02/08/2023

O QUE CRISTO VIU DA CRUZ

por Jonas Taucci
A obra artística acima retrata - na concepção de seu autor – o Gólgota e as pessoas presentes na crucificação de Cristo: Maria Madalena (cabelos longos) muito próxima dos pés de Cristo (a única parte de seu corpo retratada por Tissot). Atrás dela, a mãe de Jesus (mãos próximas ao peito) e ao seu lado, João (evangelista). A não muitos metros da cruz, o túmulo onde Cristo seria sepultado. Há outras pessoas presentes no Gólgota.


Um outro francês, o teólogo Antonin Gilbert Sertillanges (1863-1948) foi o autor de várias obras literárias religiosas, e uma delas intitula-se: “O que Jesus viu da Cruz”, onde expõe os 14 dias prévios à crucificação.

Da junção pintura/literatura do acima exposto, a revista Rays From The Rose Cross (maio/junho/ano 1998, páginas 51 e 52), em sua seção “Resenha de Livros”, publicou um interessante artigo assinado por Carl Swan. (clique aqui).

O referido texto foi tema de palestra realizada pelo colaborador deste blogue, no Centro Rosacruz de Santo André, no domingo, 08 de agosto do ano seguinte (1999), data em que foi lembrada o exato 90º aniversário da The Rosicrucian Fellowship.

O probacionista-palestrante Reili José Briguentti, auxiliando nesta palestra, fez a leitura do artigo da Rays, ressaltando a parte onde Carl Swan escreve:

“Espírito intrépido é aquele que se atreveria a olhar o mundo através dos olhos de Cristo Jesus no momento de sua Paixão”.

Um proveitoso debate teve então início.

Evidente que – Tissot, Sertillanges e Swan - nos transmitem mensagens elevadas sobre o Cristianismo, delineando um profundo comparativo para que o aspirante rosacruz possa meditar: o que Cristo viu na cruz, e o que vemos em nossa presente vida na Terra, de nosso nascimento à nossa partida para os Planos Internos.

Cristo viu pessoas que lhe deram atenção, mas também quem lhe zombaram.

Contemplou pessoas que o amaram e pessoas que o odiaram.

Cristo viu quem lhe auxiliou carregar a cruz, mas também quem lhe cravou uma coroa de espinhos na cabeça.

Contemplou Maria, que amamentou Jesus, e também o túmulo onde seria sepultado.

Cristo viu pessoas que foram gratas pelos seus sacros Ensinamentos, viu também pessoas terrivelmente invejosas.

Contemplou quem lhe lavou os cabelos com perfumes, viu quem lhe pregou cravos nas mãos e pés.

Cristo viu pessoas leais e amigas e também pessoas mesquinhas e interesseiras.

Contemplou pessoas que lhe agradeceram por curas, e também pessoas completamente alheias aos seus sofrimentos na cruz.

Cristo viu pessoas ricas (interiormente) e pobres (interiormente).

O aspirante rosacruz deve conscientizar-se de que avanço espiritual requer maturidade divina de fazer uníssono aos dizeres de Cristo na cruz do Gólgota, durante nossa estadia na Terra:


Nós – aspirantes rosacruzes – não devemos estar acomodados na procrastinação desta OBRA: o perdoar.

Esta acomodação revela, evidentemente, uma “estagnação espiritual”. Quando perdoamos, não estamos modificando o passado: estamos construindo um futuro Crístico. Perdoar não está absolutamente relacionado ao esquecer o que nos foi feito de danoso: perdoar nos remete a orarmos – fervorosamente - por estas pessoas e lhes oferecerem auxílio.

Cristo nos admoesta, na Oração que ensinou, direcionada a nosso Corpo Vital:


Na foto: Severino Alves Guimarães, ladeado por uma senhora não identificada e – sentado – Phelipp Francisco Preuss. Severino foi um jornalista, probacionista e palestrante que ocupou diversos cargos no referido Centro, colaborando imensamente na divulgação dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental. Sendo jornalista, empenhou-se para que vários jornais das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e São Paulo divulgassem os Ensinamentos Rosacruzes, numa época em que inexistiam os veículos digitais de comunicação jornalística. Um trabalho maravilhoso!

Invariavelmente, Severino terminava suas alocuções, dizendo:

- Estamos famintos por sabedoria (Max Heindel, na Introdução do Conceito Rosacruz do Cosmos) ou apenas nos afogando em informações? Tenhamos o discernimento para esta gigantesca diferenciação.


Na referida conferência, várias das pessoas presentes consideraram pertinente – na pintura de Tissot – aparecerem apenas os pés de Cristo, havendo interessantes comentários relacionando isto à astrologia e a jornada evolutiva da humanidade (Pés, signo zodiacal de Piscis, Netuno e 12ª Casa Zodiacal).

* Estamos atualmente - por precessão dos equinócios – na Idade de Piscis, já recebendo as vibrações Aquarianas/Uranianas. O perdoar nos acelera na plena sintonia destas vibrações.

* A 12ª Casa Zodiacal relaciona-se, entre outros fatores, com nossas dívidas do destino e – como diz Elmam Bacher: “Como contemplamos a vida na vez passada”. O perdoar nos auxilia na sublimação desta Casa Zodiacal.

* Netuno – em certas configurações – pode tendenciar a variadas formas de ilusões. O perdoar corrobora para uma visão límpida sobre nossa origem divina, nosso pensar, falar e agir.

O artigo “O que Jesus viu na cruz” , de Carl Swan, publicado na revista Rays From The Rose Cross – com tradução para o espanhol realizada por um probacionista – pode ser encontrado na íntegra, clicando aqui.

 

SUGESTÕES

- Os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).
- Os Rituais da Fraternidade Rosacruz.
- A Mensagem Das Estrelas, Max Heindel e Augusta Foss Heindel, Capítulo I – A evolução segundo o zodíaco, parte A Época Ariana, Peixes/Virgo.
- Astrologia Científica e Simplificada, Max Heindel – Capítulo III, Signos e Casas.
- Estudos de Astrologia, Elmam Bacher – Volume II, Capítulo VI, Os padrões de Netuno: a 12ª Casa.
- Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel – Capítulo XVII, Método para adquirir o conhecimento direto, Diagrama 16, A Oração do Senhor.
- O perdoar e a prática da caridade.

2 comments:

Geraçãoz disse...

Poderíamos dizer q o cap.17 do Conceito Rosacruz é um resumo desse maravilhoso livro dado a humanidade pelos Irmãos Maiores; mas não nos iludamos- se quisermos viver de acordo com os ensinamentos de Cristo e seus discípulos; sigamos os exemplos de suas vidas como a de João Batista, por exemplo.

M. Th. Schilling disse...

Lembrança da realização do Congresso Nacional da FRMH, no Rio de Janeiro, 1963.

Postar um comentário