02/08/2023

Energia e Evolução

"A Sinfonia da Oração" por Yongsung kim 
por Gilberto Silos
 O Poder Divino é a única Força essencial no Universo, embora se manifeste de diversas maneiras. É o Verbo que percorre o espaço como vibração sonora dando formas definidas aos bilhões de átomos. Deus é, portanto, o único poder. Nele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser. Sua Força nos permeia e um dia nós a manifestaremos como Ele agora o faz.

Todo ocultista percebe a existência de dois elementos, aparentemente opostos, mas complementares: energia e matéria. A grosso modo podemos afirmar que a matéria é o Espírito cristalizado e a energia é esse mesmo Espírito ainda não cristalizado. Essa afirmação leva-nos a concluir que energia e matéria são Espírito.

Durante o processo de manifestação a cristalização da energia e a descristalização da matéria são contínuas. A energia modela e vitaliza a matéria. É o agente invisível dando vida à matéria a qual é o elemento visível da ação dessa força.

Todo ato criador e a manutenção das formas dependem da Vontade e Imaginação. O Espírito humano expressa predominantemente uma dessas polaridades na forma de sexo diferenciado. Eis porque a propagação da espécie exige a união dos dois polos: masculino e feminino.

O Sol irradia as forças física e espiritual. A Lua apenas as reflete. A cadência ritmada das forças espirituais e física constitui a origem das atividades físicas, morais e mentais do globo terrestre. Em dezembro (para o hemisfério norte) a energia espiritual atinge seu ponto máximo de irradiação. É inverno e toda atividade física parece adormecida. Nos meses de verão, acontece justamente o oposto: as forças espirituais encontram-se inativas, enquanto as físicas, através do princípio fecundador da Natureza atingem seu vigor máximo.

A energia espiritual emanada de Deus é absorvida de diferentes maneiras. O homem, por exemplo, recebe as energias espirituais pela cabeça. Os Espíritos- Grupos da Onda de Vida Animal difundem sua influência através da coluna vertebral dos animais que estão sob sua responsabilidade. No caso dos vegetais, os Espíritos-Grupos (desse reino) projetam suas correntes a partir do centro da terra em direção à periferia, onde são absorvidas pelas raízes.

As forças estelares também desempenham um papel importante na evolução humana. Cada um dos Espíritos planetários exerce uma influência específica, dando margem a experiências vitais para a evolução do homem.

Há também o mundo das forças invisíveis afetando o Mundo Físico. A água evaporada pelo calor do Sol condensa-se em forma de chuva. O vento significa uma intensa movimentação de ar. A eletricidade e o magnetismo são forças como o éter, indispensáveis para a transmissão da luz e do som.


No sétimo estrato do globo terrestre (refletor) as chamadas Leis da Natureza existem como forças morais (ou imorais) agindo consoante o comportamento humano. Toda vez que a raça humana transgride reiteradamente as leis naturais, as forças atuantes nesse estrato, na tentativa de restabelecer o equilíbrio, provocam catástrofes tais como terremotos, enchentes, etc. Por outro lado, beneficiam o ser humano quando formam depósitos de carvão ou lençóis petrolíferos.

A energia vitalizante dos corpos vegetais, minerais, animais e humanos permeia-os através dos quatro éteres. Essa energia é seletiva, determinando o material a ser mantido ou eliminado pelo organismo. Durante o processo da digestão essa força ocupa-se quase que exclusivamente disso, tornando-nos menos resistentes às enfermidades.

Quanto mais alimento ingerirmos tanto maior é a necessidade de energia vital para elaborá-lo, enfraquecendo a corrente eliminadora dos resíduos inaproveitáveis. A temperança, portanto, é fator importante na preservação da saúde orgânica.

O progresso humano se manifesta a partir da utilização de energias cada vez mais sutis. Cada vez que passamos a usar uma força mais refinada que as anteriores, adentramos a uma nova fase de nossa evolução. No seu estágio primitivo o homem trabalhou com os sólidos, na construção de rústicos utensílios e moradias. Mais tarde, aprendeu a utilizar os líquidos, represando água, movimentando-se nas correntezas, etc. Depois aprendeu a lidar com o vapor. Posteriormente transformou a eletricidade num elemento propulsor de seu progresso. Hoje, o desenvolvimento humano depende da utilização cada vez maior do poder do pensamento. Todas as criações do Universo principiaram por um pensamento-forma e através do Fiat Criador, do som, converteu-se em forma. A mente humana não pode imaginar nada que não seja realizável. Um dia criaremos como Deus o faz, a partir da manifestação do Verbo.

publicado na revista Serviço Rosacruz de fevereiro de 1985

0 comments:

Postar um comentário