por Jonas Taucci
Lançada por Max Heindel e Augusta Foss Heindel, a revista Rays from the Rose Cross completa este mês seu 110º aniversário de lançamento. Uma “revista do cristianismo esotérico”, assim designada por seus idealizadores, este maravilhoso veículo de divulgação dos Ensinamentos Rosacruzes, propagou - e continua propagando - por todas as partes do mundo, um farol luminoso a ser seguido por todos aqueles que se dispõe a vivenciá-los.
No Brasil, praticamente todos os Centros Rosacruzes retiraram desta revista dezenas de artigos que foram utilizados em palestras durante décadas; o Centro de São Paulo possuía uma equipe permanente de tradutores que vertiam para o português e os distribuíam – fraternalmente - para os demais Centros. A - também maravilhosa - revista Serviço Rosacruz do referido Centro, foi um celeiro destas traduções também.
Com mais de uma dezena de seções (luz mística, astrologia, nutrição e saúde, cura, bíblia, cartas de Max Heindel e infantil entre outras), havia também as ”palavras cruzadas” em alguns números.
Exatamente!
O indicativo para se encontrar as palavras seguiam um critério; familiarizar as pessoas com os Ensinamentos Rosacruzes. Alguns exemplos:
- Atual Período que a humanidade atravessa com 9 letras. (Terrestre).
- Em astrologia, a 8ª superior de Mercúrio com 6 letras (Netuno).
- Nome da cidade onde está localizada a Sede Mundial da The Rosicrucian Fellowship (TRF) com 09 letras. (Oceanside).
Evidente que tudo isto, em idioma inglês.
Havia também a Resenha de Livros, onde obras literárias, filosóficas e religiosas eram analisadas e comentadas à luz dos Ensinamentos Rosacruzes: simplesmente sensacional!
Uma das particularidades da "Rays" constituía-se nas ilustrações de seus artigos; belíssimos quadros de pintura, em sua maioria nos estilos renascentistas e clássicos.
No final dos anos 70, o Centro Rosacruz de São Paulo distribuiu – gratuitamente – dezenas destas revistas aos Consulados e Embaixadas de vários países de idioma inglês (Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e outros), localizados na cidade de São Paulo, no que resultou na visita de representantes destas instituições ao referido Centro. Também diversas escolas de inglês foram agraciadas com esta revista.
Dissemos acima que a Rays from the Rose Cross continua divulgando os Ensinamentos Rosacruzes, e isto é certo: no site da The Rosicrucian Fellowship, há um acervo disponível para consulta desta extraordinária revista, que foi publicada até o ano 2004. (Clique aqui).
Algumas semanas após a Páscoa (abril de 1996), o Centro Rosacruz de Santo André organizou uma palestra (realizada pelos probacionistas Luís Mario Salvini e o colaborador deste blogue), com o peculiar título:
“Onde esteve – e o que fez – Cristo no Sábado de Aleluia”.
Antecipadamente divulgada (jornais), esta conferência contou com a presença de inúmeros segmentos esotéricos, já que o tema despertou curiosidade, tendo inclusive uma equipe da revista Planeta – dedicada a assuntos esotéricos – estar presente, o que resultou na publicação desta revista – por um bom tempo e gratuitamente – a agenda das atividades do Centro Rosacruz de Santo André (rituais, palestras, aniversários e natal).
Posteriormente esta palestra foi realizada também no Centro Rosacruz de São Paulo por este colaborador, sendo realizada na significativa Data de Cura.
Ambas conferências estiveram baseadas no artigo da revista Rays from the Rose Cross (bimensal – março/abril do ano 1996), de autoria de Charles Weber, “O Cristo Ressuscitado no Reino dos Mortos”.
Como foi dito, este tema suscita muita curiosidade e seria oportuno lermos previamente as citações bíblicas abaixo:
Pois despedaçou as portas de bronze e quebrou as trancas de ferro (Salmos 107:16).
Assim diz o Senhor: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel (Ezequiel 37:12).
Isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciará a luz ao povo e aos gentios (Atos 26:23).
... porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção (Atos 02:27).
Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (Romanos 07:24)
Havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele (Romanos 06:09).
...aguardando a adoração de filhos, a redenção de nosso corpo (Romanos 08:23).
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Romanos 08:29).
Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem (I Coríntios 15:20).
Doutra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos? se, absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles? (I Coríntios 15:29).
Por isso diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra? (Efésios 04:08 e 09).
...no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão (I Pedro 03:19).
... pois, para este fim, foi o evangelho pregado também aos mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo Deus (I Pedro 04:06).
Abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram (Mateus 27:52).
Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia (Colossenses 01:18).
E manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe a vida e a imortalidade, mediante o evangelho (2 Timóteo 01:10).
E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra (Apocalipse 01:05).
E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno (Apocalipse 01:18).
Muito nos auxiliaria também, na compreensão deste artigo publicado na revista Rays from the Rose Cross, a consulta do Conceito Rosacruz do Cosmos, capítulo XV – Cristo e Sua Missão, parte O Sangue Purificador e Maçonaria e Catolicismo, capítulo VIII – O Caminho da Iniciação.
Através disto, podemos obter um vislumbre do trabalho realizado, e que ainda realiza Cristo, pela elevação da humanidade, sendo que podemos auxiliá-Lo nesta obra, não na forma do que sabemos a respeito do assunto, mas vivenciando o que Ele nos ensinou.
Na íntegra – em espanhol com tradução de um probacionista - este profundo artigo da mais que centenária revista Rays from fhe Rose Cross (clique aqui).
4 comments:
Solstício
Artigo maravilhoso. Pesquisa minuciosa. Parabéns pela dedicação e estudo de nossa história.
Sim. Ritual Rosacruz do Solstício de junho. Inverno no Hemisfério Sul.
Ficamos felizes em saber que o trabalho foi útil. Que as rosas floresçam em vossa cruz
Postar um comentário