03/08/2024

THE ROSICRUCIAN FELLOWSHIP 115º Aniversário de Fundação (1909 - 2024) Considerações sobre o número Nove

Por Jonas Taucci

Max Heindel (Conceito Rosacruz do Cosmos) nos informa ser nove o número raiz do nosso presente estágio de evolução e que, em nosso Sistema Solar, ele possui um significado que nenhum outro número possui, sendo interessante notar que esta informação de Max Heindel ocorre no Capítulo XVIII (1+8=9) da referida obra.

Juan-Eduardo Cirlot em sua extraordinária obra Dicionário de Símbolos, nos fala que a Verdade está representada pelo numeral nove, possuindo também a característica de que se multiplicado por si mesmo, se reproduz (9x9=81 e 8+1=9).

Veremos neste artigo, algumas relações deste algarismo com a Fraternidade Rosacruz, que se constituem em algo longe de coincidências, neste 115º aniversário de fundação da The Rosicrucian Fellowship.

Em maio deste ano, foi comemorado o bicentenário de uma das mais belas e apreciadas composições musicais já realizadas pelo homem na Terra: A Sinfonia nº 9 em Ré Menor, opus 125 – também conhecida como Coral ou Nona, do alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Raro selo de correio francês datado de 1963, homenageando o raro talento musical de Beethoven.

Este notável compositor – dentre sua vasta criação musical – outorgou-nos nove sinfonias, sendo a citada acima a única que possui vozes humanas, advindas de um poema (“Na Die Freude” - Ode a alegria, em tradução livre) do poeta, filósofo, médico e escritor também alemão Friedrich Schiller (1759-1805), devido a isto, esta obra também ser conhecida como Coral. Relatar detalhes – musicais e históricos – sobre estas Nove Sinfonia, demandaria volume de livros.

A Nona de Beethoven teve sua estreia no dia 7 de maio do ano 1824 (07+05+1+8+2+4=27, 2+7=9), no Kärntnertortheatre em Viena, Áustria, com dedicatória do compositor a Frederico Guilherme III da Prússia e ela divide-se em quatro movimentos (partes):

1) Allegro ma non troppo, un poco majestoso.

2) Molto vivace

3) Adágio molto cantabili, andante moderato (utilizado na preparação do ambiente, nos ofícios do Templo, nas reuniões de vários Centros Rosacruzes).

4) Finale, Presto.

Pouco depois da fundação (setembro de 1955) do Centro Rosacruz de São Paulo, o Conselho Esotérico sugeriu escolher o Terceiro Movimento (com duração aproximada de 15’48’’) da 9ª Sinfonia de Beethoven, como preparação musical do ambiente antes da execução dos trabalhos e ofícios no Templo.

Sugestão prontamente aprovada e com as felicitações enviadas pela The Rosicrucian Fellowship por tão criteriosa escolha, que também foi adotada pelos Centros Rosacruzes de Santo André, Penha, São José dos Campos e Lapa posteriormente.

O probacionista Antônio Munhóz (falecido no sábado, 26 de abril de 1997), foi um dos fundadores do Centro Rosacruz de São Paulo e certa vez disse, numa palestra (O Equilíbrio de Libra) realizada por ele no Centro Rosacruz de Santo André, na noite de quarta-feira, 28 de setembro do ano 1983, com referência a esta estupenda obra musical, e a relação das artes musicais com Vênus, regente de Libra:

- Ela deveria ter um subtítulo: Sinfonia nº 9 em Ré Menor Opus 125 – O Júbilo da Onda de Vida dos Espíritos Virginais.

Munhóz não exagerou...


A revista Serviço Rosacruz, editada entre outubro de 1958 a dezembro de 1990 pelo Centro Rosacruz de São Paulo, constituiu-se num marco na divulgação dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental: tratava-se de uma revista impressa que circulou em grande parte de sua existência de forma mensal (posteriormente bimensal) contendo 32 páginas e seções tais como: Editorial, Amigos e Notícias, Devocional, Astrologia, Seção Infantil, Nutrição e Saúde, Bíblia, Filosofia Rosacruz e também muitas traduções da revista Rays From Rose Cross realizadas pela Equipe Permanente de Tradutores Probacionistas do Centro Rosacruz de São Paulo.

Esta revista foi publicada – initerruptamente – por 33 anos diferentes (3x3=9).

Há uma frase, atribuída a Platão, que diz:

- Deus geometriza!


A The Rosicrucian Fellowship foi fundada em 08 de agosto do ano 1909 às 03 horas (PM - Horário Padrão do Pacífico) na cidade de Seattle (estado de Washington - USA). (clique aqui para ver seu Tema Natal)

Sua Carta Natal, erigida e minunciosamente interpretada, foi publicada na revista Rays from The Rose Cross (agosto de 1984, por ocasião do 75º aniversário da TRF) num maravilhoso artigo assinado pelo probacionista Robert Jacobs, sendo também palestrada nos Centros Rosacruzes de São Paulo, Penha, Santo André e Lapa no ano 1985, pelo saudoso probacionista José Gonçalves Siqueira (falecido em 14 de janeiro do ano 2007).

Seu ascendente constitui-se no 9º Signo Zodiacal (Sagitário), e seu regente (Júpiter) está localizado na 9ª Casa Zodiacal.

Siqueira referia-se a esta Carta Natal como:

- “Nosso segundo horóscopo, pois trata-se de nossa filiação espiritual”.


O igualmente saudoso probacionista e incansável operário em serviços prestados à Fraternidade Rosacruz, Antônio Pereira, num “Ciclo de Palestras sobre a Páscoa”, realizada na Semana Santa (março/abril - 1994), proferiu uma alocução ao final de cada uma destas exposições sobre esta importante efeméride, nos Centros Rosacruzes de Santo André (Quarta-Feira Santa, 30 de março), Penha (Sábado de Aleluia, 02 de abril) e São Paulo (Domingo de Páscoa, 03 de abril):

“O Mar da Galileia (na verdade um lago de água doce), também conhecido Tiberíades, Kinneret ou Genesaré, ao norte de Israel, possui uma área de aproximadamente 167 km quadrados, sendo o Rio Jordão seu principal afluente.

Cristo percorreu várias localidades nos entornos do Mar da Galileia, realizando milagres, curando os enfermos, levando conforto aos desassistidos e pregando seu Evangelho do Amor; ali o Sermão da Montanha foi proferido.

Fato certo que Cristo caminhou pela Latitude 33º Norte (próximo ao norte do referido mar), facilmente comprovado por mapas geográficos.

Fato certo a cidade de Oceanside (USA), onde localiza-se a TRF e consequentemente o Templo de Cura – estar muito próxima desta mesma Latitude 33º Norte, facilmente comprovado pelos mesmos mapas geograficos.

Fato certo ser 3x3=9, facilmente comprovado pela matemática.

Fato certo que deve haver um significado esotérico e oculto nisto.

Fato certíssimo que isto não agregará absolutamente nada ao aspirante rosacruz, se este não tomar as atitudes de vivenciar os Ensinamentos de Cristo...”.

3 comments:

Anônimo disse...

Como sempre, seus artigos são pérolas de conhecimento, e consegue deixar a filosofia atraente, de fácil entendimento....parabéns Jonas, continue sempre assim, nos trazendo conhecimento da filosofia Rosacruz...abraços Rosana

Anônimo disse...

Maravilloso artículo, muchas gracias.

Rosacruz e Devoção disse...

Agradecemos os comentários de nossos irmãos e irmãs! Ficamos felizes de estarmos sendo úteis.

Postar um comentário