Jonas
Taucci
Esta Hierarquia, onde seu pictórico símbolo – metade inferior animal (Eu Inferior) e metade superior humana (Eu Superior) - nos exorta a compreendermos com uma superlatividade espiritual os dizeres de João, o Batista:
“É necessário que ele cresça (nosso eu superior) e que eu diminua (nosso eu inferior)” (Evangelho de João, o evangelista, 03:30).
A parte superior – humana – do signo de Sagitário, compõem-se da aljava (corpo denso), arco (corpo vital), corda (corpo de desejos) e flechas (mente). Em muitas representações deste signo, a flecha aponta para cima (nosso indicativo evolutivo), e o fogo em sua ponta sinaliza o elemento a que este signo pertence.
Conhecedor disto, apresenta-se ao aspirante rosacruz, a OBRA ALQUIMICA de oferecer estes corpos à serviço da humanidade; de forma amorosa e desinteressada e isentos do culto à personalidade e de egoísmo. Somente assim - verdadeiramente - estaremos desenvolvendo VIRTUDES CRÍSTICAS. Há que disciplinar-se estes referidos corpos; Max Heindel nos dá como ponto de partida o Corpo Vital, sendo a repetição a sua nota-chave.
Nossos pensamentos, dizeres e ações no Altar da Prestação do Serviço.
O ciclo de palestras realizadas pelo saudoso irmão probacionista Antônio Pereira, nos meses de janeiro/fevereiro de 1995, no Centro Rosacruz de Santo André, revestiu-se de algumas particularidades:
1) Foram algumas de suas últimas palestras; faleceria no dia 26 de abril, quarta feira, daquele mesmo ano, deixando uma gigantesca folha de serviços na difusão dos Ensinamentos Rosacruzes: centenas de palestras e oficiamentos de Rituais nos Centros Rosacruzes da Penha (bairro onde residia), São Paulo, São José dos Campos, Lapa e Santo André, os quais frequentemente visitava, levando sua prestação de serviço abnegada.
Com seu pertinente entusiasmo chamava os palestrantes e oficiantes de Rituais, pelo nome de Grilo Falante; alusão a um personagem do livro As Aventuras de Pinóquio, do escritor e jornalista italiano Carlo Collodi (1826-1890), e levado ao cinema por Walt Disney em 1940.
2) Durante os anos 50 e 60, a Fraternidade Rosacruz de Havana (Cuba) realizou um – literalmente - gigantesco trabalho de dimensões intercontinentais: traduzia artigos (astrologia, nutrição e saúde, bíblia, filosofia etc.) da revista Rays from the Rose Cross (TRF), para o idioma espanhol e os enviava a Centros e membros da Fraternidade Rosacruz das Américas Central, do Sul e também Europa (Espanha e Portugal). Presenciei dezenas de palestras em Centros Rosacruzes no Brasil, oriundas deste maravilhoso material traduzido.
O ciclo de conferências do probacionista Antônio Pereira, esteve alicerçado no artigo “Preceitos práticos para todos os aspirantes”, de Margaret Thorpe, publicado nesta revista de nossa Sede Mundial (TRF), em maio de 1943 e parte dele traduzido pela Fraternidade Rosacruz de Havana em setembro do ano 1964. A senhora Thorpe colaborou por anos, na Rays from the Rose Cross.
3) Neste seu artigo, Margaret Thorpe apresenta 40 preceitos e algumas citações do escritor, poeta e filósofo americano (muito citado nas obras da Fraternidade Rosacruz), Ralph Waldo Emerson (1803-1882). Antônio Pereira enfatizou – neste seu ciclo de conferências - a importância da repetição (Corpo Vital), destes preceitos e citações de Emerson, em nossas vidas diárias. O número 40 reveste-se de (veladas) sabedoria cósmica em várias passagens bíblicas. Algumas:
ANTIGO TESTAMENTO: Os 40 dias do dilúvio (Gênese 07:12).
NOVO TESTAMENTO: Os 40 dias de jejum, feito por Cristo antes das tentações no deserto (Mateus 04:02).
Existem muitas outras alusões na bíblia sobre o número 40.
4) Este artigo de Margaret Thorpe na revista Rays from the Rose Cross, constitui-se na única fonte – de meu conhecimento - em que um membro da Fraternidade Rosacruz diz ser discípulo.
Cópias do citado artigo, em espanhol, foram feitas e distribuídas aos presentes, neste seu produtivo ciclo de conferências.
Para consultar – na íntegra - o referido artigo de Margaret Thorpe, na revista Rays from the Rose Cross de 1943, clique aqui.
Para consultar parte de sua tradução, original em espanhol realizada pela Fraternidade Rosacruz de Havana, em 1964, clique aqui.
Constante no Calendário de Eventos da The Rosicrucian Fellowship, o Dia de Ação de Graças possui uma relação com a Hierarquia de Sagitário: é observado numa quinta-feira (Júpiter, regente de Sagitário), estando o Sol caminhando por este mesmo signo astrológico.Júpiter, o maior dos planetas do Sistema Solar, onde um de seus atributos constitui-se na generosidade: pratiquemo-la do tamanho deste planeta. |
“A alma generosa prosperará: e quem dá a beber será dessedentado” (Provérbios 11:25)
Neste ano de 2023, unamo-nos em gratidão e – fervorosamente – oficiemos a ORAÇÃO DE GRAÇAS DA THE ROSICRUCIAN FELLOWSHIP, nos Centros Rosacruzes ou em nossos lares no dia 23 de novembro. (Baixe a oração em PDF
4 comments:
Excelentes artigos.
Logicamente; não li todos artigos.
Mas; claramente é ensinamento esotérico; e "coincidentemente" um dos artigos é sobre a 2a guerra Mundial(Max Heindel explicou muitos fatos da Guerra). E hoje é o 30° dia de uma Guerra q até parece q ainda estamos vivendo o velho testamento(livre arbítrio é individual- tbm melhor entendido pelo signo de Sagitário e 9a Casa).
Quarenta conselhos preciosos. Muito obrigado!
Todo mundo conhece e "aproveita" do black friday; tudo bem. Na Frat. Rosacruz q pertencemos aprendemos q precisamos "ir atrás" das causas. O "Black Friday" foi criado nos EUA por ser depois do dia do Thanks giving; onde existe na tradição norte americana de viajarem nesse dia(sempre numa 5a feira-Sol entra em Sagitário, na 5a seguinte-esse ano, amanhã) é o dia de ação de Graças, e o dia seguinte é Black Friday. Essa oração de ação de graças é muito linda e recomenda-se celebrá-la as 12h.
Caros Irmãos muito agradecemos os comentários que complementa em muito o trabalho e estimula a todos a vivenciar a gratidâo pelos ensinamentos.
Postar um comentário