onda de vida dos Espíritos Virginais. 

4) Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos. Hierarquia Planetária de Urano. A sublimação de paixão em compaixão, egoísmo em altruísmo, conhecimento em sabedoria. Servir a divina essência oculta em cada semelhante.

5) Bem aventurado os misericordiosos,  porque alcançarão misericórdia. Hierarquia Planetária de Júpiter. O esforço humano em imitar Cristo. É comum associamos a Lei de causa e efeito somente às expiações de nossos erros, mas esta lei opera também na retribuição do bem praticado, o que ocorre no Primeiro Céu após nossa morte. Sejamos benevolentes (misericordiosos) com nossos irmãos.

6) Bem aventurado os puros de coração, porque verão a Deus. Hierarquia Planetária de Marte.  À época dos referidos escritos dos srs. Heindel, Scott e sra. Heline, o planeta Plutão não havia sido descoberto, cabendo a Marte ser o (único) regente do signo de Escorpião. Aqui, a lição da regeneração interna; não poderemos desabrochar nosso Cristo Interno se não desenvolvermos os
atributos do amor, verdade e pureza, uma obra alquímica que devemos realizar em nosso íntimo.

7) Bem aventurado os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Hierarquia Planetária do Sol. A erradicação do orgulho material, intelectual, espiritual etc.  de nossas vidas, contribuirá para a paz (pacificação) interna.

8) Bem aventurado os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Hierarquia Planetária de Saturno. Estarmos no mundo sem a ele pertencermos. Quando adotamos um regime vegetariano, sem álcool, cigarros
e drogas, conjugados por um sentimento e prática de auxiliar os necessitados, muitas vezes somos colocados “à margem da sociedade”.
O caminho torna-se assim, tão fino como o fio de uma navalha, contudo a coroa de espinhos irá se tornar um halo de luz após a iniciação.

9) Bem aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem  vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Regozijai-vos e
exultai, porque é grande vosso galardão nos Céus, pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.  Hierarquia Planetária de Netuno.
Quanto mais alto aspiramos e praticamos a espiritualidade, mais seremos alvos de duras críticas. Nosso (ainda em formação) Cristo Interno sofrerá sem dúvidas enormes “flagelos” e será “crucificado”. Se formos persistentes no trabalho alquímico interno , haverá a “ressurreição” (iniciação).

Como estão nossos “selos, envelopes, cartas, agências do correio e destinatário” ?

3 comments:

jess disse...

Muito bom!
Grato por mais esta postagem!

Panda disse...

Parabéns, irmão Jonas por mais essa postagem com grandes ensinamentos

Ademir Bispo disse...

Grato pela postagem

Postar um comentário