Menu

03/11/2024

GRATIDÃO: Caminho para o Nascimento do Cristo Interno

Por Jonas Taucci

Neste mês de novembro, observa-se o Dia de Ação de Graças, onde sua importância coloca-o como integrante do Calendário de Eventos da The Rosicrucian Fellowship

O agradecer nosso (re)nascimento na Terra, possuirmos nossos Corpos Denso, Vital, Desejos e Mente deve sempre ser exercitado; ainda que tenhamos duros percalços na vida, não nos esquecendo que na preparação de nosso renascer na Terra – sob a supervisão dos Anjos do Destino e seus Auxiliares optamos por esta vida e determinadas situações.

A gratidão também deve ser estendida pelas mais variadas direções: o alimento, agasalho, trabalho, lar, as quatro estações do ano, Natal, Páscoa, nascer e pôr do Sol, estrelas, ar que respiramos, amizades, enfim, há que se agradecer por tudo o que nos circunda, pois são fatores que nos promovem (se nos dedicarmos a isto) a uma elevação espiritual.

Ao aspirante rosacruz, fica a conscientização de que a gratidão se reveste de uma importância gigantesca, mesmo em situações que – erroneamente – podemos considerar como pequenas: agradecer gentilezas e auxílios que nos foram prestados.

Cristo, o Maior Iniciado do Período Solar, utilizou-se de pronunciar em vários parte dos Evangelhos o “Graças te dou, ó Pai”, e há no Evangelho de Lucas (17:11 a 19) o relato que após Cristo curar dez leprosos, apenas um retornou para agradecer, ao que lhe disse Cristo, após inquerir onde estavam os nove:

- Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Uma antiga Lição Mensal do Estudante da The Rosicrucian Fellowship aborda esta passagem bíblica dando ênfase na importância do agradecimento, informando que o “Levanta-te e vai” dito por Cristo, refere-se ao erigir e colocar em movimento a gratidão.


Futuramente esta Lição será abordada e este colaborador indica a leitura do livro “Médico de Homens e de Almas” da autora inglesa Taylor Caldwell (1900-1985) onde a vida do evangelista Lucas (Lucano) é relatada, baseada em antigas tradições que dizem ter sido ele um médico.

Nosso crescimento espiritual, o desabrochar de nossas rosas internas e o nascimento do Cristo Interno, passa pela prática do agradecer, não havendo como pular esta etapa, contudo este agradecimento deve brotar do mais íntimo de nosso ser e não como uma mera formalidade fria e despida de sentimento (palavra esta utilizada várias vezes no Ritual Rosacruz do Serviço de Cura).

É necessário – absolutamente – desprender-se das algemas do egoísmo para se conquistar as asas da gratidão. Abaixo, a 

ORAÇÃO DO DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS DE MONTE ECLÉSIA

Pai e Criador de todos nós, abençoai esta associação de aspirantes espirituais e a todos os Centros espalhados pelo mundo.

Vos damos graças pelas satisfações de nossas almas em poder participar dos Ensinamentos Rosacruzes e do privilégio que isto significa.

Vos damos graças por viver neste maravilhoso pedaço de terra;

Vos damos graças por poder viver nesta harmoniosa Fraternidade que une a todos nós para trabalhar na Grande Obra do Senhor;

Vos damos graças pela sublime paz que nos alegra hoje, pela esperança e fé para enfrentar o amanhã, pela saúde que desfrutamos, o trabalho que realizamos, o alimento vegetariano que necessitamos e pelo clima prodigioso e bendito que nos rodeia.

Por nossos amigos e companheiros de todas as partes do mundo.

Conceda-nos Pai – vos rogamos de todo coração – a graça e a fortaleza suficientes para suportar e sermos suportados. Nos dê a alegria e uma mente sempre aberta para perdoar.

Aumentai, Pai Nosso, vos rogamos de todo coração, nossa lealdade e poder amoroso, para amar e perdoar a nossos inimigos e manter firme nossa aspiração e nosso ideal. Que possamos ter a suficiente fortaleza interna para enfrentar os problemas diários.

Conceda-nos Sabedoria para auxiliar, confortar e possuir a habilidade suficiente para responder a todos os pedidos de auxílio que nos chegam.

Vosso é o Reino, o Poder e a Glória
Pelos séculos dos séculos
Amém


A Celebração do Dia de Ações de Graças, constitui-se numa data móvel, porém sempre observada na quarta quinta feira (dia regido por Júpiter) de novembro estando o Sol transitando pelo signo de Sagitário (regido por Júpiter) e neste ano de 2024, será dia 28 de novembro, sendo proferida pela The Rosicrucian Fellowship, Centros Rosacruzes e que pode também ser realizada nos lares.

Recordo-me de quando do encerramento da leitura desta Oração – no Templo – pelo Centro Rosacruz de São Paulo, algumas bandejas com frutas e chocolates aguardavam, na recepção, as pessoas presentes.

Que não eram poucas...

2 comentários:

  1. Gratidão também é uma ferramenta de desenvolvimento assim como a dieta vegetariana e o serviço abnegado... Deve ser usada diariamente... E devemos agradecer não somente as boas dádivas, devemos agradecer também as dificuldades, os momentos difíceis...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4.11.24

    Gratidão Irmã e "Que as Rosas Floresçam Sobre a Vossa Cruz"

    ResponderExcluir