Os Primeiros 5 anos da Fraternidade Rosacruz no Brasil

"O movimento Rosacruz de Max Heindel, no Brasil, teve sua gestação desde o ano de 1927 e quando irrompeu, em toda a sua pureza e fidelidade, em 1955, já estava robusta. A equipe fundadora estava bem afinada, consolidada, esclarecida. Por intermédio do irmão probacionista Milton J. Ribeiro da Silva puseram-se em contato com o probacionista Francisco Phellipp Preuss e buscaram filiar-se à Sede Mundial."

"Começaram os cursos individuais e as reuniões coletivas de estudos na acanhada sala da residência do irmão Preuss, que tratou de atender às aspirações da equipe: dissolveu a antiga "Fraternidade Rosacruz do Brasil" que fundara em 1930 e participou das reuniões para constituir uma estrutura nova e mais ampla."

"No dia 18.9.55 se fundou a Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil. E já nasceu com os Núcleos filiados de Santo André, da Lapa e da Penha, por que os membros desses grupos faziam parte da equipe fundadora."

"Não parou aí: os membros da equipe fundadora eram muito conhecidos da coletividade rosacruciana e logo começaram a receber pedidos de filiação de antigos companheiros residentes em São Luiz do Maranhão, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campos do Jordão. Esses companheiros constituíram, mas tarde, os Grupos e Centros filiados, hoje lá" existentes. 

Os dados deste histórico foram extraídos do artigo “21 Anos de Vida”, publicado em uma edição especial da revista Serviço ROSACRUZ, que pode ser baixado aqui em PDF), (veja página de rosto abaixo) em comemoração ao 21º aniversário da Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil, e outras informações doadas por irmãos. Mantida a ortografia a época. Mais histórico aqui
 

4 comments:

Anônimo disse...

Irmã Maria Lázara
Como estudante Rosacruz senti-me alegre de ver a história da nossa Fraternidade Rosacruz sede central do Brasil preservada e divulgada para todos. Feliz ideia!
“Que as rosas floresçam em vossa cruz”!
Maria Geralda Moreira Santos

Maria Lázara Franzini disse...

" E na Vossa também" Irmã Maria Geralda e obrigada por sua participação!
Imaginei que embora saibamos que o histórico de um centro diz respeito à forma, poderemos aprender a ler nas entrelinhas e nos inspirarmos naqueles que se devotaram, não para glorificá-los, mas para seguirmos o exemplo.
Abraço fraterno

Ag.Soares disse...

Irmã Lázara,eu também gsotei muito de saber como tudo começou.
Obrigada.

Blog Odapim disse...

Estive pessoalmente na colocação da pedra fundamental da casa de Campos do Jordão, diante do saudoso Dr. Pimentel e se não me engano Sr. Munhoz e outros que não me lembro de mais, tinha eu na época cerca de sete ou oito anos, mas é uma das poucas lembras que tenho. Muito do meu passado se foi com uma doença muito esquisita, mas em minhas buscas por fleches de momentos passados e me deparei com este blog. Sei que meu pai foi um dos pioneiros em Campos do Jordão, assim como em São José dos Campos aqui no estado de São Paulo. Meu nome, Odacir Pimentel, filho de Domingos Pimentel, saudações,
Odapi_tel@globomeil.com

Postar um comentário