11/01/2026

A Plenitude é Semelhança com Deus

por H.P.
Uma vez que descobrimos que a palavra "curar" significa tornar são -  são e íntegro - a cura espiritual passa a ser o estabelecimento da plenitude em nosso nível mais elevado de ser.

Compreendendo que o homem é um Espírito, possuindo alma e corpo, com a importante adição de uma mente que conecta o Espírito aos seus veículos, os estudantes dos Ensinamentos Rosacruzes consideram o homem um ser quádruplo. Ele possui algum grau de consciência em todos os quatro níveis e, portanto, pode buscar alívio da dor e de outros problemas em qualquer um dos quatro níveis de sua consciência. O método Rosacruz de cura reconhece e coopera com os melhores esforços para o alívio em qualquer nível, mas concentra a atenção na cura duradoura e mais permanente para a experiência negativa, que é o alinhamento perfeito do indivíduo como um todo com seu Pai-Deus.

Deus, nosso Pai, é TUDO. Portanto, Saúde e Plenitude são qualidades de Deus. A fé nessa verdade nos capacita a aceitar nossa relação de filiação com Deus e nosso poder para alcançar a semelhança com Deus. Ao aspirar a isso, o homem aprende cada vez mais sobre a Lei do Amor, pela qual nosso Pai celestial nos dá a vida e o Seu Espírito habita em nós para inspiração, instrução, correção, consolo e orientação.

Como a Lei do Amor de Deus é o "Bom Pastor" para todos aqueles a quem Deus concedeu o rico dom da vida, segue-se que a plenitude é a herança de todos os seres humanos. A fé em nosso Pai-Deus e em nosso relacionamento divino com Ele torna-se, então, nosso principal requisito para a cura, pois a fé nos conduz à ação cooperativa necessária no processo de purificação.

Além disso, a fé em Deus e em nossa herança como Seus filhos fortalece uma fé inabalável em Sua Lei, por meio da qual nosso Criador expressa Seu infinito amor por nós. Em João 14, encontramos a promessa de Cristo Jesus de que aqueles que amam a Deus não seriam deixados desamparados. Um "Consolador", o Espírito Santo, viria e habitaria com eles.

Eles podiam confiar plenamente no Espírito Santo de Deus que habitava neles. Isso é igualmente verdadeiro hoje para aqueles que amam a Deus e que agem fielmente de acordo com a Sua orientação. -

Somente Deus pode curar. É o Espírito de Deus em nós, esse "Núcleo da Bondade" dentro de cada ser humano, que possui o poder de cura. Para a plenitude em todos os níveis do nosso ser, então, precisamos da união com o Espírito de Deus, sempre presente, onipotente e onisciente.

Isso nos leva a uma compreensão mais clara da injunção: "Médico, cura-te a ti mesmo". De fato, estamos aprendendo a fazer isso em grau notável a cada dia. Contudo, quando o "Bom Pastor" nos chama repetidamente para uma mudança de pensamento e escolhemos ignorar o conselho, a obstinação se instala e a separação da plenitude começa. Quando permitida a continuar, o Espírito e a alma se afligem. Então, assim como em cima, também embaixo. Quando tal desunião persiste nos planos superiores, ela acaba se manifestando como desequilíbrio e dor no corpo físico denso.

Quando consultados, os médicos que estudam as doenças do corpo físico encontram um nome para nossa enfermidade e tratam o corpo para o efeito de nossa vontade. O tratamento de nosso mal-estar nesse nível, porém, consiste em tratar apenas o efeito, não a causa. Portanto, é prática dos estudantes do método da Fraternidade Rosacruz recorrer primeiro a Deus, a Fonte de todo o bem, em busca de alívio e cura.

O desejo sincero pela plenitude aprimora grandemente nossa percepção interior; nosso "aparelho auditivo" espiritual é reparado. Então, o conforto e a orientação que nos chegam continuamente podem ser melhor compreendidos, interpretados com mais precisão e a ação correta implementada. Pacientemente, o "Consolador" aponta para a vontade própria, exortando-nos a ouvir e obedecer à sabedoria disponível em cada pessoa. De acordo com nosso sincero desejo de caminhar na luz dessa presença, nossa faculdade perceptiva se aguça. Ouvimos os sussurros do Espírito Santo; obedecemos a essa orientação interior; e, proporcionalmente, desfrutamos de graus cada vez maiores de plenitude. 

Traduzido das revistas Rays  from the Rose Cross de novembro e de dezembro de 1966


QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross". Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". 

Se você deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui

0 comments:

Postar um comentário