30/06/2024

"Essa Coisa Perigosa"

 
Poderá você ministrar uma mente doentia; arrancar da memória uma tristeza enraizada; apagar os problemas escritos no cérebro, e, com algum doce antídoto para o esquecimento, limpar o peito carregado daquela coisa perigosa que pesa no coração? (Shakespeare em Macbeth)

Nesta magistral citação, Shakespeare, através de seu personagem Macbeth nos fala da dificuldade de limpar nossa mente de memórias dolorosas e de outros hábitos errôneos de pensamento.

O ser humano normalmente vive através daquilo em que concentra sua atenção, mental ou emocional. Em outras palavras, se identifica com o que pensa e sente. Ele pode, por exemplo, viver as experiências mais fantásticas, assistindo a imagens projetadas em uma tela e entrando nos “estados de espírito” ali retratados. Ao concentrar-se em uma peça teatral torna se parte da ilusão ali representada.

O mesmo vale para praticamente todas as outras experiências de vida, que são apenas um jogo de parábolas, talvez mais personalizado. Quanto mais poderosa for a experiência, mais profunda será a impressão na memória. Ao nos concentrarmos em uma fase desagradável da vida ou, na memória dela, a pessoa entra imediatamente naquela esfera e vive continuamente todos os problemas registrados no cérebro e na alma. Assim, este estado de espírito pode tornar-se um hábito e um inferno criado por nós mesmos, uma “coisa perigosa” para o nosso bem estar.

Deve ser entendido claramente que em todos assuntos temos o privilégio de fazer uma escolha. Podemos abandonar uma situação infeliz e optar por criar uma situação mais positiva. Esta escolha deve ser definida, simples e direta para ser eficaz.

Isso é o que Cristo Jesus quis dizer quando disse: “Pedi e recebereis”. Pedir significa escolher por pensamento e ação a coisa desejada. Tão certo quanto a noite segue o dia, uma escolha definitiva acontecerá.

O “doce antídoto para o esquecimento” para os males mentais é, portanto, colocar o grandioso poder de Deus dentro de nós para trabalhar de maneira construtiva. Pelo poder da vontade, a mente pode concentrar-se nas realidades saudáveis ​​e que florescem a alma, limpando "o seio entupido daquela substância perigosa".

Traduzido da revista Rays from teh Rose Cross, agosto de 1979  por Rosacruz e Devoção

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui

28/06/2024

A Paciência como Agente de Cura

Tela bordada em ponto cruz por nossa irmã Maria Amélia, esposa do saudoso irmão probacionista Delmar de Carvalho
 
Quem nunca experimentou aquela sensação de rebaixamento, afundamento e diminuição conhecida como desânimo? Aquele desânimo e humilhação de si mesmo que parece separar de nossas vidas tudo o que consideramos querido e desejável. Tantas almas resolutas e progressistas são prejudicadas e atormentadas por este sentimento de inadequação ou inutilidade, que realmente, abençoado é, aquele que nunca passou por isso.

Mas, para aqueles de nós que sofrem assim, há, pelo menos, uma luz no horizonte: somos levados a um esforço maior através da nossa miséria e somos salvos da armadilha do contentamento interior prematuro e da autossatisfação, que nos leva parar de lutar e descansar sobre os nossos "louros" antes da tarefa que nos foi atribuída estar concluída. Em vez disso, devidamente armados com fé e propósito, sabendo que os testes não são infortúnios, mas parte do processo de treinamento e desenvolvimento necessários para converter os homens na matéria de que os deuses são feitos, acolhemos cada rejeição como um tratamento purificador e fortalecedor, preparando-nos para maiores realizações.

Mas alguns dirão: “Não é fácil ser paciente e fiel quando se sofre de desânimo”. Claro que não é. Não é fácil exercer a vontade sob tais condições adversas, mas vale a pena, pois a fé na Lei nos permite superar tais experiências dolorosas e estaremos então em posição de aspirar e trabalhar em direção a situações mais próximas de nosso ideal. Além disso, a fé baseada na Lei imutável de Deus torna-se conhecimento, e o conhecimento abre totalmente as janelas de nossas mentes, libertando-nos de velhas condições desconfortáveis.

Agora, vejamos melhor por que deveríamos sempre lutar para, literalmente, nos erguermos, “pelos nossos próprios recursos”, saindo de um pântano de desânimo ou depressão, no qual podemos ter escorregado descuidadamente. Quando bem analisado descobrimos que o desânimo é uma abordagem negativa da vida e um companheiro desconfortável. Quando alguém cede e permanece em uma condição mental desanimadora por causa de aparentes fracassos, entra, pelo menos temporariamente, na destrutiva corrente mental do pessimismo.

O desânimo repele as coisas boas e, assim como o pessimismo, atrai o indesejável. Ambos nascem da impaciência. Devemos aprender e aceitar o fato de que todas as coisas boas devem primeiro limpar o lixo, que nós mesmos colocamos em nosso caminho. Trabalhando assim, com fé no resultado, ficamos protegidos do desânimo arrebatador.

Por outro lado, nossos ensinamentos nos esclarecem que em qualquer situação desagradável devemos procurar as causas e estabelecer uma corrente oposta de vibração. Assim se alguém se sente infeliz e miserável, deve procurar a causa do problema. Se for descoberto que é resultado de uma dieta errônea, mude-a. Torne-se ativo fisicamente. Saia para o sol. Vá dar um passeio ou visitar alguém que gosta e que estimule o bom humor. Se a análise mostrar que a condição pessimista é causada apenas pela depressão mental, então devemos recusar-nos a aceitá-la e forçar as nossas mentes, através da força da vontade, a concentrar-nos em coisas agradáveis. Contemos nossas bênçãos (todos nós as temos) e lembremos dos intervalos felizes e pacíficos de nossas vidas.

Seamos determinados em definir o cenário de nosso próprio humor, ciente no conhecimento de que cada Ego está exatamente onde pertence neste momento, e que cada Ego acabará por se tornar o que realmente deseja ser. Certifiquemo-nos de que, se desejamos crescer e progredir, as oportunidades nos serão dadas tão rapidamente quanto pudermos aproveitá-las. Mas recusemos ser impacientes, uma das causas do desanimo, e aprendamos a esperar com paciência - como Deus espera pelo desenvolvimento do ser humano.
Traduzido da revista Rays from the Rose Cross de abril/maio de 1988

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui

14/06/2024

CANAIS DE CURA

por E. Hansen

Curar é uma palavra mágica. Uma palavra capaz de fazer soar uma corda dentro de todos os corações. Quem, dentre nós, nunca sentiu interiormente um movimento de piedade e desejou possuir mãos com o dom de curar? Que coração não se comoveu ante a possibilidade de suprimir a dor, o sofrimento e a enfermidade, obstáculos a limitar a livre expressão de nossos irmãos? Tantos pediram este poder divino em suas orações. Tão poucos se dão conta do que pedem e do sacrifício que isso encerra.

Através das idades, o gênero humano vem buscando incessantemente a fórmula mágica - a panaceia (veja mais informações neste artigo)- para remover os males do corpo e da mente. Durante a marcha dos séculos apareceram curadores divinos que verdadeiramente procuraram extrair a água da "Fonte da Cura", oferecendo-a aos sofredores.

Estes curadores, todavia, não eram a fonte, nem a água. Eram unicamente canais, instrumentos para a condução da Graça Divina à humanidade enferma. O maior curador de todos os tempos foi Cristo Jesus, o canal mais perfeito que já caminhou sobre a Terra. Foi o mais exaltado instrumento através do qual a Luz, a Vida e o Amor do Pai puderam encontrar expressão. Amiúde dizia: "Não sou Eu, mas o Pai em Mim que faz as obras". Ele mesmo nos deixou a promessa de que faríamos tudo o que fez. Ressaltou a possibilidade de convertermo-nos em canais por onde possam expressar atos de misericórdia e cura. 

Nota da edição: O belo poema abaixo de autoria de John Greenleaf Whittier, dedicado a um jovem médico, mostra-nos claramente essa possibilidade, se resolvermos realmente colocar em prática os ensinamentos. Por essa razão tomei a liberdade de inserí-lo.

The Healer

So stood of old the holy Christ
Amidst the suffering throng;
With whom His lightest touch sufficed
To make the weakest strong.

That healing gift He lends to them
Who use it in His name;
The power that filled His garment's hem
Is evermore the same.

For lo ! in human hearts unseen;
The Healer dwelleth still,
And they who make His temples clean
The best subserve His will.

The holiest task by Heaven decreed,
An errand all divine,
The burden of our common need
To render less is thine.

The paths of pain are thine.
Go forth With patience, trust, and hope;
The sufferings of a sin-sick earth
Shall give thee ample scope.

Beside the unveiled mysteries
Of life and death go stand,
With guarded lips and reverent eyes
And pure of heart and hand.

So shalt thou be with power endued
From Him who went about
The Syrian hillsides doing good
And casting demons out.

That Good Physician liveth yet
Thy Friend and Guide to be
The Healer by Gennesaret
Shall walk the rounds with thee. —

Para seguirmos Seus passos, tornando-nos canais radiantes de luz e força curadora, devemos aspirar a ser curadores. A aquisição do conhecimento, embora se constituindo em um mero princípio neste trabalho, é um passo necessário. Do devido uso do conhecimento surge o poder. A aquisição do conhecimento constitui sempre um prelúdio para sua utilização. Aqueles que assistiram aos cursos ministrados durante a Escola de Verão em Mount Ecclesia, puderam obter um vislumbre dos muitos fatores requeridos pelo trabalho de cura. Ensinou-se-lhes como as leis operam sobre os planos físico, mental, emocional e espiritual. À medida que se medita sobre eles as “Portas da Inteligência” começam a abrir-se, ampliando nossa consciência. Desenvolvem, também, nossa intuição e percepção interna, convertendo-se, gradativamente, em uma ferramenta mais eficiente, um instrumento mais útil para conduzir a "água da vida" aos outros. Mas, para que nos convertamos realmente em verdadeiros canais de cura, um preceito deve ser entendido e consolidado em nosso interior: "o Cristo" - o Senhor da Cura é a encarnação do Princípio do Amor Divino. E se desejamos aprender a curar, cumpre-nos, antes de mais nada, aprender a amar. O amor não é meramente um sentimento, nem uma emoção, mas um princípio atual, um poder divino latente em cada um de nós. É a influência que sustém, preserva e protege toda a criação. E, naturalmente, toda cura está contida no amor. É fácil ver em proporção ao nosso desenvolvimento do Princípio de Cristo - poder do amor dentro de nós e abençoar. -se crescemos em graça e habilidade para curar.

Cristo Jesus, como sabemos, produziu milagres na arte de curar, era possuidor da habilidade de curar instantaneamente aqueles que mereceram essa bênção. Como se verificaram esses milagres? 
Max Heindel nos oferece uma explicação iluminadora:

Esta referência às vibrações planetárias em relação à cura é um ponto vital a ser considerado na arte de curar. Portanto, contemplemos as estrelas, pois ali se encontra a Escritura de Deus estampada. Ali, no firmamento, existem verdades sagradas ocultas, reveladas apenas àqueles que aspiram a ler as inscrições estelares.

Na ciência da astrologia, a sexta casa associa-se à enfermidade e à saúde. O regente natural deste departamento da vida é Virgo, a Virgem Imaculada, o símbolo da pureza, do discernimento e do serviço. O Maior de todos os curadores nasceu da Virgem. À medida que crescemos em qualidade de serviço e pureza, apressamos o nascimento do Cristo-Menino dentro de nós. Enquanto não houver o nascimento Crístico em nós, não poderemos converter-nos em curadores afortunados. Está aí uma lição ensinada por Virgo.

Observemos agora o signo que rege a cura. Vejamos o dinâmico Escorpião representado pelo escorpião, a serpente e a águia. A serpente representou sempre a força criadora: envilecida converte-se em escorpião ou degeneração. Elevado e transmutado, porém, transforma-se no símbolo da águia, a regeneração (veja este interessante artigo É interessante observar uma característica das pessoas de Escorpião: possuem uma habilidade natural para curar.

Nos velhos livros de astronomia a constelação de Escorpião abrangia também a de Libra. Assim, Virgo e Escorpião permaneceram lado a lado nos céus. Depois, parte da constelação de Escorpião serviu para formar os pratos da balança (Libra). Isto, em si mesmo, é muito significativo. Em um lado dos céus estrelados permanecia Virgo, a Imaculada Virgem; no outro está Escorpião. E reluzindo entre eles, em refinada beleza, estão os pratos de Libra, formando uma verdadeira ponte de amor, harmonia, beleza, equilíbrio e proporção unindo os dois signos representativos da saúde e cura.imagem

Que formosas lições podemos aprender contemplando esses signos zodiacais. As Hierarquias celestiais expressando-se através deles nos ajudarão a desenvolver poderes divinos, convertendo-nos em canais individuais de cura. Encontramos a pureza, o discernimento e o serviço simbolizados por Virgo devendo mesclar-se com o amor, beleza e equilíbrio de Libra, além de combinar-se com o poder de Escorpião. Com esse ideal como nossa meta- pois sem ideais elevados não faríamos nenhum progresso - nossos corpos se transformam em canais radiantes, tornando-nos dignos de confiança e capazes de fazer bom uso do poder curador. Em nossa contemplação dos símbolos celestiais destacamos Libra, a ponte celestial entre Virgo e Escorpião. No palácio de Libra mora o amor, o princípio crístico - a chave mágica para a verdadeira cura.

Como seus companheiros naturais notamos a beleza, a harmonia, a música, o equilíbrio, a justiça e a proporção.

Libra carrega os pratos da alegria e da tristeza. Se cruzarmos sem perigo a ponte de Libra, conduzindo desde Virgo à terra misteriosa de Escorpião (cura), devemos primeiramente equilibrar tais pratos. Em um deles permanece Vênus - o regente deste signo - símbolo da alegria. No outro encontramos Saturno - exaltado em Libra representando a tristeza. Este equilíbrio da alegria e tristeza em nossas vidas pessoais encerra uma poderosa lição e um grande desafio.


Não se pode encontrar uma melhor descrição desse equilíbrio que nas palavras do poeta Khalil Gibran:

"Vossa alegria é vossa tristeza descoberta."
"E do manancial onde aflora vosso riso, jorram amiúde vossas lagrimas." "E como mais poderia ser?" "Enquanto se aprofunda vossa tristeza, mais alegria poderá obter." "Alguns dirão: "A alegria é maior que a tristeza; "E outros afirmarão: "A tristeza é maior."

"Porém, eu vos digo que são inseparáveis.

"Juntas vêm, e enquanto uma permanece só à mesa, "Recorde que a outra está dormindo em vosso leito. "Certamente estais suspensos, como os pratos, "Entre vossas alegrias e tristezas."


Somente quando aprendermos a equilibrar alegria e tristeza em nossas reações às experiências da vida, poderemos adentrar a casa do tesouro de Libra. Assim, ao delinearmos, individualmente, o modelo de nossas vidas, investimo-nos das qualidades positivas exemplificadas por esses nobres signos. Ao fazê-lo, capacitar-nos-emos para a missão de Curadores Divinos. Esforcemo-nos em converter-nos não em curadores, mas em canais puros, através dos quais o poder de cura do nosso Pai Celestial possa fluir. Cristo nos ensinou isto na expressão: "Não se faça a minha vontade, mas a Sua, Pai". Assim não correremos o risco de fazer uso indevido desse poder celestial.

Um poeta desconhecido nos enseja a chave nestas palavras:

"Se possuis o coração compassivo,
O cérebro onisciente, a mão que cura,
A sempre radiante coroa de sabedoria e amor,
Se podes obter tudo isto e ser um Deus,
Não busques a fama: unicamente o Serviço Amoroso 
Obtém este poder."

Estas últimas palavras nos deixam entrever o segredo da cura, como pode ser observado nos céus: serviço (Virgo) no amor (Libra); este dom pode ser adquirido (Escorpião).

Os céus indicam o caminho da cura. Nós, aspirantes à vanguarda do trabalho espiritual, podemos e devemos nos converter em uma verdadeira legião de luz - canais de luz - pois como Filhos de Deus, temos o privilégio de apressar o dia quando o "Sol da retidão levantar-se-á com a Cura em suas asas".

Publicado na Revista Serviço Rosacruz, outubro,1976

10/06/2024

A Universalidade do Espírito

O Poema completo pode ser visto aqui
Na revelação do grande Plano Cósmico tal como foi dado a conhecer a Max Heindel, vemos como a Época Ária caracteriza-se pelo pluralismo racial, religioso, cultural e filosófico.

O perigo consiste em os grupos de egos se segregarem e se prenderem em um único ideal nacional, filosófico, religioso ou étnico, retardando assim suas experiências.

Há grande perigo quando o indivíduo se mantém dentro de conceitos limitados da verdade e sua devoção a uma religião ou filosofia se converte em cego fanatismo conducente a guerras religiosas ou ódios internacionais.

Max Heindel contrapõe a esse espírito separatista seu belo poema "Credo ou Cristo": "Todas as religiões são dádivas abençoadas de Deus. Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, por Deus mandado para aliviar o que leva pesado fardo e dar paz ao triste, ao pecador e ao que luta. Eis que o Espírito Universal veio a todas as igrejas, não a uma apenas. No dia de Pentecostes uma lingua de chama, como um halo, brilhou sobre todos os apóstolos".

Os grandes mensageiros sempre estiveram em sabedoria e amor muito além daqueles a quem ensinaram. Tiveram que transformar conceitos espirituais abstratos em ensinamentos simples e acessíveis ao povo.

Como o tempo, os discípulos, apóstolos, sacerdotes e escribas começaram a interpretar, analisar, comentar esses ensinamentos simples, até que sua original simplicidade desapareceu, dando lugar a confusões e divisões. Dessa maneira,as religiões institucionais, exotéricas, acabaram por ocultar a luz dos verdadeiros ensinamentos.

Cada buscador da verdade ao invés de criticar, procura despojar as religiões que o antecederam e os revelou em um nível mais elevado da espiral ascendente. Ele nos legou a oração perfeita e exemplos vivos de pureza, compaixão e amor.

As sagradas escrituras não só ensinam o universalismo dos princípios cristãos, como também atestam a universalidade do próprio espírito. Todas as divisões, portanto, não partem do Eu superior, mas da transitória personalidade.

 Editorial do ECOS da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil, Julho/Agosto 92

03/06/2024

NUTRIÇÃO ESPIRITUAL: primeiro requisito para fortalecer a Vontade

Sobre a imagem veja detalhes aqui:
por H.P.
Para o alívio espiritual de todas as doenças, podemos considerar como primeiro requisito, a eliminação de todos os pensaments negativos da mente, incluindo medo, ressentimento e interesse próprio.

Pensamentos de benevolência devem ser estabelecidos voltando-se toda a atenção para Deus – o perfeito amor. Como cada necessidade já é conhecida, o louvor à vida de Deus e a ação de graças pelo privilégio de expressá-la são mantidos na mente e irradiados com a ajuda de orações edificantes de amigos amorosos. Esta concentração de “carvões curativos” pode ser considerada um fogo espiritual purificador comparável ao fogo que purifica o corpo físico.

Que bem faz este fogo espiritual? Limpa a alma. A alma, somos ensinados, é o alimento do Espírito. Tal limpeza também prepara o caminho, quando necessário, para as ministrações misericordiosas dos Auxiliares Invisíveis em alívio do veículo físico. Uma vontade disciplinada, então, depende da força espiritual do indivíduo, fornecida pela essência da alma de seus bons pensamentos e ações. Quando o Espírito é alimentado com o puro alimento da alma, sua nutrição é ideal e a força espiritual aumenta. 
Sob a direção de um Espírito assim preparado, a vontade encontra poder para permanecer resoluta em admitir apenas pensamentos construtivos na mente.

As orações de apoio dos amigos serviram ao seu propósito, e é neste ponto que podemos declarar ao médico que está tratando da parte física: “A crise passou”. A paz de uma mente cheia da Lei Divina resulta em paz de alma, fornecendo a nutrição espiritual ideal para um Espírito forte e pacífico. Com um Espírito forte que governe com firmeza e persistência, a vontade pode se desenvolver de forma constante desde seus primeiros degraus até alcançar a graça de aceitar e obedecer às leis de Deus.

Traduzido da revista Rays from teh Rose Cross, março de 1987 por Rosacruz e Devoção

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ

Esse artigo faz parte de uma coleção de textos sobre cura da seção "Healing" da revista "Rays from the Rose Cross" .Muitos deles foram traduzidos pela Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil e publicados na revista "Serviço Rosacruz". São distribuídos gratuitamente a todos os que se inscrevem no Serviço de Cura seja Estudantes ou não. Portanto são públicos. Se deseja divulgar, por favor mantenha os créditos. Veja mais como este aqui