08/06/2013

Angelus Silesius e o Nosso Cristo Interno (*)

Provavelmente todo estudante Rosacruz já tenha ouvido falar em Angelus Silesius.

Citado e chamado de místico por Max Heindel no Conceito Rosacruz do Cosmos (capítulo XV-Cristo e sua Missão), Angelus Silesius possui uma biografia peculiar.

Desconhecemos o dia de seu nascimento, porém sabemos que nasceu de pais luteranos na Silésia, sendo batizado no dia 25 de dezembro de 1.624, com o nome de Johannes Scheffler, e a exemplo de seus pais, seguiu a religião luterana.

Filho primogênito formou-se em medicina, doutorou-se em filosofia e apreciava a poesia.

Por volta de 1653, abandona o luteranismo, abraça o catolicismo e muda seu nome para Angelus Silesius.

Sua obra mais importante, sem dúvida, “O Peregrino Querubínico” (também conhecida em países de língua portuguesa como “O Viajante Querubínico“) possui uma particularidade : está escrita em dísticos (grupo ou estrofe de dois versos), e toda ela - mística por excelência - alicerçada no desabrochar de nosso Cristo Interno.

Abaixo, alguns deles – de uma profundidade espiritual enorme para a época - ficando claro para o estudante Rosacruz, a relação dos mesmos com o Cristo Interno de cada um de nós.

Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém, se não nascer dentro de ti, tua alma ficará perdida. (Este trecho é o mais conhecido pelo estudante rosacruz, sendo encontrado no Conceito Rosacruz do Cosmos, e no Ritual do Serviço do Solstício de Dezembro).

O que importa, Gabriel, tua saudação à Virgem, se a mesma mensagem a mim não se dirige? (Gabriel, anjo Lunar, anunciou à Maria, símbolo de pureza, virgindade comportamental e casticidade de caráter, o nascimento de Jesus, nosso Cristo Interno. Devemos transportar e vivenciar isso para nosso íntimo) .

Recolhe-te em ti mesmo. E lá encontrarás, e não em terra estranha, a pedra filosofal. (Aqui, um correlato com as palavras de Cristo, em Lucas 17:20 “ O Reino de Deus não vem com aparência exterior”.

E na medida que em que meu eu desaparece, que o eu do meu Senhor se revigore e cresça. (Meu eu/eu inferior, sendo transmutado em Eu do Senhor/Eu Superior).

A alma é um cristal, a divindade, a luz. E o corpo em que vives, o estojo que as conduz. (Alma é a somatória de todas as boas ações que praticamos em nossas existências, e o cristal, elemento que os Espíritos Lucíferos não possuem acesso. Vide o livro “Carta aos Estudantes” de Max Heindel, carta 32) .

Dançam estrelas, põe o Sol tudo a mover: Não pertences ao Todo, se fixo é teu ser. (Uma alusão à música das esferas, já que dançar, está intimamente ligado à música. O “caminhar sonoro” das estrelas pelo universo, e também nossa mobilidade Planos Interno/Renascimento na Terra.) .

Como Deus, sou rico. Nem um grão de poeira Ele pode ter que eu também não tenha. (A referencia de nossa origem divina, sem nenhuma conotação material. Nossa riqueza espiritual; somos "Cristos-em-formação").

Se queres chamar o Altíssimo de Pai, deves primeiro reconhecer que és seu filho. (Devemos reconhecer nossa filiação espiritual, e vive-la).

O teu coração recebe Deus e todo seu valor, quando diante dele se abre como uma rosa.(As sete rosas, glândulas endócrinas, desabrochando, florindo em nosso íntimo. O desabrochar de nosso Cristo Interno) .

Amigo, agora basta ! Se ainda queres ler, vai, e torna-te a Escritura e a Essência. (Devemos vivenciar o que lemos e  aprendemos. A veracidade de uma filosofia está em sua vivência , no serviço amoroso e desinteressado ao nosso semelhante).
(*) Artigo originariamente escrito pelo autor para este blog.

2 comments:

Anônimo disse...

Servir sem nos Servirmos, ignorando a possivel recompensa e mesmo que nao sejamos reconhecidos e muito menos gratificados nao desistir nunca e no silencio e recolhimento do nosso coraçao servir de forma incondicional em pensamentos, curas amor,mais do que em manifestaçoes exteriores entusiasticas , porem desprovidas de ESSENCIA... E doloroso faz parte do caminho da CRUZ de todos nos ,

Maria Lázara Franzini disse...

Muito grata! O Irmão e Amigo disse grande verdade de forma simples e direta, demonstrando sentimento de devoção. Exatamente o que se espera que este blog inspire. Abraço fraterno e
Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz.

Postar um comentário