30/11/2023

As Reais Causas das Doenças

Elvin Noel(*)

Não importa quão remoto ou improvável pareça, podemos ter a certeza de que somos nós mesmos responsáveis ​​pelos nossos sofrimentos e enfermidades. Embora as condições ambientais, as mudanças climáticas, as lesões físicas, etc. possam servir de “gatilhos”, as verdadeiras causas das doenças estão dentro de nós.

Todos os distúrbios físicos já estão presentes em nossos veículos mental e emocional do ser humano antes de se manifestarem fisicamente. Hábitos errôneos, sejam mentais, emocionais ou físicos, são as verdadeiras causas da doença. Todas as doenças e enfermidades são o resultado direto de erros passados ​​ou de um desrespeito deliberado pelo impulso interior que procura dominar a natureza inferior.

Os Seres que guiam o destino humano a partir dos mundos superiores permitem-nos sofrer os resultados inevitáveis ​​de ações erradas, num esforço para corrigir controle da natureza inferior sobre os veículos superiores. Todos nós devemos eventualmente admitir que tudo o que sofremos pode ser atribuído às nossas próprias ações imprudentes, nesta ou em vidas anteriores. A conduta antinatural, os maus sentimentos para com os outros, a gula, a imoralidade e outras formas de egoísmo tendem a interferir nas funções das diversas glândulas, nervos e órgãos. Dietas, medicamentos e tratamentos corretos muitas vezes são capazes de aliviar uma doença, mas apenas a remoção da causa pode realmente eliminar o que se manifesta externamente como doença.

É por esta importante razão que a verdadeira cura permite ao paciente aprender a lição espiritual indicada pela sua doença. A compreensão de que a doença é sempre atribuível à nossa própria ignorância e insensatez, e não a um golpe repentino de um destino caprichoso ou rancoroso, permite-nos trabalhar em cooperação mais estreita com os Auxiliares Invisíveis para a erradicação de hábitos ou tendências que se manifestam dolorosamente porque não estão em harmonia com o Plano Divino.

Tendo descoberto e aceitado a causa interna, que pode ser mau humor, ganância, ódio, ressentimento, preocupação, luxúria, medo ou qualquer outra coisa de ordem destrutiva, devemos prosseguir com a tarefa de nos libertarmos com persistência sistemática. Isto pode ser conseguido resistindo à qualidade indesejável, mas há um método muito mais fácil e natural. Um momento de reflexão mostrará que o polo oposto de cada vício é uma virtude na qual esse vício pode ser transmutado. Ver-se-á facilmente que não podemos ser ao mesmo tempo abstinentes e autoindulgentes; paciente e impaciente; amoroso e rancoroso; puro e impuro, etc. Portanto, à medida que cultivamos um, o outro é necessariamente erradicado na mesma proporção. Ao viver uma vida de devoção a ideais elevados, ao cultivar o que há de bom e verdadeiro dentro de nós mesmos e, assim, nos sintonizarmos com as vibrações mais elevadas do Amor, automaticamente superamos e expulsamos nossas tendências malignas tão certo quanto a luz dissipa as trevas. É muito mais fácil superar uma falha adquirindo um bom hábito do que ataca-la diretamente e arrancá-la pela raiz. Isto é, sem dúvida, o que São Paulo tinha em mente quando disse: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem."

Não se pode negar que muitos de nós temos hábitos desarmoniosos que estão quase além da força da nossa vontade individual de mudar. Contudo, como os Auxiliares Invisíveis trabalham conosco mental, emocional e espiritualmente para restaurar a harmonia, bem como fisicamente para aliviar a dor, eles estão sempre mais do que prontos para nos ajudar a libertar-nos através da autorregeneração. Devemos, no entanto, ter em mente, que o montante dos benefícios derivados da ajuda desses Compassivos Auxiliares depende em grande parte da nossa vontade de cooperar nos seus esforços para harmonizar as nossas vidas com a Lei Divina.

Não se pode esperar que nenhum agente divino liberte alguém à força de hábitos ou falhas que ele saiba serem errados, mas não esteja disposto a abandona-los. Sempre foi verdade que “Deus (através de Seus Auxiliares) ajuda aqueles que se ajudam.”

(*)Traduzido da revista Rays from the Rose Cross de 
outubro e novembro de 1954 por Rosacruz e Devoção

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui

0 comments:

Postar um comentário