por Gilberto Silos
Os ensinamentos rosacruzes nos dão
conta de que há dois caminhos conducentes à Inicação: um místico e outro
ocultista. Representam duas naturezas distintas, duas tendências. Aqueles que
optaram pela senda mística são os devotos, os religiosos contemplativos, cujas
ações e mode de ser são ditados pelo coração. O intelecto é a expressão natural
do ocultista, homem de ação por excelência, realizador, dinâmico, racional. Na
literatura esotérica, os místicos são chamados de Filhos de Seth ou da água;
aos ocultistas dá-se o nome de Filhos de Cain ou do fogo.
Todo ser humano, quando adentra o
caminho iniciático, enquadra-se em uma das correntes acima. Mas, essa situação
tende a sofrer modificações à medida que o individuo evolui espiritualmente.
Essas transformações encontram-se estreitamente ligadas ao emprego das forças
criadoras.
Nas pessoas mundanas, a maior parte
da força criadora é utilizada na gratificação dos sentidos. Ocorre justamente o
oposto com os seres espiritualizados, conscientes de que o uso dessa energia só
é legítima na função de procriar. Como o espiritualista dirige seus esforços de
uma maneira inegoísta, na construção de um mundo melhor, sente pouca propensão
ao ato sexual. Assim a essencia da força criadora não utilizada toma um rumo
ascendente, perpassando o coração e a laringe, ou a medula espinhal e a
laringe, ou ambos ao mesmo tempo, fluindo diretamente entre o corpo pituitário e
a glândula pineal para um ponto da raiz do nariz chamado “o vigilante
silencioso”. Ali, o mais elevado Espírito tem o seu assento.
As correntes não seguem
exclusivamente uma das vias. Percorrem as duas, passando por um volume maior em
um deles, consoante a tendência do aspirante. No ocultista a corrente flui
especialmente pela medula, atinge o cérebro e com pouca intensidade passa pelo
coração. No místico a direção é inversa, porquanto a força sexual não empregada
é positiva no coração e negativa no cérebro.
Quando o aspirante em sua ascese
evolutiva atingir o grau de Adepto estabelecer-se-á um equilíbrio perfeito
entre essas tendências. O objetivo da Fraternidade Rosacruz é, justamente,
proporcionar ensinamentos capazes de satisfazer a ambas as classes. Porém, seus
esforços dirigem-se mais aos ocultistas.
Tudo isso, entretanto, nada mais é
que um pré-requisito para o trabalho consciente a ser realizado nos planos
internos. A possibilidade de obtenção do conhecimento direto nos mundos
suprafísicos resulta de uma preparação de ordem moral. O aspirante há que
despojar-se de todos os vícios, maus hábitos físicos e morais, etc.. Sem esse
esforço jamais dará passos seguros no caminho do progresso espiritual.
Não esqueçamos que na Escola
Rosacruz essa preparação baseia-se em linhas científicas e racionais. A leitura
edificante, a oração, o serviço amoroso prestado aos demais, a música elevada,
as artes em geral, o estudo de obras esotéricas, os exercícios, tornam o
indivíduo sensível, responsivo às vibrações espirituais superiores. A educação
ou exercitamento esotérico abre a visão enterna do aspirante. Na época oportuna
ser-lhe-ão ministrados exercícios para organizar um veículo apto para entrar
conscientemente nos planos internos.
A Fraternidade Rsoacruz, fundada no
início do século passado por Max Heindel, é, por assim dizer, “o cursinho”, a
escola preparatória para o ingresso na Ordem Rosacruz. A Ordem, sim, é uma
Escola Iniciática.
A verdadeira iniciação não é um
cerimonial como julgam os menos avisados. Nada encerra de exterioridades, nem
sequer é realizada aqui, na região Química do Mundo Físico. É uma experiência
interna, um processo espiritual inimaginável para quem não estiver preparado.
O inicador, geralmente um Irmão
Maior, já desenvolveu a consciência que prevalecerá no Período de Júpiter.
Sendo assim, ele não se comunicará através de palavras, mas sim por meio de
imagens vivas que projetará na consciência do candidato. Ninguém, cujo esforço
torna evidente seu progresso espiritual, passa despercebido ao Mestre. O amor,
o altruísmo, a pureza física e moral fazem aumentar a luminosidade do
corpo-alma, atraindo o iniciador. A iniciação aos Mistérios da Rosacruz é o
resultado infalível do merecimento. Nada mais pode ensejá-la. Nada.
1 comments:
Muito bom artigo! Obrigado.
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